Marketing para associados

Marketing para associados – confira dicas de como conquistar o mercado

Quando falamos de marketing para associados, ele vai muito além das estratégias colocadas em prática no PDV ou na loja física. Ele deve abranger também ações que impactem o consumidor desde o seu estabelecimento até na presença da rede e do seu negócio no ambiente digital.

É utilizado o marketing na sua rede ou central de negócio? Se ele ainda não é expressivo dentre as ações realizadas para conquistar o público, então está mais do que na hora de você – associado ou gestor – começar a utilizar o marketing para conquistar o mercado!

Nesse sentido, continue a leitura e confira alguns pontos importantes quanto a essa questão e dicas que podem ser utilizadas para transformar o marketing em uma ferramenta chave para a expansão da sua rede ou central!

Entendendo o marketing para associados

O marketing dentro das redes e centrais normalmente pode ser trabalhado de duas formas:

  • Centralização do marketing: onde cada associado precisa aceitar os padrões de campanhas, encartes, fachadas e publicidade estabelecida pela rede ou central, gerando uma comunicação unificada. Esse formato costuma ser utilizado por redes mais estruturadas, onde no setor de marketing existem pessoas focadas nessa questão, o que permite um maior controle do que é feito.
  • Marketing específico: acontece em redes e centrais onde os associados são livres para investir em marketing. Neste caso, essa parte não está inclusa no contrato com o grupo, onde é necessário apenas inserir a marca da rede nas propagandas e ações a serem executadas pelo associado.

Para estruturar ações de marketing que realmente tragam resultados para os associados e a rede ou central como um todo, os envolvidos precisam estipular quais são os objetivos que precisam ser alcançados. Que podem ser:

  • Apresentar aos consumidores os melhores preços
  • Buscar novos associados
  • Conquistar novos investidores
  • Ser notado por fornecedores de grandes marcas
  • Fidelizar e criar um maior relacionamento com o público.

Esses são só alguns exemplos, mas é fundamental traçar um ou mais objetivos para que as ações de marketing sejam estruturadas e seja possível visualizar quanto de investimento é necessário para colocá-las em prática.

Qual a importância do marketing?

Qual a importância do marketing

É bastante clichê, mas você conhece aquela frase “quem não é visto, não é lembrado”? Mesmo que essa união através do associativismo já exista alguns anos, esse modelo de negócio é muito “novo”.

Apenas nos últimos tempos que se tem falado com mais conhecimento sobre ele e que existem pessoas mais envolvidas, como investidores e lojistas. Ou seja, é muito recente o interesse – de membros e do mercado – neste modelo de gestão que busca colaborar no crescimento de pequenos e médios empreendedores de forma competitiva.

Através do marketing redes e centrais podem expandir cada vez mais o conhecimento e expertise de atuação. O que permite que sejam vistas como um negócio sério e estruturado.

Como consequência disso, o próprio governo e a legislação em si passarão a trabalhar mais em cima deste negócio, o que estimulará o apoio de entidades e a participação de novos integrantes.

Então, o marketing para associados vai muito além de ser assertivo na comunicação com o consumidor. Ele também vai impactar positivamente na presença de mercado das redes e centrais.

Como ganhar notoriedade, conquistar a confiança de novos empresários e investidores se a sua rede ou central não mostra estar presente nos meios on-line e off-line?

Com ele, a visibilidade e as vendas podem aumentar, o governo passará a enxergar esse nicho de mercado e a legislação poderá ser mais trabalhada a favor desse modelo de negócio.

E ainda, novos investidores poderão encontrar vantagens e fornecedores também serão impactados, já que com o crescimento da rede ou central, eles precisarão melhorar os preços para continuar lhe atendendo.

Benefícios das ações de marketing

Benefícios das ações de marketing

Conquistar cada vez mais consumidores e fidelizar os que já são clientes. Podem se passar anos, mas este é o foco principal de qualquer empreendedor, concorda?

Quando passa a integrar uma rede ou central, o associado busca melhores negociações com fornecedores, expansão no mercado e ainda, almeja se tornar referência na região em que atua.

