Preprando 2019 - como analisar os dados deste ano e se preparar para o próximo

Preparando 2019 – Como analisar os dados deste ano e se preparar para o próximo

Antes mesmo que o final de ano chegue, ainda existem algumas questões que precisam ser resolvidas. Principalmente se você quer ter um 2019 bem organizado e alinhado com seus objetivos.

Se você acompanhou um pouco os conteúdos que publicamos ao longo do ano vai lembrar que falamos muito dos KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho). Você já vai entender onde ele entra nesse conteúdo.

E ainda, vamos falar sobre a importância dos dados, por que e como analisar os deste ano e como se preparar para o próximo. Vamos lá!

A importância dos dados

Preparando 2019 - como analisar os dados deste ano e se preparar para o próximo

Você sabe o que é uma base de dados? Basicamente é um local de armazenamento de informações. Elas são organizadas sobre determinado assunto de forma que possam ser consultadas e atualizadas sempre que preciso.

Não é exagero dizer que a base é um dos bens mais valiosos da empresa. Isso porque informação é poder!

Ela oferece essa autoridade porque contribui para que sejam planejadas e executadas estratégias mais assertivas. Por meio dos dados armazenados é que são pautadas as ações e próximos passos do negócio. Ou pelo menos deveriam ser.

Quando se possui uma base bem administrada, com informações de qualidade que permitem o cruzamento, geralmente temos como resultado o sucesso.

Como fator de essencialidade da base de dados na empresa, podemos dizer que a sua maior relevância está na capacidade que temos de usar as informações dela para fins operacionais, transacionais e também para análise e gestão da rede ou central de negócio.

Saber gerir os recursos de modo a obter informações valiosas é o que vai diferenciá-lo no mercado.

Outra vantagem de ter uma base e de nutri-la constantemente é que existe a otimização e aprimoramento das ações. E ainda, ocorre uma maior aproximação com o cliente, pois com acesso a eles você consegue ser mais assertivo na abordagem, e assim, a realiza com mais sutileza.

Por que e como analisar os dados deste ano?

Com o ano chegando ao fim, acreditamos que a sua rede ou central deve ter uma base com informações muito valiosas, não é?

Se ainda não se preocuparam com isso, agora é a hora de alinhar os trabalhos e determinar as etapas para ter um banco de dados e nutri-lo em 2019.

Se a rede ou central já possui uma base, é hora de fazer valer a pena. Mas por que analisar os dados do ano?

Não adianta armazenar todas as informações do mundo se você não as organizar a ponto de transformá-las em informação de valor. O segundo motivo para analisar os dados de 2018 é: se você não os mensurar como vai saber o que precisa ser feito para melhorar ou manter em 2019?

É aqui que entram os KPIs que falamos no início do conteúdo. Defini-los é fundamental para que sua base, dentre outros motivos, tenha sentido em existir.

No texto Como definir indicadores de desempenho apresentamos dicas de como criá-los e listamos alguns que podem ser utilizados nas redes e centrais de negócios.

Com as informações do ano e KPIs estabelecidos é possível verificar o que deu certo ou não e reestruturar as estratégias para o próximo ano.

Exemplo de KPI

Lembre-se que a funcionalidade da base de dados é coletar tudo que for relevante ao negócio. Por exemplo, vamos supor que tenha sido estabelecido na sua rede ou central o KPI de Faturamento. Por se tratar de um modelo de negócio que lida com um grande volume de vendas, é fundamental que essa análise seja feita diariamente.

O KPI de Faturamento corresponde aos valores do fechamento de caixa. A rede ou central estipula um valor a ser alcançado. Através da análise da base de dados, coleta informações que permitem identificar se o Faturamento se manteve, caiu ou subiu de um dia ao outro, ou de uma hora para outra.

Por que e como se preparar para o próximo ano?

Preparando 2019 - como analisar os dados deste ano e se preparar para o próximo

No mesmo sentido do que falamos acima, é essencial se programar para 2019. Por isso que a análise dos dados coletados ao longo do ano é importante. É ela que vai esboçar o caminho mais rentável para a rede ou central. Como supor o futuro sem uma base do que já foi vivido?

Para se preparar ao próximo ano, sugerimos que você analise todos os KPIs definidos e faça também uma revisão nos dados coletados.

Realize também um diagnóstico da rede como um todo: associados, cargos atribuídos a cada um, fornecedores, parceiros, logística, produtos. Enfim, tudo que estiver relacionado, investigue e veja se são necessárias mudanças ou melhorias em cada etapa, processo ou ação.

Faça o diagnóstico do ciclo de vida das redes e centrais de negócios que desenvolvemos em parceria com o Prof. Douglas Wegner. Assim, descubra gratuitamente em qual estágio a sua rede ou central se encontra!

Conclusão

O que almejamos com este texto, afinal? Que você tenha notado a importância de rever os dados coletados durante o ano e que se empenhe para definir as informações que precisam ser coletadas no ano de 2019.

O sucesso da sua rede ou central depende muito das pessoas, sem sombra de dúvida, mas também depende de uma boa base de dados e de uma mensuração constante dos resultados. Isso através da análise da base e dos KPIs estabelecidos.

O que falta você verificar deste ano? O que falta alinhar para o próximo?

Leave a Reply