Software de gestão para pequenas empresas

Software de gestão para pequenas empresas é viável através do associativismo

Quando se fala em automatizar processos dentro de um negócio pequeno parece algo desnecessário ou até mesmo inviável devido ao suposto custo. Porém, é possível contar com um software de gestão para pequenas empresas através do associativismo.

Muito já falamos em outros conteúdos sobre os benefícios que o associativismo oferece quando praticado nas redes e centrais de negócios.

E hoje queremos focar exatamente neste ponto: na viabilidade de organizar e melhorar processos dentro da empresa com o software de gestão disponibilizado aos associados pela rede ou central.

Continue a leitura e descubra como o software de gestão também é para o seu negócio!

Software de gestão para pequenas empresas e o associativismo

Se você pesquisar na internet pelo termo “software de gestão para pequenas empresas” vai encontrar inúmeras ofertas que disponibilizam plataformas de gestão para pequenos empreendedores.

Não temos como pontuar o preço dessas opções, mas sabemos que muitos empresários de pequeno e médio porte vão postergando a aquisição de um software devido ao custo. Ou ainda, em muitos casos, por acharem que conseguem administrar o negócio sem automatizar ações e processos.

Então, normalmente esses são dois pontos que levam muitos negócios a abrirem mão da automatização. E ainda, a continuarem a usar as planilhas do Excel.

Contudo, o associativismo tem sido o caminho que pequenos empreendedores têm adotado para melhorar a gestão de seus negócios. Ao contar com um software de gestão, através de uma rede ou central de negócio, o associado tem muito mais do que informações organizadas e processos automatizados.

Alguns benefícios além do software de gestão

As negociações são mais assertivas e rentáveis quando se tem em mãos dados que podem ser cruzados. Além disso, existe uma maior padronização, o número de erros se torna mínimo e ocorre uma redução dos custos. Isso porque se tem uma visão periférica das compras feitas e maior poder de barganha com fornecedores.  

E não só isso, a troca de experiências entre os integrantes da rede ou central e a aquisição de outros serviços – como de marketing e logística, por exemplo – se tornam muito mais viáveis quando os custos são fracionados entre todos.

Ou seja, o associativismo permite adquirir um software de gestão de qualidade para pequenas empresas – já que o valor é dividido – e ainda colabora favorecendo o compartilhamento de conhecimentos e vivências de cada um entre todos.

10 benefícios do associativismo empresarial

Benefícios do associativismo - parceria

Em outro conteúdo que publicamos aqui no blog falamos também um pouco sobre o associativismo beneficiar as pequenas e médias empresas. Nele apresentamos 10 benefícios, e você pode conferir de forma sucinta abaixo.

  1. Redução dos custos operacionais
  2. Acesso a novos mercados
  3. Marca coletiva
  4. Marketing coletivo
  5. Conceito de loja
  6. Troca de experiência e melhores práticas
  7. Ferramentas de gestão compartilhadas
  8. Capacitação de pessoal
  9. Lucratividade
  10. Parcerias estratégicas.

Participe de uma rede ou central de negócio

Então, se você é um pequeno ou médio empreendedor, se informe e pesquise por redes ou centrais de negócios que atuam no mesmo segmento que o seu e entre em contato para se tornar um associado.

No texto sobre perder o receio de fazer parte de uma central de negócios pontuamos algumas questões que normalmente surgem como barreiras quando a pessoa decide fazer parte de uma rede ou central. Leia e descubra soluções para esses impasses.

Poderíamos escrever um livro com os benefícios que você terá. Contudo, nada supera a experiência de você integrar uma rede ou central e enxergar por conta própria tudo que de benéfico o associativismo pode proporcionar a você e ao seu negócio.

Rede Constru&Cia: rede formada por pequenos empreendedores

Rede Constru&Cia

A Rede Constru&Cia iniciou suas atividades por volta dos anos 2000 na cidade de Cascavel no Paraná, atuando no segmento de materiais para construção. Atualmente conta com 30 lojas associadas e sedes também nas cidades de Maringá e Campo Grande.

O Deivyd Sebben, que está a 6 anos gerindo a rede, em entrevista a Área Central, mencionou alguns pontos que vivenciou na rede. E ainda, como o uso da plataforma de gestão da Área Central contribuiu para o crescimento de todos.

AC: Como foi quando você assumiu a gestão?