Mas, onde entra o marketing? Se você está focado em oferecer produtos de qualidade e com preços baixos, por exemplo, o marketing pode ser utilizado para divulgar isso!

Ele vai ajudar a mostrar ao consumidor que você se preocupa com ele e que tem opções de produtos que podem resolver o problema dele! E ainda, o cliente passa a saber novidades e tendências que você tem e quais vantagens que ele tem ao adquirir produtos na sua loja.

Essas são ações que certamente contribuem para uma maior identificação do consumidor com sua marca, onde chegamos ao foco principal: fidelizar clientes.

Algumas vantagens do marketing na rede ou central:

  • Visibilidade no mercado
  • Fortalecimento do modelo de negócio
  • Maior presença frente ao governo
  • Com o crescimento “visível” a legislação precisará se estruturar melhor
  • Maior notoriedade entre investidores
  • Conquista do consumidor ao deixar suas ações e atividades “expostas”.

Dicas de ações de marketing para associados

Dicas de ações de marketing

Não basta apenas mostrarmos a você o quanto o marketing é importante e os benefícios dele. Por isso, separamos algumas dicas de ações de marketing que podem ajudar sua rede ou central conquistar mais mercado.

Seja digital

Já falamos em outro conteúdo aqui do blog sobre a importância de investir em ações de marketing digital. Então, é primordial que você e sua rede estejam presentes nas redes sociais. E ainda, que invistam em um site bem estruturado e o mantenham atualizado com informações sobre ações, conquistas e estratégias que foram implementadas.

Não há mais como negar o impacto do meio digital no crescimento ou declínio de negócios no mundo inteiro. Estar on-line é uma ação que, se bem planejada, pode não demandar muito investimento e trazer grandes avanços para sua rede ou central.

Tenha um software de gestão

Esse ponto afeta consideravelmente o crescimento da sua rede ou central no mercado. Para que ela consiga expandir é preciso que todos os dados das negociações e ações realizadas estejam “salvos” dentro de uma plataforma de gestão.

Caso contrário, como você e sua rede irão comparar informações e identificar insights para melhorar o poder de barganha com fornecedores, por exemplo?

Esse controle assertivo de todas as movimentações permite que os próximos passos sejam dados levando em conta o que tem sido feito até então.

Mas, onde isso contribui ao marketing? Uma rede ou central que não tem controle dos dados, do que precisa ser pago ou do volume de mercadorias em estoque, por exemplo, pode passar a imagem de desorganizada. Nesse sentido, o software ajuda no controle e gestão das compras e vendas, fortalecendo essa visão no mercado.

Mídias off-line

Parece que todo o foco está apenas no on-line, mas não. Já estamos lidando ou precisamos lidar com um público diferente, os clientes omnichannel, que trafegam entre vários canais – digitais e físicos – antes de realizar uma compra.

Então, mesmo que ações de marketing digital atualmente estejam em foco, a produção de encartes com promoções convidativas e carro de som, por exemplo, podem ser boas estratégias para serem implementadas na sua região de atuação.

Vale a pena fazer uma pesquisa para entender mais sobre onde a rede atua e quais regiões têm essas mídias muito presentes e ainda trazendo bons resultados.

E então?

Como falamos ao longo do conteúdo, o marketing para associados não se trata só de ações tradicionais, mas também de ações no ambiente digital.

E uma questão relevante quanto a isso é que só uma pesquisa e análise aprofundada é capaz de dizer quais ações e canais podem ser assertivos para sua rede ou central.

Lembra que falamos da importância de definir um objetivo? É com ele e uma investigação de mercado que será possível identificar se as ações tradicionais ou ações digitais podem trazer mais resultados. Ou as duas juntas.

As dicas que apresentamos – ser digital, ter um software de gestão e investir em mídia off-line – são apenas algumas das possibilidades de marketing que podem ser trabalhadas, mas são as que consideramos primordiais para um começo nesta área.

Se sua rede ou central ainda não investe em marketing, esta é a hora de colocar em pauta o que precisa ser feito para que ele comece a funcionar!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco! Se vocês ainda não contam com um software de gestão, solicite gratuitamente abaixo uma demonstração da nossa plataforma!

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