Área Central

O Mercado de Franquias

Uma modalidade de negócios muito utilizada atualmente são as franquias. Mesmo diante da crise, os números apontam que esse modelo segue em crescimento. Elas são uma excelente opção para quem quer empreender, porém ainda não conta com experiência de mercado. Desta forma, tornar-se franqueado de uma empresa já consolidada e com “know-how” permite que ambos os envolvidos saiam com vantagens. Na era da informação, muitas ferramentas tecnológicas auxiliam nos quesitos de gestão e logística, por isso, as franquias de software vêm ascendendo. Conheça os detalhes sobre este mercado.

O que são

As franquias no Brasil são regulamentadas pela Lei nº 8955, de dezembro de 1994. Por definição, franquia é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. Eventualmente, ela também dá o direito de usar a tecnologia de implantação e administração do negócio desenvolvido pelo franqueador. Importante saber que a relação franqueado-franqueador não é caracterizada como vínculo empregatício.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil tem hoje mais de 144 mil unidades e 2.979 marcas que atuam no franchising. Sendo assim, o mercado de franquias brasileiro se posiciona entre um dos dez maiores do mundo!

Para começar empreender

Para diversos especialistas, a franquia é a melhor opção para quem deseja investir no próprio negócio. Começar com este modelo tem sido uma opção cada vez mais procurada pela segurança que oferece ao investidor. De acordo com a ABF, a taxa de mortalidade do setor é de 5%, enquanto o Sebrae indica que essa taxa nas micro e pequenas empresas convencionais é de 46%. Para embarcar no setor, é preciso ter o perfil do segmento que deseja, possuir o dinheiro necessário para o investimento e ser aprovado pelo franqueador.

Vantagens

Área CentralAbrir um negócio é o sonho de muitos, mas também é uma atividade desafiadora. Os riscos e preocupações com o sucesso da empreitada são inúmeros, por isso, o mercado de franquias no Brasil é uma alternativa que atrai cada vez mais investidores. Especialmente porque apresenta crescimento constante!

Quem opta pela franquia não começa do zero, pois o franqueador já possui toda a experiência do negócio e auxilia o franqueado em grande parte do processo. Geralmente, o franqueador oferece suporte em todas as áreas do negócio, treinamento aos colaboradores, suporte na implantação e inauguração da empresa. Há também oferta de consultoria de campo, para ajudar o franqueado com a gestão da loja.

Uma das grandes vantagens é a marca ser conhecida. O Marketing é feito em rede, ou seja, as ações de divulgação são realizadas em conjunto, o que traz mais visibilidade para as empresas.

Crescimento do Setor

Mesmo diante da crise econômica, o segmento de franquias cresce no país. É o que mostram os números divulgados na Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Diante dos números divulgados pela Associação Brasileira de Franchising, o segmento de franquias só tem a crescer no país, mesmo enfrentando uma crise econômica e neste ano, há uma boa expectativa para quem atua nesse ramo. Segundo dados da ABF, o setor deve aumentar em até 10% seu faturamento, sendo que em 2017 o mesmo registrou um crescimento de 8%, atingindo 163 bilhões de reais e mais de um 1,2 milhão de pessoas foram empregadas no franchising brasileiro. Altino Cristofoletti, presidente da ABF, comenta que grande parte do bom desempenho no ano passado se deve ao trabalho interno realizado pelas redes. Elas não pararam de investir em geração de emprego, expansão das unidades e conhecimentos em tecnologia e inovação.

Interiorização

Houve uma época em que as franquias ficavam concentradas apenas nas capitais e em metrópoles. Isso já ficou para trás! A ABF indica que o franchising já atinge 2,3 mil (42%) dos municípios brasileiros que contam com unidades de franquias. Hoje, 20 das 30 cidades com maior número de unidades de franquias no Brasil são capitais. Entretanto, por ser um movimento crescente, deve ganhar ainda mais espaço nos próximos anos, pois os investimentos não param.

Tendências para 2018

Área CentralPara este ano, negócios que trazem inovação e transformação digital devem ser tendência no mercado de franquias. Em 2017, aconteceu um crescimento significativo nas áreas de entretenimento e lazer, assim como de comunicação, informática e eletrônicos, e esses setores devem continuar a crescer nos próximos anos. Além destes, as franquias de serviços, de estética, de moda e de pet shops também são boas apostas. Bem como as de alimentação saudável ou com foco em produtos naturais, academias, suplementos e produtos fitness.

Franquia de Softwares

Investir em tecnologia tem sido cada vez mais prioridade para empresas, independente do porte ou da atuação. Neste cenário, as franquias de software se destacam como uma opção interessante para quem deseja entrar nesse mercado e ainda de acordo com a ABF, o setor de comunicação, informática e eletrônicos cresceu 7,8% no ano passado. As franquias do segmento faturaram 5,1 bilhões de reais. Dentro desse setor, o nicho de software surge com redes de franquias baratas e modelos home office que atraem investidores com ou sem experiência na área de tecnologia.

O ramo de software está em ascensão, fazendo com que se tenha uma aumento considerável nas chances de ser um negócio bem sucedido. E o mercado tem forte potencial no país. O estudo Mercado Brasileiro de Software e Serviços 2017, produzido pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em parceria com a International Data Corporation (IDC), mostra que o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de investimento em Tecnologia da Informação (TI) na América Latina. O mesmo estudo indicou que o mercado nacional de TI – incluindo hardware, software, serviços e exportações – movimentou mais de 39 bilhões de dólares no ano de 2016.

Com todo esse potencial de mercado, as franquias de software oferecem soluções diversas, especialmente com foco em pequenas e médias empresas. Normalmente, os franqueados do segmento atuam especialmente na área comercial, prospectando clientes e vendendo as soluções da empresa.

Franquia Área Central

A Área Central também aposta neste sistema para continuar como líder de mercado. Abrindo a oportunidade para franqueados, a empresa busca mais proximidade do cliente e aumentar a atuação nacional. O Franqueado da Área Central terá apoio e know-how de uma empresa com 13 anos de experiência no segmento de redes e centrais de compras, além de apoio de marketing, suporte técnico e atendimento ao cliente. A franquia é indicada para consultores e empresas de sistemas, que possuem ou pretendem ter em sua carteira de clientes redes ou centrais de negócios. Conheça essa oportunidade clicando aqui.

Leave a Reply