Redes de Materiais de Construção agora possuem Federação nacional

Pioneirismo foi uma das marcas da Associação Nacional de Redes Associativas – ENARE.  Entidade inovou mais uma vez ao fortalecer a sua representatividade no modelo de negócio ao fundar no dia 22 de novembro a FEBRAMAT – Federação Brasileira de Redes Associativistas de Materiais de Construção.

Com uma nova expectativa e a proposta de fortalecer ainda mais os associados, o presidente Claudio Pacheco lembrou do lema da entidade: o associativismo é o que nos move. “E com este lema, nós seguimos em frente, na busca de fornecedores parceiros e redes associadas, que juntos procuram formas de inovar seus negócios e gerar o desenvolvimento para o setor”.

O lançamento da federação contou com a presença de 150 empresas, diretores e líderes das 19 redes associadas que representam os 600 pontos de venda em 12 estados do Brasil.

“A FEBRAMAT começou há 11 anos atrás, com sua criação oficial, ela passa a representar e trazer novidades e progresso para o nosso segmento. Para nós é muito importante a participação das indústrias de material de construção de todo o Brasil, pois são através de parcerias como essas que valores são agregados e a evolução acontece em todos os negócios”, afirmou o Presidente da FEBRAMAT, Cláudio Pacheco.

O ENARE

Em sua 24ª edição o Encontra Nacional de Redes Associativas – ENARE vem promovendo a troca de experiências. Antes da criação da Febramat o encontro era o elo de encontro entre os associados do segmento. Hoje o evento preza pelo desenvolvimento e consolidação do segmento, se tornando referência entre as redes associativas do varejo de materiais de construção.

Durante sua realização um ciclo de palestras é traz aos associados temas focados em novas práticas de gestão, canais de distribuição, ciclo de vida do varejo, negociações estratégicas e duradouras e governança coorporativa. Os temas fazem parte da rotina das redes e buscam promover seu fortalecimento.

FEBRAMAT realiza pesquisa

Uma pesquisa de comparação entre lojas afiliadas a Febramat e lojas independendes foi realizada pela Federação em parceria com a UNICAMP e Instituto Axxus de pesquisa. A amostragem comprovou que existem vantagens e diferenciais competitivos pelo fato de pertencer a um grupo associativo.

Com a pesquisa a Federação pretende estreitar o relacionamento entre o mercado e associados, gerando oportunidades de abrangência nacional e ampliar a escala de negócios.