Você sabe como a transformação digital pode e vai impactar na sua rede?

Você sabe como a transformação digital pode e vai impactar na sua rede?

A transformação digital é uma realidade em que já estamos inseridos e que segue em constante evolução. 

Para os negócios, isso significa mais recursos para otimizar o seu gerenciamento, estreitar os seus laços com os consumidores e agregar melhores decisões perante seus inúmeros e complexos aspectos de decisão. 

Alinhar-se à transformação digital é, acima de tudo, preparar a sua empresa para sanar as novas demandas dos consumidores e garantir o seu melhor desempenho perante um mercado cada vez mais dinâmico!

A seguir, saiba mais sobre esse conceito e os seus pontos que exigem mais alinhamento dos gestores. Em seguida, veja também a sua importância perante cenários de crise como o atual congelamento de imposto pelo novo coronavírus. Continue a leitura!

O que é transformação digital?

O crescente uso da tecnologia e os recursos oferecidos pela internet ou pelos meios digitais já mudaram o mundo e continuam transformando o nosso modo de vida.

No mercado, esse movimento não é diferente. As empresas tiveram que se adaptar e seguem em constante evolução para agregar essas facilidades em suas operações e meios de se relacionar com o público. 

Se engana quem pensa que a adesão às novas tecnologias se restringe apenas às empresas digitais ou com foco na web: trata-se de uma tendência que engloba toda a sociedade e, consequentemente, qualquer modelo de negócio!

A transformação digital diz respeito justamente a essa tendência, em que otimizar procedimentos, meios de gerenciamento e relacionamento é uma necessidade para todas as organizações, desde as mais tradicionais até as mais modernas.  

As pessoas já estão habituadas às comodidades dos meios digitais e desejam que elas se estendam a todos os aspectos de suas vidas. Isso inclui seu comportamento como consumidores, que optarão apenas por empresas alinhadas a essa realidade.

Mais que ter uma boa presença nas mídias sociais e saber usar novas tecnologias, a transformação digital deve ser em nível organizacional, em que a inovação, o dinamismo, a precisão e a velocidade pautam qualquer processo e decisão. 

Mais que um diferencial competitivo, o acompanhamento dessas tendências passou a ser obrigatório para quem deseja manter-se atrativo ao público e relevante no mercado, já que elas representam o novo paradigma da sociedade em que vivemos. 

Na gestão de redes e centrais de negócios, esse alinhamento é ainda mais importante, dado o grande número de operações, parceiros, clientes, produtos, entre muitos outros detalhes gerenciais envolvidos que podem ser otimizados. 

É papel dos associados e gestores não só manterem-se atentos a essas mudanças, como também saber traçar estratégias para acompanhá-las!

Como ela influencia a atuação das redes e centrais de negócios?

Como ela influencia a atuação das redes e centrais de negócios?

Entre os pontos mais marcantes da transformação digital, os que exigem mais atenção e alinhamento dos gestores e associados das redes e centrais de negócios são: 

Volte o seu foco à experiência dos consumidores

Por estreitar os meios de comunicação e, consequentemente, os laços entre quem compra e quem vende, a transformação digital impõe um foco cada vez maior na experiência proporcionada junto aos consumidores.

Dada a facilidade com que novas ofertas de produtos ou serviços podem ser encontradas, os clientes atualmente dão mais valor para aqueles negócios que realmente se preocupam com suas necessidades e querem saná-las. 

Sendo assim, é preciso certificar-se de que o seu negócio realmente agregue valor ao seu público, oferecendo soluções que não sejam apenas mercadologicamente vantajosas, mas que também agreguem valor pessoal ou profissional aos indivíduos. 

Por meio da tecnologia, é possível saber com precisão quais são os públicos pretendidos, qual é o seu comportamento, seus principais desejos e necessidades. 

De posse dessas informações, cabe aos gestores criar ações focadas em cada segmento, fazendo que suas ofertas sejam relevantes e verdadeiramente atrativas, garantindo o sucesso de cada estratégia adotada. 

