Saiba quais informações são vitais para o sucesso nas negociações

Não importa qual seja o segmento do mercado: para garantir o sucesso nas negociações é preciso de preparo, estratégia e também certo “jogo de cintura”. 

É possível afirmar que um bom negócio é aquele em que todas as partes saem satisfeitas, mas é preciso que exista clareza e padrões bem definidos para que isso seja possível. 

Quer saber quais são as informações vitais para o sucesso de qualquer negociação? Continue a leitura e confira!

Mantenha-se sempre preparado para obter o sucesso nas negociações

O sucesso nas negociações depende de uma boa preparação. O primeiro passo é fazer um cuidadoso estudo com as vantagens e desvantagens do eventual acordo a ser fechado. 

É natural que nem todos os pontos da negociação sejam do seu interesse, mas é preciso ponderar certas concessões.

Esse é o segundo ponto importante: a definição de uma margem de concessões. Até onde você pode ceder para fechar o negócio? O que você não pode abrir mão de jeito nenhum? Lembrando, é claro, que tudo isso tem como base a sua análise de vantagens e desvantagens.

Nesse momento de preparação, é importante ter as suas necessidades claras, assim como as necessidades da outra parte. Afinal, negociações bem desenvolvidas são aquelas que procuram a satisfação de todos.

Uma dica valiosa é treinar argumentos. Imagine o que o seu “oponente” poderia levantar contra a sua proposta. Como você poderia responder a essas questões? Que argumentos poderiam ser usados? 

Assim, no lugar de eventuais atritos você poderá alinhar suas propostas às necessidades do outro, aliviando possíveis ansiedades durante o processo. 

Muito possivelmente a pessoa com quem você está negociando lançará argumentos e questões que envolvam as necessidades particulares dela. Preveja quais seriam elas, seus contra-argumentos e como melhor alinhá-los aos seus objetivos. 

Saiba se comunicar com eficiência e clareza

Saiba se comunicar com eficiência e clareza

O sucesso nas negociações passa pela boa utilização de ferramentas de comunicação. Isso significa se expressar bem, ter poder de convencimento, identificar possíveis sinais, entre outros fatores.

Dominar a arte da comunicação sempre vai ajudar nesses momentos. Embora o mundo dos negócios seja repleto de números e quantificações, ainda lidamos com pessoas, seus temperamentos e perspectivas próprias.

Use a inteligência emocional ao seu favor

Se há uma negociação, naturalmente há algum ponto sensível que possa causar discordâncias entre as pessoas, caso contrário não seria necessário acordo algum. 

Por isso é tão fácil que surjam sentimentos indesejados em momentos como esse. Nessas situações, não deixe que a raiva, o medo ou a ansiedade tomem conta da sua mente.

A saída está na inteligência emocional. O bom negociador sabe reconhecer essas emoções indesejadas e não se deixa tomar por elas. 

Existem muitos sinais a serem observados para quem deseja obter o sucesso nas negociações. Perceber as nuances de expressões faciais, postura, tom de voz, entre outros é fundamental nesse processo. 

Fique atento a eles, pois às vezes os sinais podem trazer informações muito mais honestas a respeito do andamento da negociação.

Em uma negociação, pode ser que algumas questões, na verdade, guardem preocupações diferentes das expressadas. Quando um cliente pede um desconto, por exemplo, não necessariamente é por falta de dinheiro para pagar o valor inteiro.

Talvez, nesse exemplo, ele busque apenas uma segurança, uma noção de que está fazendo um bom acordo. Você pode trazer essa segurança através de outros argumentos. No fim, o desconto pedido pode nem ter tanta importância assim!

Conte com uma boa ferramenta de gestão

O sucesso nas negociações pode se tornar mais palpável se você também utilizar um software de gestão. Nosso foco é mencionar quais são as informações essenciais em uma negociação para que ela seja eficaz, contudo, falarmos a respeito da ferramenta que vai fornecer esses dados é primordial.

Com uma visão completa das compras e vendas da sua empresa e da rede ou central como um todo, a negociação com fornecedores e parceiros pode ser favorecida.

Uma análise das compras já efetuadas com determinado fornecedor ou, até mesmo, o fluxo de vendas de certo produto disponibilizado por ele, proporciona argumentos relevantes para você negociar descontos e preços mais competitivos.

Devido ao grande volume de dados que circulam na sua rede ou central, é muito complicado lembrar de negociações específicas. Com o software você saberá todos os detalhes da compra.

Nesse sentido, não é exagero dizer que uma plataforma de gestão é fundamental para que você tenha acesso às informações mais essenciais.

Estas que você pode cruzar e obter insights para negociar com os fornecedores com mais eficiência, conquistando benefícios que poderiam passar despercebidos sem este acesso completo, disponibilizado em um único ambiente.

Confira 4 dicas para negociar a compra e venda de itens

Negociar a compra e venda de itens

Obter o sucesso nas negociações de compra e venda de itens é o sonho de muitos empreendedores. Entre prazos, valores e descontos, existe muita margem para atritos. Sabendo disso, separamos 4 dicas rápidas para você aplicar no seu negócio:

Faça sua pesquisa

Em muitos casos você não tem apenas uma opção de negócio: o mercado está cheio de empresas e profissionais que podem lhe conferir o item que você procura. 

Se a negociação não se encaminha para uma solução vantajosa, é bom ter uma segunda carta na manga. 

Por outro lado, apresentar uma pesquisa de mercado antes de comprar ou vender um item confere um bom embasamento e também vale como argumento.

Vá armado de informações

Seja especialista naquilo que você compra ou vende. Essa é a receita para não ser passado para trás! 

Informação é tudo no mundo dos negócios, então tenha os dados certos para entender até onde é possível negociar.

Valorize contratos de longo prazo

Contratos de longo prazo podem ser vantajosos em muitos casos. Tanto para fornecedores quanto para clientes, essa é uma interessante alternativa para itens que nunca podem faltar em estoque.

É mais segurança para ambos os lados e garantia de que o preço não sofrerá variações significativas em um futuro próximo.

Considere toda a linha de produtos dos fornecedores

Para o cliente, adquirir mais de um item com o mesmo fornecedor é uma excelente técnica de negociação, pois é possível ajustar margens de preço e até mesmo concretizar melhores contratos de longo prazo.

Para o fornecedor, é uma forma de fazer o estoque girar. Incluir mais itens na oferta é uma excelente maneira de duplicar a possibilidade de negócios e beneficiar ambas as partes.

E você, já conhecia alguma dessas dicas para obter o sucesso nas negociações da sua empresa? Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco.

Mas, se tiver interesse, clique abaixo e faça o download da planilha que elaboramos para você acompanhar os acordos comerciais da sua rede ou central com mais efetividade!

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