O que é o Cluster Empresarial ou de Negócios

O que é o Cluster Empresarial ou de Negócios?

A cooperação tem deixado de ser moda para realmente se tornar uma escolha. Cada dia mais empresas concorrentes estão se unindo em busca de preços mais competitivos e uma concorrência mais justa. Principalmente se tratando das micro e pequenas empresas.

O empreendedor que aprende a pensar coletivo e se adequa às mudanças que o mercado exige tem grandes chances de crescer. Não apenas financeiramente, mas pessoalmente, devido às relações empresariais criadas com outros empreendedores.

Neste sentido de parceria, você conhece o Cluster Empresarial ou de Negócios? Vamos explicar o que ele é, como funciona, quais os benefícios e ainda, alguns exemplos de clusters no Brasil.

O que é?

Ele é uma modalidade semelhante às centrais de negócios. Conforme o site Op Services, Cluster é um termo em inglês que significa “aglomerar” ou “aglomeração” e pode ser aplicado a vários contextos. Se aplicarmos ele no ramo de computação, por exemplo, o termo define uma arquitetura de sistema capaz de combinar vários computadores para trabalharem em conjunto ou denominar o grupo em si de computadores combinados.

Exemplo interessante, mas nosso foco são as relações entre os empreendedores. Um cluster é composto por empresas conectadas através de relações empresariais numa determinada região. As relações empresariais podem ser verticais ou horizontais.

Sobre elas, as relações verticais destacam alianças entre o fornecedor e o cliente. Já nas relações horizontais, as parcerias ocorrem em pares. A concentração geográfica de rivais permite a adoção da cooperação entre si, principalmente a nível tecnológico.

Como funciona?

Conforme artigo publicado no site Administradores, o cluster, ou também conhecido como arranjo produtivo local, funciona como mecanismo de reforço competitivo pela concentração geográfica, o que se dá por três maneiras: primeiro, pelo aumento de produtividade das empresas que o compõem. Segundo, pelo fortalecimento da capacidade de inovação. E, por último, pelo estímulo à constituição de novas empresas dentro do cluster, o que reforça a inovação e amplia o aglomerado.

Como consequência, o setor-alvo adquire robustez para competir com os seus rivais internacionais, ao mesmo tempo em que opera como fator em outros diamantes de competitividade nacional, promovendo, assim, um círculo virtuoso de desenvolvimento econômico.

Benefícios?

Dentre as vantagens do cluster, o site Gestão Portal menciona o fácil acesso a fornecedores, criação de canais de informação privilegiados, captação de mão de obra especializada, desenvolvimento de curvas de aprendizagem mais curtas e também, acesso à tecnologia.

O cluster permite a inovação, competitividade e possibilita que as PMEs alcancem economias de escala. Estas que são percebidas quando o custo médio de produção se torna menor à medida que ocorre aumento da produção. Dentre as vantagens dela podemos citar redução de gastos, aumento dos lucros, preços mais competitivos e avanço nas vendas.

Clusters empresariais no Brasil

Para reforçar esse modelo de negócio, queremos lhe apresentar alguns exemplos de cluster brasileiros que já estão no mercado. Assim você pode pesquisar mais e entender como o cluster empresarial funciona através de cooperativas que já o trabalham.

Cluster Aeroespacial Brasileiro – SP

De acordo com o próprio site, reconhecido como entidade representativa do setor aeroespacial do país, o Cluster Aeroespacial Brasileiro foi organizado a partir de 2004 e reúne mais de 90 empresas das cadeias aeroespacial e defesa, somando cerca de 19 mil postos de trabalho. Estas empresas estão distribuídas por seis estados brasileiros; a maior parte delas (60%) está sediada em São José dos Campos (SP).

O Cluster Aeroespacial Brasileiro promove ambiente colaborativo e favorável para gerar diferenciais competitivos e aperfeiçoamento de processos. Ele ainda colabora com o desenvolvimento de produtos, sustentabilidade, soluções, serviços e logística. Desta forma aumenta a competitividade e a excelência das empresas da cadeia aeroespacial no mercado nacional e internacional.

Abicalçados – RS

Conforme informações do próprio site, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é a entidade que representa a indústria calçadista nacional, atuando na defesa comercial em busca de melhores condições competitivas de produção no Brasil. Fundada em 1983, a entidade é sediada em Novo Hamburgo (RS). Ela possui em seu quadro de associados empresas calçadistas de todos os portes e estados brasileiros.

Vertical Manufatura ACATE – SC

Sobre a Vertical Manufatura ACATE, de acordo com informações do próprio site, ela abrange empresas de tecnologia que atuam no desenvolvimento e comercialização de soluções para o segmento de Manufatura.

São produtos e serviços de fabricação, rastreabilidade, sistemas de gestão e controle de produção e tecnologia laser para corte e gravação. E ainda, automação de processos, soluções em software para supervisão e controle, plataformas eletrônicas embarcadas, entre outras soluções. Isso visando a diminuição de custos, aumento de qualidade e produtividade, assim como o cumprimento de normas legais e diminuição de recalls.

Vale mencionar que a ACATE possui clusters verticais em vários segmentos. E a Área Central é associada a ACATE.

Sua empresa faz parte de algum cluster de negócios? Escreva nos comentários!

Leave a Reply