Software de gestão - qual a melhor hora para trocar na sua rede ou central de negócio

Software de gestão – qual a melhor hora para trocar na sua rede ou central?

Trocar de software de gestão significa mudança. Entretanto, isso não precisa mais ser algo complexo e que tragam problemas. Muitas redes e centrais de negócios sabem que seus sistemas atuais são deficitários, mas possuem muito receio de realizar a substituição por achar que essa etapa demanda muito tempo.

Nesse sentido, alegam que tudo precisa continuar funcionando e que a troca pode interferir e atrasar nas rotinas dos colaboradores, associados e gestores.

Contudo, através dos avanços da tecnologia esse processo se tornou muito mais otimizado e simples de ser colocado em prática.

Entenda um pouco mais sobre as características que envolvem uma troca de software e se surpreenda com o período ideal para trocar o software de gestão da sua rede ou central de negócio.

Processo de troca do software de gestão é otimizado

Não queremos aprofundar muito, mas apenas para contextualização, você sabe ou lembra qual foi o primeiro computador a surgir na sociedade? O ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer), como era chamado, foi desenhado pelos engenheiros da Universidade da Pensilvânia, John Mauchly e John Presper Eckert e teve sua divulgação ao público no dia 14 de fevereiro de 1946.

Você deve estar se perguntando porque estamos mencionando este fato histórico, certo? Citamos pela seguinte questão: ele pesava 27 toneladas e ocupava uma área de mais ou menos 180m². Grande e muito pesado!

Hoje temos computadores e notebooks muito leves e ficando cada vez mais pequenos. Todavia, processando muito mais rápido e de forma mais inteligente todas as informações.

Com toda essa evolução e com sistemas na nuvem, é necessário menos tempo para realizar a troca do software de gestão. No texto Capacitação dos membros da Central – Entenda como funciona o treinamento da AC falamos sobre o treinamento realizado com todos da rede ou central. Nele você vai perceber que essa etapa demanda mais tempo do que a própria instalação do software, por assim dizer.

Claro, a capacitação apesar de necessitar de um certo período, é otimizada e organizada para interferir minimamente no andamento das ações e tarefas que são desenvolvidas por gestores e associados, e direcioná-los a uma usabilidade mais efetiva.

Sistema que favoreça resultados

Software de gestão - qual a melhor hora para trocar na sua rede ou centralPode parecer ironia, mas não basta que o software de gestão oferece diversos canais de comunicação entre associados e gestores; gere gráficos que permitam análises e decisões mais assertivas; contribua para um maior controle das compras dos associados, gerando poder de barganha com os fornecedores; que conte com um módulo que permite estabelecer e monitorar KPI’s para gerar melhores resultados; que ajuda no controle de estoque, evitando compras desnecessárias e que favoreça uma fiscalização maior das entregas, dentre outros aspectos.

É preciso que ele tenha tudo isso e mais um pouco. Principalmente que ele contribua na conquista nos processos (compra e venda) e que traga resultados vantajosos para sua rede ou central de negócio, concorda?

No texto Software de gestão – qual é o investimento necessário, listamos alguns pontos muito importantes que devem ser analisados por você antes de adquirir um software de gestão.

Qual o melhor período para trocar de software

Antes de entrarmos na questão de qual a data ideal para trocar de sistema, queremos que você analise os pontos que vamos apresentar a seguir.

Eles têm grande peso na sua decisão de trocar ou não o software de gestão da rede ou central. Isso porque, se eles estiverem acontecendo agora ou com frequência, significa que é realmente necessário fazer alguma mudança.

Pois, se estas questões estão falhas, o sucesso e os bons resultados podem estar sendo prejudicados.

Escalabilidade

A escalabilidade não deve ser mérito apenas das startups. Toda e qualquer empresa – principalmente integrante de uma rede ou central de negócio – deve pensar no futuro. E este, sem sombra de dúvida, envolve escalabilidade.

Aplicando esse conteúdo em um software de gestão, ele contribui para o seu crescimento? Consegue processar o grande volume de dados gerados das transações realizadas? Os associados conseguem lidar com esse sistema em tempo real sem que ele apresente problemas? Ele funciona muito bem com 30 associados, mas quando se tem 40 ele começa a apresentar problemas?

Um software de qualidade deve atender essa demanda de evolução.

Necessidades não satisfeitas

Segue o mesmo sentido do tópico levantado acima. Normalmente quando a rede ou central vai ganhando espaço no mercado e gerando maior competitividade aos associados, a necessidade de funções específicas serem atendidas neste modelo de negócio se torna maior.

Por exemplo, se sua rede ou central possui poucos membros, a marcação dos produtos na plataforma já demanda um certo tempo. Agora imagina que ela dobrou o número de associados e não há mais como realizar esse processo, seja por falta de tempo ou pelo grande volume de dados.

Para atender essa necessidade, a Área Central, em uma das suas últimas revitalizações, percebeu que com algumas informações disponíveis na NF-e era possível criar uma categorização automática dos produtos. Isso facilitou para perceber categorias mais compradas pelas lojas associadas e a identificação de produtos concorrentes, dentre outros aspectos.

O software de gestão deve atender se não todas, quase 100% das necessidades da sua rede ou central. Precisar contar com outros sistemas para atender demandas que um único deveria realizar, consome muito recurso financeiro além de afetar o desempenho do negócio.

Atendimento do suporte

Software de gestão - qual a melhor hora para trocar na sua rede ou centralSe você tem ou já teve clientes, vai saber exatamente do que estamos falando. Vamos supor que seu cliente tem um problema em relação ao produto ou serviço que você vendeu. Você não oferece a devida atenção ao que ele precisa, então ele fica insatisfeito e com o problema sem solução. Isso é desconfortável, concorda?

Agora, você no papel de gestor ou associado, também é um cliente da empresa do software de gestão que foi contratada para atender as demandas da sua rede ou central.

Então, em um dia você começa a ter problema com os relatórios que o sistema está gerando, pois notou que os dados não fecham. Você entra em contato com o suporte e ele diz que vai resolver e não resolve. Sendo que você precisa apresentar os resultados das compras realizadas naquele mês no dia seguinte.

Esse foi um exemplo simples, mas muitos outros podem acontecer. Principalmente com a implantação do software na rede ou central. Até que todos aprendam na sua totalidade e saibam aproveitar ao máximo a ferramenta, a ajuda do suporte será essencial.

Se a atual equipe do suporte não lhe atende com agilidade, atenção e total empenho na resolução do seu problema, talvez seja a hora de trocar o software de gestão.

Afinal, a troca deve ser realizada quando?

Acreditamos que nos empolgamos com os pontos a serem analisados antes que você troque o software de gestão da rede ou central, mas foi por um bom motivo.

Provavelmente você já tenha pensado e identificado essas questões. Entretanto, queríamos levantar esses pontos para que não restassem dúvidas quanto a sua real necessidade por outro software ou não.

E sobre o período ideal para trocar de software? Se você está lendo hoje, troque antes que o ano acabe. Se você ler em outro dia, troque neste outro dia.

Então não importa o dia que eu trocar o software de gestão? Claro, vai ser um investimento, e dependendo do setor em que você se encontra, as vendas podem oscilar influenciando no caixa da empresa.

Mas, se existem pontos que estão ficando sem resolução, se os resultados não estão muito satisfatórios ou se o software atual não é específico e exclusivo para redes e centrais de negócios, troque hoje de software.

A melhor hora para trocar o software de gestão é agora, no momento que a rede ou central se encontra!

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