Otimize os seus meios de oferta

Sabendo que os indivíduos procuram por propostas alinhadas ao seu comportamento e modo de vida ou de trabalho, as empresas devem deixar de lado as estratégias de marketing focadas apenas em ofertas e passar a criar campanhas de engajamento. 

Isso quer dizer que, no lugar de propagandas generalistas ou mesmo agressivas, é preciso ter foco em ações educativas, que reconheçam as dores e necessidades dos consumidores e ofereçam propostas de valor para saná-las. 

Mais que entender todas as vantagens que determinado produto ou serviço pode lhe proporcionar, o comprador deve reconhecer que aquela oferta é genuinamente voltada para as suas demandas e que a empresa realmente se preocupa com ele. 

Transforme os seus pontos de atendimento e operacionalização

Além de tornar os meios de divulgação mais segmentados e até pessoais, a transformação digital ainda possibilita maior adaptabilidade dos pontos de atendimento aos desejos conhecidos do público.

Se o perfil de consumidores for percebido como mais dinâmico e prático, por exemplo, o negócio pode se adaptar para realizar vendas online ou mesmo prestar assistência imediata através de chats. 

No cenário das redes e centrais, essa percepção pode ser utilizada para moldar ofertas e gerenciar estoques conforme regiões e perfis de compradores. 

Afiliados remotos, colaboradores em home office, contratações freelancer e incontáveis outros meios operacionais podem ser adotados no ambiente virtual. 

Cabe aos gestores determinar quais são aqueles mais relevantes aos seus meios de comercialização!

Ciente dos principais pontos de transformação impostos pela transformação digital aos negócios, descubra, no item a seguir, como essa realidade também impacta cenários extraordinários, como a atual quarentena imposta pelo coronavírus! 

Qual a importância da transformação em casos como a atual quarentena?

Qual a importância da transformação em casos como a atual quarentena?

Recentemente, toda a sociedade foi pega de surpresa com a pandemia do coronavírus. 

A necessidade de isolamento entre os indivíduos e a inatividade de setores não essenciais trouxe outra preocupação além da própria doença: o congelamento de vendas e o crescimento de estoques parados.

Por mais fundamental que a quarentena seja para a manutenção da saúde pública, é fato que suas consequências econômicas já tiram o sono de quem depende de uma clientela ativa. 

Se a transformação digital já garante mais facilidades, novos meios de relacionamento e otimização gerencial em situações comuns, seu uso pode se tornar ainda mais relevante em casos extraordinários como o que estamos vivendo! 

Sem a capacidade de vendas físicas de seus estoques, os recursos digitais podem ser empregados para a criação de ambientes online de comércio, em que as compras podem ser feitas em sites ou aplicativos, já que as entregas ainda são feitas. 

Todo o atendimento aos clientes, ou mesmo a prestação de serviços, pode utilizar essa mesma lógica para ser mantido à distância, seja por meio de chats exclusivos da empresa ou mesmo através de videoconferências. 

A mudança de foco e até a própria adesão a esses meios digitais também é favorecida pela transformação digital, já que as informações gerenciais e sobre os consumidores é centralizada e a tomada de decisões mais assertivas é favorecida. 

Nesse mesmo sentido, a tecnologia também proporciona uma melhor gestão do momento de crise, possibilitando uma visão centralizada do cenário, sua comparação com outros períodos e a criação de previsões precisas sobre os resultados futuros. 

Em poucas palavras, pode-se dizer que, com os recursos tecnológicos intrínsecos aos seus métodos de gerenciamento e relacionamento, as organizações garantem muito mais adaptabilidade às crises e podem traçar melhores estratégias para superá-las!

Você já conhecia o conceito e os benefícios da transformação digital? Se você além de entender sobre a transformação digital quer ficar por dentro das tendências do varejo deste ano, acesse nosso conteúdo sobre Confira algumas tendências do varejo 2020 para sua central ficar atenta!