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Principais ganhos das centrais de negócios

A famosa expressão popular “a união faz a força” se encaixa perfeitamente na definição do que são as centrais de negócios. Isso porque o associativismo, existente neste modelo de negócio, visa a colaboração entre empresas com interesses em comum, a fim de obter vantagens econômicas e de gerenciamento. Juntos, os associados trabalham para reduzir os custos operacionais, obter melhores condições de prazo e preço, estratégias de vendas, estimular o desenvolvimento técnico/profissional dos colaboradores e empresários. Saiba aqui quais são os principais ganhos e vantagens das empresas que aderiram à formação de redes associativistas!

As centrais de negócios e o associativismo

O associativismo é uma metodologia de negócio que pode ser aplicada em empresas de qualquer segmento, desde que utilizem a mesma matéria-prima, comercializem os mesmos produtos ou prestem o mesmo tipo de serviço. Por exemplo, um conjunto de lojas de materiais de construção que se reúne para formar uma rede associativista.

Área CentralPara criar uma central é necessário um grupo mínimo de empresas que possa suportar os custos de implantação e de manutenção de uma rede. Passado este processo, crescerão unidas e possuirão vantagens competitivas a frente de concorrentes do mesmo setor.

As empresas de pequeno e médio porte, sozinhas, dificilmente conseguem enfrentar a concorrência das grandes corporações, é onde o associativismo surge para fortalecer estes negócios. Com a formação da central de negócios, o padrão de qualidade dos produtos e serviços se eleva, minimizando custos e possibilitando seu acesso à novos mercados consumidores.

Vantagens do associativismo

  • União: o associativismo proporciona a união dos empresários, permitindo pensarem coletivamente e trocar experiências para acelerar o crescimento.
  • Compra conjunta: a realização de compras conjuntas fornece aos empresários maior poder de barganha e acesso à grandes fornecedores do mercado.
  • Fixação da marca: a utilização de uma marca forte na fachada e nas dependências do estabelecimento associa-o à rede, trazendo maior credibilidade ao negócio.
  • Conceito de loja: as recomendações da rede quanto ao visual dos estabelecimentos proporcionam uma melhoria significativa no “conceito de loja”. Desde a fachada, layout interno e externo, passando pela uniformização e aparência dos funcionários, até a informatização e modernização de processos.
  • Competitividade: comprar bem e barato, maximiza e diversifica o mix de produtos, alcançando a demanda dos clientes; organização mais eficiente do estabelecimento. Tudo isso auxilia as lojas a tornarem-se mais competitivas e ganharem visibilidade no mercado.
  • Capacitação de pessoal: a rede permite a viabilização de treinamentos para os colaboradores, proporcionando melhoras na gestão do negócio, na qualidade do trabalho e no atendimento aos clientes.
  • Lucratividade: aplicação de melhores margens de comercialização faz com que as empresas apresentem um aumento considerável em seu faturamento.

Principais ganhos das centrais

Alguns empreendedores que já trabalham há anos com a metodologia de redes associativistas contabilizaram, desde sua fundação, muitos ganhos com este conceito de negócio e compartilharam alguns deles conosco:

  • Conquista de novos relacionamentos empresariais com universidades e agências estatais;
  • Criação e valorização da marca através do marketing compartilhado;
  • Redução de custos com compras conjuntas;
  • Cursos de capacitação gerencial e qualificação profissional;
  • Novas vagas de empregos;
  • Assessoria e consultoria em diversas áreas, ampliando a prática gestora dos associados;
  • Planejamento estratégico e gestão compartilhada;
  • Troca de informações e experiências;
  • Incremento à motivação e confiança no negócio;
  • Acesso facilitado à crédito em instituições financeiras;
  • Ampliação de parcerias (fornecedores) e, consequentemente, otimização dos preços negociados;
  • Pulverização das verbas de propaganda;
  • Integração das famílias dos associados;
  • Escritório central da rede adequado às necessidades funcionais dos associados;
  • Expansão do quadro de associados.

Centralização das compras para redução de custos

Área CentralComo visto, uma das maiores vantagens efetivas diante do atual momento econômico nacional, é a redução de custos no momento das compras por meio da centralização. Esta é uma estratégia que vem atingindo grandes resultados e está muito presente nas centrais de negócios.

Quando as aquisições se centralizam, todas as compras – ou pelo menos as principais – serão feitas a partir de um escritório central. Ao centraliza-las, percebe-se a redução dos custos para processamento dos pedidos, e ainda possibilita comprar em maiores quantidades. Desta forma, um associado que tem menor volume de compra se beneficia, pois quando se compra em maior quantidade os preços baixam. Além disso, existe um maior poder de negociação junto ao fornecedor, e os custos com o transporte reduzem devido à logística aplicada aos associados mais próximos.

A centralização das compras é, sem dúvidas, uma grande aliada para pequenas, médias e grandes empresas, pois qualifica a base de fornecedores, aumenta seu poder de barganha, proporciona negociações vantajosas e melhora o fluxo de entrega das mercadorias.

Como gerenciar uma rede de associados?

Centralizar as compras num só escritório, unificar os conceitos de loja, treinamentos, marketing e afins, requer uma comunicação eficiente entre os componentes da rede, bem como é essencial que os associados possam comunicar-se entre si. O que muitas centrais de compras e redes tem em comum é o uso de um sistema que permita o gerenciamento das ações e a prática de compras conjuntas com facilidade. Além de geralmente oferecer outras funcionalidades, como meios de comunicação (bate-papos, fóruns, mensagens, troca de arquivos), controle de verbas e parcerias, monitoramento de nota fiscal eletrônica, dentre outras informações que serão usadas de estrategicamente.

A Área Central é uma empresa especializada em soluções para centrais de negócios, que tem como missão oferecer uma gestão tecnológica personalizada e auxiliar no desenvolvimento econômico, financeiro e social de seus parceiros. Conheça o serviço!