A importância das tecnologias em vendas

Qual a importância das tecnologias em vendas para as empresas?

Em um mercado cada vez mais complexo e competitivo, o uso de tecnologias em vendas é indispensável para agilizar processos e otimizar a tomada de decisões. 

Não importa qual seja o tamanho da empresa, rede ou central de negócios: os resultados dependem diretamente de decisões precisas e de um controle minucioso sobre cada ação prevista no planejamento. 

Descubra, a seguir, o que torna o uso da tecnologia tão importante para as vendas e o que levar em consideração na hora de implementar uma boa plataforma na sua empresa! 

Por que as tecnologias em vendas são tão importantes? 

Com a enorme quantidade de ofertas disponíveis no mercado e com um poder de decisão sem precedentes nas mãos dos consumidores, melhorar o gerenciamento e os resultados das organizações tornou-se um desafio cada vez mais complexo. 

Nesse cenário, as tecnologias em vendas surgiram para descomplicar a vida dos gestores e vendedores, oferecendo recursos que ajudam a atrair novos consumidores e apontam os caminhos mais assertivos para as ações planejadas. 

Confira quais são os principais benefícios dessas plataformas e descubra como elas podem auxiliar a sua empresa: 

1 Controle melhor o seu tempo e a sua relação com os clientes

Um dos primeiros benefícios percebidos por quem adota tecnologias em vendas é o ganho significativo de tempo e na organização das tarefas cotidianas, que é refletido diretamente na capacidade dos vendedores em prospectar novos negócios. 

Além de funções de CRM, uma boa plataforma permite também que sejam registradas todas as informações importantes sobre cada cliente, para que os vendedores estejam munidos de dados precisos em próximas negociações ou atendimentos futuros. 

Isso também faz com que a empresa possa adaptar melhor suas propostas para cada perfil de compradores.

Além disso, um bom sistema de gestão permite funções como envio de e-mails, calendário de reuniões, videoconferências, entre outras que melhoram o desempenho dos profissionais e enriquecem a experiência junto ao público. 

2 Melhore o seu planejamento e inteligência de mercado

Além dos recursos desenvolvidos para agregar e acelerar os processos de venda, as plataformas também devem servir como ferramentas de apoio para a tomada de decisões. 

Em posse de dados sobre o seu público-alvo, fornecedores e giro de estoque, as tecnologias em vendas possibilitam que esses dados sejam transformados em informações o que permite que você entenda melhor o seu mercado e as ações que devem ser tomadas.

3 Aumente sua exposição de marca e seus pontos de contato com os clientes

Aumente seus canais de contato

Se antes os vendedores só podiam interagir com os clientes que visitavam suas lojas, deixavam seus telefones ou recebiam visitas comerciais, hoje as tecnologias em vendas permitem que esse contato seja muito mais duradouro. 

Por meio de ações especiais em mídias sociais, mensagens instantâneas em aplicativos, contatos via e-mail ou ainda chamadas de vídeo para atendimento, a comunicação pode se tornar mais ampla e vantajosa para ambos os lados.

Os clientes ganham ao ter acesso a um maior número de ofertas distribuídas entre diferentes pontos de contato e pela facilidade que encontram nos atendimentos, enquanto os vendedores passam a ter mais chances de fazer novas vendas. 

Com as tecnologias em vendas, o nível do atendimento melhora, assim como o grau de satisfação do público aumenta. Além disso, as relações comerciais se tornam mais próximas, naturais e descomplicadas.

4 Meça o seu desempenho e otimize as suas ações

É fato que os benefícios apresentados até aqui são muito significativos e não deixam dúvidas sobre a eficiência das tecnologias em vendas, mas como ter certeza de que seus resultados realmente fazem a diferença na sua empresa? 

Mais que apontar a realidade presente no seu negócio para determinar as suas novas decisões, uma boa ferramenta permite que esse tipo de monitoramento seja completo, para que as ações futuras realmente tenham sua eficácia testada. 

Assim, mais que ter um caminho bem definido sobre aquilo que é melhor para a sua empresa e os melhores meios para executá-los, você ainda poderá checar o que realmente deu certo e o que ainda é passível de alterações. 

Para que isso seja possível, porém, é preciso certificar-se de que as tecnologias em vendas escolhidas realmente ofereçam recursos úteis ao seu negócio. Saiba mais sobre essa questão no próximo item!

O que levar em consideração na hora de escolher uma plataforma de gestão? 

Levando em consideração todos os pontos mencionados até aqui, é preciso que as tecnologias em vendas adotadas pela sua empresa cumpram certos requisitos para que realmente tragam benefícios para a sua gestão e às suas operações. 

Confira os principais recursos que você deve priorizar ao procurar por uma plataforma integrada para o seu negócio, rede ou central: 

1 Tenha como monitorar as suas vendas

Por meio de um bom Monitor de Vendas, você poderá obter e integrar informações que demonstram a realidade das suas conversões junto ao consumidor final. 

Além do foco nos dados estratégicos sobre as saídas dos produtos, a ferramenta ainda permite uma análise das relações mantidas entre sua empresa e seus distribuidores.

Mais que garantir clareza e precisão para a gestão, com esse tipo de monitoramento, as tecnologias em vendas ainda proporcionam maior poder de negociação, melhor controle de estoque e aumento da capacidade de conversões. 

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2 Garanta um gerenciamento completo para as suas contas

Conforme mencionamos anteriormente, uma das funções mais importantes das tecnologias em vendas é acelerar os processos gerenciais e torná-los mais precisos. 

O controle de contas é um dos pilares mais importantes de qualquer empresa, por isso é indispensável que a plataforma escolhida pelo seu negócio permita esse tipo de ação. 

Certifique-se de que a tecnologia escolhida integre controles de pagamentos, contas, recebimentos, parcelas, faturas, mensalidades, entre outras questões financeiras. 

No caso de redes e centrais de negócios, é indispensável que as tecnologias em vendas ainda permitam a correta divisão entre os membros e o rateio de contas conforme cada acordo. 

3 Integre as suas contas e controle suas relações com fornecedores

Ao monitorar suas parcerias com fornecedores, você garante um controle rápido e preciso das suas entradas, entende melhor o fluxo do seu estoque, garante maior poder de barganha e ainda agrega mais confiança para as suas relações.  

Da cotação até a entrega, certifique-se de que a plataforma torne os seus negócios mais simples e menos passíveis de erros. Funções como controle de envio e recebimento de itens, verificação de pedidos e demandas são fundamentais. 

4 Obtenha insights e informações estratégicas

Mais do que oferecer meios para acelerar e facilitar funções básicas do dia a dia, as tecnologias em vendas são decisivas em termos de inteligência de mercado. 

Sendo assim, mais que reunir diferentes informações e funções por meio de uma plataforma integrada e intuitiva, uma boa ferramenta também deve ser capaz de permitir o cruzamento desses dados, fornecendo insights aos gestores. 

Certifique-se de que as informações apresentadas na ferramenta de sua escolha não sejam confusas e nem trabalhosas. Uma tecnologia eficiente é aquela que oferece dados rápidos, simples e de fácil entendimento para todos. 

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