O segredo para integrar redes associativas

O associativismo é um meio de unir grupos com o mesmo interesse. É a organização de pessoas, empresas e comerciantes ligados à um objetivo em comum, com o foco principal no crescimento e fortalecimento de uma causa.

No mundo dos negócios as empresas podem aumentar as oportunidades, permitindo a divisão de riscos e custos quando fazem parte de redes associativas. As centrais de negócios são um exemplo, pois trabalham muito bem o formato de associativismo. É possível imaginar que por este motivo as partes estejam integradas, seguindo o mesmo foco e com um direcionamento bem traçado. Porém, nem sempre isso é possível. Muitas vezes, devido a processos burocráticos que exigem tempo, conhecimento e disposição, os planos saem do controle.

Existem várias metodologias e atalhos para que as redes associativas continuem fortes e perseverantes, e é comum que haja falhas principalmente na base da pirâmide, como questões simples de gestão, logística, financeiro e comunicação. É interessante estar sempre atento para resolver o problema de forma rápida para não causar a desintegração do grupo.

O primeiro passo é diagnosticar aonde está o principal problema que distancia os colaboradores. Consultores em gestão são ótimos para isso. Muitas vezes é algo simples que o grupo não consegue enxergar, e por conta disso acaba perdendo muito tempo e produtividade. O Sebrae tem vários profissionais capacitados que conseguem traçar os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades (análise SWOT). Numa simples consultoria já é possível saber o que pode ser melhorado.

A troca de experiências é fundamental dentro de uma rede de colaboradores. Imagine quantas histórias e experiências cada um carrega e podem servir como exemplo, fortalecimento e até incentivo para a própria rede. Compartilhar estas experiências é muito interessante, cria vínculo e integra os participantes que, muitas vezes, se identificam com a história do outro.

Focar em soluções e não nos problemas também mantém o grupo mais unido. Por mais que existam problemas, e eles existem, não é essencial colocá-los em primeiro plano. Pensar na solução sim, e a partir disso tudo irá convergir para o melhoramento do todo.

Organize Workshop. Existem colaboradores com outros potenciais que podem ajudar o grupo, motivar e ensinar algo novo. Dentro do mundo corporativo é necessário inovar, criar novos canais de comunicação, fontes de conhecimento, e principalmente manter as pessoas ativas, é assim que surgem novas ideias.

Gostou? Então compartilhe conosco o que você faz para manter sua rede mais integrada.