3 regras essenciais para uma boa cotação

A gestão de compras, apesar de parecer um termo exclusivo de empresas grandes, está presente em qualquer negócio, não importa o tipo, tamanho e quantidade de pessoas que trabalham nele. A verdade é que todas as empresas precisam realizar compras no seu dia a dia, e conhecer as regras essenciais sobre cotação de preços pode te economizar muito dinheiro.

Basicamente, se você lembrar dessas três regras sempre que for fazer uma nova compra, com certeza conseguirá otimizar esse processo dentro da sua área ou empresa:

Regra 1 – Nunca aceite o primeiro preço 
Depois de receber uma primeira cotação, negocie com a empresa, peça descontos e veja qual é o melhor preço pode ser oferecido. Veja se condições de pagamento (à vista, em dinheiro, etc.) influenciam no preço. Se o preço não estiver de acordo com o desejado e ficar inviável comprar desse fornecedor, procure outras empresas.

Regra 2 – Faça a cotação com pelo menos 3 fornecedores 
Esse é o padrão mínimo de busca que deveria ser praticado por qualquer empresa. Se você aceitar a compra sempre do primeiro fornecedor, provavelmente estará perdendo dinheiro e oportunidades de conhecer fornecedores melhores e/ou mais baratos.

Regra 3 – Não fique encurralado 
Se você é 100% dependente de algum fornecedor, pode estar em uma roubada. Para começar, por depender de um único fornecedor você pode ter a falsa sensação de que ele resolverá tudo para você. Se por um lado, isso possa ser verídico, por outro, se essa empresa tiver qualquer problema, é você quem pode ser prejudicado. Por isso, tenha sempre uma relação de outros fornecedores que podem te ajudar em situações delicadas ou problemáticas.

Utilize as cotações do Área Central
Utilizando o Área Central você atinge essas 3 regras essenciais. Através do menu Cotações, as centrais de compras tem a opção de cotar com quantos fornecedores desejar, e podem negociar com o fornecedor a possibilidade de melhorar o preço. Ao finalizar a cotação, o gestor tem em mãos uma análise da cotação com os melhores preços dos fornecedores, o que significa uma grande economia.

 

Contate com o Área Central, e obtenha essa e muitas outras ferramentas.