Por quanto tempo é preciso guardar as notas fiscais?

A obrigatoriedade dos documentos fiscais é determinada por Lei. Segundo os artigos 195 e 174 do Código Tributário Nacional, o prazo mínimo para arquivamento das notas fiscais e recibos é de 5 anos, tanto por parte do fornecedor quanto por parte do comprador, uma vez que o Fisco possui o mencionado período para solicitar a apresentação de tais documentos e, caso a empresa não os possua, poderá ser autuada.

O que deve ser armazenado por ambas as partes é o arquivo XML. Caso o destinatário (comprador) não tenha condições de receber o arquivo digital, deverá armazenar o DANFE pelo prazo decadencial, ou seja, pelo mesmo prazo dos cinco anos, após este período o Fisco não pode mais cobrar esse documento.​

O Área Central guarda as notas para você

Com o Monitor de Compras do Área Central o armazenamento das notas fiscais eletrônicas está garantido pelo tempo necessário, estando disponível a qualquer momento para baixa do XML ou Danfe.

O Monitor de Compras é uma extensão instalada no mesmo computador onde está o certificado digital. Através dele é feita a captura, manifestação e baixa das notas diretamente do Sefaz. Você não depende mais do fornecedor para enviar essas informações.

Esteja de acordo com a lei, leve o Monitor de Compras para a sua rede.

Ainda não conhece o Monitor de Compras? Entre em contato conosco!