Gerenciamento de áreas com um único software de gestão

Posso gerenciar as áreas do meu negócio em um único software de gestão?

Quando se trata da gestão de um negócio são muitos departamentos e aspectos que precisam ser gerenciados para que esse controle seja efetivo. E todos esses pontos normalmente sempre foram controlados em mais de uma ferramenta, como o Excel, certo?

A questão é que com o passar do tempo, o software de gestão foi se tornando essencial, principalmente em grandes negócios.

Trazendo essa necessidade para as redes e centrais, contar com um sistema é indispensável devido ao volume de dados que precisam ser armazenados de compras e vendas efetuadas, por exemplo.

Pensando nisso, hoje queremos falar com você sobre ser possível ou não gerenciar os setores mais primordiais do seu negócio dentro de um único sistema na sua rede ou central. Continue a leitura!

É possível gerenciar áreas com um único software de gestão dentro da rede?

Gestão de compras e contas, desempenho e comunicação dos associados, fluxo de vendas, monitoramento de verbas conjuntas, relatório dos processos e a organização das informações estratégicas de forma centralizada podem ser gerenciadas de forma prática e intuitiva por um software de gestão específico para redes e centrais de negócios.

Esses pontos mencionados são áreas essenciais que precisam de total atenção e monitoramento para que tanto a rede ou central como o seu negócio possam realizar negociações competitivas no mercado.

Então, é possível realizar a gestão dos pontos mais relevantes da sua empresa em um único software e que integre todas as ações dos associados.

Qual a importância de alocar todos os dados em uma única plataforma?

A principal diferença, como já pontuamos acima, é que os erros e conflitos entre os dados se tornam mínimos, se não nulos.

O software vai contribuir para a otimização do tempo, aceleração das etapas, sincronização da comunicação e potencialização dos negócios.

E ainda, dentre tantos outros pontos importantes, conquista uma maior eficácia nas decisões e uma visão mais ampla do funcionamento da sua rede ou central.

Quais são os benefícios de contar com um único software de gestão?

No mercado é possível encontrar inúmeras plataformas que permitem realizar a gestão apenas de determinadas áreas, mas de forma independente. Marca X tem um sistema de gestão das vendas, Marca Y tem um software de gestão das compras.

Entretanto, ao trazermos isso para a realidade deste modelo de negócio, trabalhar com mais de um sistema, pode gerar a perda de informações valiosas, onde dados podem passar despercebidos e o tempo necessário para determinada atividade irá se estender além do que tem disponível.

Quando se utilizam muitas ferramentas e estas precisam integrar informações, se corre o risco de perder etapas, das funções não ficarem claras e ser necessário depender de outros associados para avançar, por exemplo.

Contudo, se você e sua rede ou central utilizarem apenas um software de gestão, será possível centralizar os dados e processos, bem como, modernizar a gestão como um todo.

Além disso, se torna muito mais fácil gerenciar, obter progresso nos negócios e conquistar tempo para se dedicar a novas estratégias e ações para o desenvolvimento de todos no mercado.

Relevância de um software de gestão específico

Como já pontuamos acima, no mercado é possível encontrar vários ERPs que podem contribuir muito para a gestão do seu negócio, dentro e fora da rede.

O ponto é que, por serem direcionados para solucionar apenas a gestão de uma área, serão necessários vários sistemas para realizar uma gestão automatizada de toda a rede ou central, concorda?

Mas, este ainda não é o principal aspecto que pode pesar na sua decisão. O que vai impactar muito no trabalho de todos os associados dentro do software de gestão é o fato desses sistemas não serem personalizados para as demandas da sua rede ou central.

Então, toda a adequação e alinhamento para realizar certas atividades podem necessitar muito mais tempo e dedicação de todos. E ainda, podem surgir pontos falhos nessa gestão, principalmente relacionados às informações que precisam ser cruzadas entre os sistemas.

Uma opção de software que centralize todas as atividades em uma única plataforma e que atenda processos específicos das redes e centrais, é o caminho mais viável para uma gestão eficiente e vantajosa a todos os associados e gestores.

Plataforma Área Central: inovação constante

Inovação constante

Trabalhar outros setores do negócio, como marketing e RH, por exemplo, dentro deste modelo associativo se faz cada vez mais essencial, pois permite que exista uma maior troca de experiências e até mesmo uma economia entre os membros da rede ou central.

Almejando aumentar a competitividade dos associados também nestes campos, já é perceptível no mercado a aderência de redes e centrais em busca de trabalhar essas áreas também de forma conjunta.

Atualmente contamos com módulos que proporcionam uma ótima gestão neste modelo e procuramos de forma constante analisar as demandas. Isso a fim de identificar novas soluções que possam otimizar processos e tornar seu negócio e dos demais associados mais competitivos.

Alguns pontos que podem ser trabalhados dentro da Plataforma da Área Central:

Compras integradas

Através da plataforma as compras dos associados são monitoradas desde o início, passando pelo processo de cotação, negociação com fornecedores, até a entrega. Isso garantindo um processo simples e livre de erros.

Com esse módulo ainda é possível verificar pedido, demanda, controlar o envio e recebimento de mercadorias.

Gestão de contas

Além de ser fundamental controlar as contas dos associados e da própria rede ou central, é preciso cuidar das contas dos Centros de Distribuição como água, mensalidades e salários, por exemplo.

A Plataforma da Área Central permite o controle de pagamentos, recebimentos, contas parceladas e futuras. É possível também integrar esse controle ao rateio de verbas e recebimentos dos integrantes da rede, controle das mensalidades e emissão de boletos.

Comunicação

A plataforma oferece diversos canais que possibilitam total interação e de forma imediata entre os associados.

Desta forma, a comunicação se torna mais eficiente, já que você pode contar com algumas facilidades como a agenda, bate-papo, sala de reunião, compartilhamento de arquivos e fórum de discussões. Essa efetividade na comunicação irá evitar conflitos internos e melhorar as tomadas de decisão.

Monitor de vendas

A principal característica do Monitor de Vendas é que ele vai permitir a integração das informações com foco nas vendas para o consumidor final.

Dentre os benefícios dele podemos citar um maior controle de estoque e poder de negociação, compras e maiores ganhos para você lojista.

Ele ainda vai contribuir para além da análise do Sell In (distribuidor-lojista) e mantendo o foco nas informações de Sell Out (lojista-consumidor final).

Outros pontos relevantes da Plataforma da Área Central

Com o uso dela é possível incentivar a participação dos associados em ações e trabalhos da rede ou central, através de um programa de incentivo.

Ela ainda permite monitorar as Notas Fiscais Eletrônicas e ter acesso, através do cruzamento que você fizer com os dados salvos, a informações estratégicas para decisões mais eficazes.

E então?

Você viu que falamos sobre ser possível ou não gerenciar as áreas mais pertinentes do seu negócio dentro de um software de gestão na sua rede ou central.

Mencionamos também qual a importância de utilizar apenas um sistema, principalmente se tratando deste modelo associativo e quais os benefícios que todos terão ao optar por uma única solução.

Você pode e vai encontrar opções no mercado que atendem algumas necessidades. Entretanto, serão necessários mais de um e ainda eles não serão específicos para este modelo associativo.

Contar com um software de gestão que possa operacionalizar e otimizar os setores mais importantes, irá economizar tempo, dinheiro e ainda, contribuirá para uma análise mais assertiva de todos os dados, transformando-os em insights valiosos para os próximos passos junto aos fornecedores e ao mercado.

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo e solicite uma demonstração gratuita da nossa plataforma e confira os módulos que podem transformar a sua gestão associativa!

Demonstração gratuita da plataforma Área Central