5 motivos para o seu sindicato criar uma central de negócios!

5 motivos para o seu sindicato criar uma central de negócios!

Uma central de negócios é um modelo cooperativo que se encaixa em diversos setores do mercado, até mesmo em sindicatos. Inclusive, a fusão de sindicatos é uma tendência mundial.

Este formato de gestão traz inúmeros benefícios para o sindicato, e pode ser muito bem aproveitado para promover o crescimento destes grupos.

Por isso, apresentamos neste conteúdo uma breve explicação do que é uma central de negócios, sua importância para os sindicatos, e reunimos 5 motivos para o seu sindicato criar uma! Continue a leitura!

O que é uma central de negócios?

O modelo de central de negócios apresenta grandes oportunidades para os sindicatos. Basicamente, uma central de negócios é a união entre grupos e empresas de um mesmo mercado, com uma gestão centralizada que visa fortalecer a atuação destes grupos, por meio do cooperativismo.

Com a central, ações como as compras e vendas são realizadas em conjunto, o que traz maior poder de negociação, redução de custos e competitividade para cada associado.

Assim, os sindicatos conseguem superar desafios que, se enfrentados sozinhos, seriam muito mais difíceis. Além disso, são geradas mais oportunidades e benefícios, contribuindo para a estabilidade deste setor.

As centrais de negócios também são vistas como um avanço do modelo de central de compras, que atua apenas na integração das compras. Uma central de negócios, além de realizar as compras em conjunto, amplia a atuação coletiva para diversas outras áreas do sindicato.

Conforme matéria do Estadão, “a fusão de sindicatos é uma tendência mundial. Na Alemanha, por exemplo, há oito sindicatos nacionais de trabalhadores e, em cada cidade e bairro, há uma seção.”

Nesta mesma matéria, Valter Sanches, secretário-geral do IndustriAll, afirma que “a tendência de fusão de entidades sindicais, ainda que com o objetivo imediato de sobrevivência financeira, será benéfica principalmente para os trabalhadores que terão uma estrutura mais forte para apoiá-los.” 

Outra vantagem é que a união dos sindicatos tende a reduzir a fragmentação por setores ou ramos e ainda contribui para a transformação digital do mercado.

Agora que você já sabe o que é uma central de negócios e qual sua importância para o setor sindical, confira 5 motivos para o seu sindicato criar uma e quais são os ganhos que você terá!

1 Aumento do poder de negociação e redução de custos

Um dos grandes desafios dos sindicatos é a geração de receita e, consequentemente, o baixo poder de compra. Entretanto, ao criar uma central de negócios, ou se associar a uma, novas possibilidades são criadas.

A retenção de associados contribui significativamente para a redução de custos, já que as compras de mercadoria, insumos e serviços são feitas em conjunto. É possível obter melhores preços e maior poder de compra.

A visão completa e estratégica que a central proporciona faz com que o gestor tenha uma tomada de decisão mais assertiva e consiga gerar bons negócios para seus associados.

Com a união dos sindicatos, é possível comprar maiores volumes de itens, com preços menores do que os geralmente praticados pelo fornecedor. 

Além disso, os sindicatos também podem obter melhores condições para linhas de crédito quando atuam em cooperação.

2 Centralização das informações

A falta de comunicação e a dispersão de informações estão entre os principais fatores que reduzem a produtividade em qualquer tipo de organização, além de induzirem a erros de processos.

Ao fazer parte de uma central de negócios e contar com um sistema de gestão que possua recursos eficientes para a comunicação, a centralização das informações passa a ser uma realidade, e traz diversos benefícios para a rotina do sindicato.

O gerenciamento centralizado traz mais agilidade pois a comunicação se torna mais fácil, intuitiva e segura. Centralizar as informações também é uma maneira de manter todos os membros engajados com os objetivos da central.

Portanto, uma central de negócios pode gerar uma grande melhora na forma como os sindicatos se relacionam.

Contar com recursos como agenda de compromissos, compartilhamento de arquivos e salas de reuniões traz ainda mais eficiência à comunicação da central.

3 Participação e engajamento dos associados

Como você viu, a centralização de informações contribui para o engajamento dos associados. Este engajamento é fundamental, pois fazer com que mais pessoas se interessem pelos objetivos do sindicato e se reúnam para alcançá-los permite conquistar melhores resultados mais rapidamente.

A troca de experiências possibilita o crescimento contínuo do sindicato, que estará sempre atualizado com as tendências do mercado e boas práticas do setor.

Quanto mais associados engajados com a central, maior é a redução de custos nas atividades.

Tudo isso dá uma atuação mais ampla, relevante e competitiva para o sindicato.

4 Atividades integradas entre os participantes

Atividades integradas entre os participantes

Uma central de negócios integra todos os processos relacionados às compras entre os participantes. Com as ferramentas certas, você pode acompanhar todas as etapas, desde a cotação, negociação, acordos comerciais, até a entrega. 

Esta padronização simplifica o processo, aumenta a produtividade e evita erros comuns, como pedidos ou valores incorretos.

Outras áreas integradas entre os associados são a comunicação, como citamos no item anterior, a análise de desempenho e relatórios, o monitoramento das verbas, entre outras. 

Além disso, com tecnologias voltadas para centrais de negócios, também é possível automatizar atividades e processos, tornando a formação deste modelo de negócio ainda mais vantajosa e produtiva.

A central de negócios apresenta vantagens inclusive para os fornecedores do sindicato, pois oferece maior proximidade com os compradores do grupo, mais agilidade nas cotações e redução de custos com visitas e deslocamentos.

Por fim, a combinação de integração e centralização das informações permite que todos tenham uma ampla noção das atividades do sindicato, quais foram os resultados alcançados e o que é preciso ser feito para continuar em constante crescimento. 

5 Maior controle financeiro

O último motivo que queremos destacar para ajudar você a entender como uma central de negócios pode ajudar o seu sindicato é o maior controle financeiro que ela proporciona.

Por se tratar de um tipo de organização que não costuma contar com uma alta e recorrente geração de receita, um bom controle financeiro é fundamental para manter a sustentabilidade econômica do sindicato.

Nesse sentido, além de todos os benefícios relacionados à redução de custos e obtenção de melhores condições em negociações, a central possibilita uma aplicação mais estratégica do orçamento disponível, por meio análises, relatórios, informações confiáveis, e até mesmo feedbacks dos associados.

Todos estes fatores em conjunto trazem mais assertividade às ações do sindicato, e contribuem para o crescimento deste setor.

E então?

Você viu neste conteúdo que uma central de negócios é a união de grupos e empresas de um mesmo segmento com o objetivo de facilitar suas respectivas atuações e negociações.

Contar com uma gestão neste modelo pode apresentar diversos benefícios para o sindicato, como aumento de produtividade, redução de custos, comunicação mais eficiente e crescimento do setor.

Reunimos 5 dos principais motivos para o seu sindicato criar uma central de negócios. Mas é preciso destacar que para conseguir aproveitar ao máximo as possibilidades criadas por uma central, é fundamental contar com tecnologias que contribuam para a sua gestão.

A Área Central é uma plataforma que traz recursos específicos para centrais de negócios, incluindo a área de compras, comunicação, financeiro e gestão. 

Para conhecer um pouco mais sobre nossa solução e entender como ela pode ser útil para a sua central, clique abaixo e agende gratuitamente um bate-papo com um de nossos especialistas!

Conversar com um especialista