Grupo Reação - Case Área Central

Redes de Sucesso: Grupo Reação

O propósito do Grupo Reação é servir ao mercado brasileiro de Análises Clínicas no modelo de associativismo. A organização em formato de rede associativista é uma excelente alternativa para médias e pequenas empresas que desejam crescimento e visibilidade, pois com a união elas adquirem mais força e tem a chance de estabelecer uma marca de mercado muito mais impactante. A rede funciona unindo empreendedores do mesmo ramo de negócios, com um objetivo em comum, para que possam compartilhar riscos e custos, tornando-se muito mais competitivos perante a grandes empresas do setor. Conheça o caso do Grupo Reação, uma rede de laboratórios que se firmou no mercado seguindo o modelo associativista, e como o Área Central fez diferença para o negócio.

História do Grupo Reação

Grupo Reação - Case Área CentralCom surgimento em 1999, na cidade de Criciúma (sul de Santa Catarina), o Grupo Reação começou como uma empresa Ltda. Dez anos depois, em 2009, tornou-se Reação Apoio Laboratorial, já uma empresa S/A. Nesta mesma época, quando houve um grande desenvolvimento nos processos de gestão da empresa, firmou uma base em Palhoça, na Grande Florianópolis. Foi então que deu início à implantação da administração corporativa, modalidade que permite a qualquer laboratório do Brasil possuir a própria unidade de Apoio Laboratorial.

O grupo surgiu da união entre laboratórios catarinenses que buscavam formar uma reserva de mercado e, com isso, garantir não só qualidade e confiança em exames laboratoriais, mas também práticas benéficas de concorrência mercadológica. Ou seja, aumentar a competitividade! Hoje, depois da união de quatro redes associativas, já se somam 145 matrizes e cerca de 1400 filiais. 

Como o Grupo Reação funciona

O Grupo oferece aos laboratórios acionistas e associados um conjunto estratégico baseado em três pilares principais: Universidade Corporativa, Central de Compra Compartilhada (que congrega três outras redes associativistas laboratoriais) e o Núcleo Técnico Operacional. É também baseado nos princípios do associativismo, no desenvolvimento tecnológico e na qualidade total nos serviços prestados. Essas características o tornam uma organização que vai além da sua atividade essencial de rotinas de laboratório, e o posiciona como um parceiro estratégico para os laboratórios dos mais variados portes. Ou seja, tornou-se um parceiro de negócio aos demais laboratórios e oferece o diferencial técnico-científico com a melhor relação custo-benefício. Afinal, a infraestrutura de um Laboratório de Apoio assegura aos clientes e associados condições ideais para o desenvolvimento e expansão do Grupo. A demanda gerada pelos parceiros reforça o compromisso do Reação em ser uma extensão de área técnica com alto padrão de qualidade, segurança e gestão.

O Associativismo

Grupo Reação - Case Área CentralO associativismo é um meio de unir pessoas, grupos e empresas com um interesse em comum, visando o fortalecimento e crescimento de uma causa específica. O associativismo presente nas Centrais de Negócios (redes de empresas) é uma solução para enfrentar de forma mais competitiva e eficiente as dificuldades encontradas na atividade individual. A união aumenta a oportunidade para os pequenos empresários, permitindo a divisão de riscos e de custos!

A partir da formação de uma rede, os gestores poderão realizar compras em conjunto (o que lhes garante grandes descontos), contratar serviços de consultoria e capacitação de forma compartilhada e criar uma nova marca – a marca da rede – que engloba todos os pequenos empresários e assim resiste de forma mais dura e consistente no mercado.

A administração do Grupo Reação relata a experiência com o associativismo da seguinte forma: “Apoiamos e nos apoiamos em novas parcerias, que já deram seus primeiros frutos, e muito ainda irão fazer pela construção de um mercado melhor para todos. Unimos forças e competências, cooperamos para crescer mais!”

A Central de Compra Compartilhada do Grupo Reação possui volume de negócios de, em média, 15 milhões de reais ao ano. Esse número representa 35% da compra do grupo como um todo. Rebello, que faz parte de diretoria, acredita que é preciso ter uma visão diferenciada no empreendedorismo, afinal “os negócios são marcados por questões técnicas. A negociação é baseada além do volume e excluímos a visão rasa de ‘commodities’ que há sobre os produtos”.

– Instituto Reúne

O Grupo Reação, ao longo de seu crescimento e evolução, criou um Instituto. O Instituto Reúne tem o objetivo de promover a saúde, a conservação do patrimônio histórico, a educação, a preservação do meio ambiente, a qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento social. Deseja alcançar isso por meio de diferentes ações, individuais ou em associação com outras entidades, tais como: programas, congressos, projetos, simpósios, seminários, cursos, eventos, publicação de livros e periódicos, etc. O Instituto Reúne é um ótimo exemplo dos patamares que uma Rede de Empresas pode alcançar com a soma das forças!

Software Área Central

Em 2012 o Grupo Reação passou a utilizar um software específico, desenvolvido especialmente para redes de negócios: o Área Central. Essa parceria foi essencial para que o Grupo se mantivesse atual e moderno. O sistema Área Central oferece uma gestão personalizada e ajuda no desenvolvimento econômico, financeiro e social das empresas. “A utilização do software trouxe consideráveis melhorias para a rede. A gestão das compras é completa, há boa comunicação entre todas as unidades, além de permitir a análise de dados e indicadores para novos negócios”, explica Rebello.

Ainda de acordo com Rebello, a aplicabilidade do sistema angariou recursos diferenciados na prestação de serviço do Grupo Reação, especialmente quanto às diferentes funções e o suporte oferecido:  “O software é excelente em todas as funcionalidades, pois permite a gestão completa do processo de negociação e aquisições, e do relacionamento com fornecedores e unidades. O que torna o sistema realmente diferenciado é a equipe de desenvolvimento e suporte do sistema. Os especialistas que nos dão o suporte no mais elevado nível, superam muitas vezes as nossas expectativas. Historicamente, não houve qualquer solicitação que não fosse atendida ou até mesmo desenvolvida para atender a uma necessidade da Central de Compra e isso é um grande mérito”.

Imagine uma única ferramenta que garanta gestão eficiente de compras e contas, facilite a comunicação entre sócios, monitore e controle as verbas conjuntas, garanta a participação dos empresários e concentre informações estratégicas de toda rede de negócios de uma só vez? Isso tudo com segurança e de maneira prática e intuitiva. É isso que a Área Central oferece! Conheça os serviços!

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