Deivyd Sebben: Nosso projeto inicial era assumir a gestão para tentar entender a realidade da rede e os novos desafios que poderiam estar sendo implantados.

AC: Como tem sido desde então?

Deivyd Sebben: Nós estamos conseguindo crescer muito dentro deste ambiente associativista mediante bastante esforço e certas situações de análises que foram realizadas perante o grupo. Em meio a isso, profissionalizando ainda mais o uso de tecnologias e inovações.

AC: Qual foi o grande passo que a rede deu?

Deivyd Sebben: O grande passo que nós demos foi ter encontrado a ferramenta da Área Central que nos possibilitou ter essas informações que valem muito para nós. O conhecimento das nossas lojas, do nosso volume de compras, de todo esse ambiente que envolve nossos negócios.

Solicitação de demonstração gratuita do software de gestão AC

AC: Qual era a principal dor que a rede tinha?

Deivyd Sebben: Basicamente, um problema intrínseco da maioria das redes associativistas é o controle, realmente ter uma informação consistente. Nosso maior problema inicialmente era, por ter mais do que um software, na época tínhamos quatro programas que faziam a leitura desses dados e nós tínhamos um desperdício de 30% a 40% dessa informação.

Ela não era consistente e gerava muito transtorno, pois tinha uma equipe pesada para trabalhar em função disso e as despesas acabavam crescendo cada vez mais por conta de não ter eficiência nesse processo.

AC: No que a Plataforma da AC ajudou?

Deivyd Sebben: Com a inserção da Plataforma da Área Central isso se tornou mais dinâmico e prático. Ao longo dos anos nós estamos acompanhando a evolução da ferramenta que ficou sensacional e que entrega mais do que a gente imagina.

AC: Como os associados lidaram com a implementação da Plataforma da AC?

Deivyd Sebben: Nós entendemos que quando se trabalha com pessoas, existe uma certa propriedade de trabalho. Acho que vai muito do esforço que a diretoria ou todos que estão querendo fazer a mudança. É realmente a atitude que modifica tudo.

Agora claro, existe todo um percurso a ser seguido. Então, nós entendemos que primeiro é preciso se aprofundar dentro da rede, conhecer o terreno que se está pisando. E aí, através disso, traçar uma estratégia que seja adequada e eficiente para chegar no resultado.

Inicialmente a implementação não foi tortuosa, pois tínhamos trabalhado isso mentalmente. Havia a necessidade de evoluir, de trazer novidades, inovação. Acho que é o caminho que toda empresa deve seguir, não ficar no comodismo.

Foi trabalhoso para fazer com que os associados usassem a plataforma e percebessem que realmente a ferramenta traria essa eficiência. Mas, diante do projeto estabelecido, foi bem tranquilo, bem rápido e nós estamos colhendo os frutos hoje.

AC: Quais são os planos para a rede?

Deivyd Sebben: Todo empreendedor busca um cenário promissor e nós percebemos que teríamos que crescer, ter mais lucratividade. Também queremos ter um trabalho cada vez mais profissional.

A Área Central proporciona isso, nós conseguimos enxergar a informação e trabalhamos melhor esses dados. E é por aí que nós temos um plano, uma estratégia bem consistente.

Plataforma AC

Plataforma AC

No case que apresentamos acima você viu que o gestor da Rede Constru&Cia mencionou que contava com inúmeros programas para atender a demanda das informações. E que isso gerava um custo muito alto, além de não trazer os resultados pretendidos.

Você e sua empresa merecem contar com um software de gestão que traga maior assertividade nas ações. E ainda, que permita praticar o associativismo.

A Plataforma AC é um software desenvolvido exclusivamente para atender redes e centrais de negócios. Todas as questões como compras, fornecedores, associados, comunicação e logística podem ser acompanhados, monitorados e realizados através dela.

Ao fazer parte de uma que tenha a Plataforma AC, você verá que se tornará muito mais fácil gerenciar seu negócio. E ainda, será possível realizar compras rentáveis, ter maior poder de barganha com fornecedores e tantas outras vantagens.

Hoje existem mais de 800 redes e centrais ativas no Brasil! Pesquise quais trabalham com associados do mesmo segmento que o seu e faça parte!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Caso você tenha interesse em conhecer a Plataforma de Gestão da Área Central, solicite uma demonstração gratuita abaixo!

Solicitação de demonstração gratuita do software de gestão AC