Centrais de Negócios

Marketing Digital para Centrais de Negócios

Por conta da globalização e da internet, as pessoas hoje têm acesso à informação quando e onde estiverem, via computadores, tablets ou celulares. As redes sociais, por exemplo, são fortes fatores influenciadores para a imagem dos negócios. Raras são as empresas que não existem do mundo virtual atualmente – e deveriam apressar-se! Na era em que estamos, é impensável uma empresa crescer e alcançar bons resultados sem estar incluída no mundo digital. As redes também não podem ficar fora dessa! Entenda um pouco mais sobre as vantagens do marketing digital para as Centrais de Negócios.

Marketing Digital – O que é?

SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são algumas das estratégias mais conhecidas de Marketing Digital. Está familiarizado com os termos? Já ouviu falar sobre isso?

O Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa executa de modo online (em sites, plataformas, redes sociais…) com o objetivo de atrair novos negócios, potenciais clientes, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Resumidamente, Marketing digital é promover produtos ou serviços por meio de Mídias Sociais. Essa vertente do marketing revolucionou o modo de como as empresas se comunicam com os consumidores!

A democracia da Internet

Centrais de NegóciosO meio digital pode ser uma excelente alternativa para pequenos empresários expandirem sua divulgação e prosperarem, já que eles podem crescer de maneira mais rápida e competitiva. A comunicação através da internet reduz obstáculos pois proporciona a mesma oportunidade para todos, independente de serem micro, pequenos ou grandes empresários.

Anderson de Andrade, diretor executivo da A2C (agência ON-LIFE de transformação digital de grandes negócios) e presidente da ABRADi (Associação Brasileira dos Agentes e Agências Digitais) explica isso dizendo que “No mundo digital a distância até o cliente é a mesma para uma grande empresa e para uma pequena”. Ou seja, essa é a grande democracia da internet, os clientes estão acessíveis para todo e qualquer tipo de empresa, bem como as empresas estão sendo vistas por todos os tipos de públicos.

Atuar em Rede

Anderson também destaca a importância do trabalho em rede nessa era, pois este conceito está intimamente associado a forma como o mundo digital funcional: “Na era conectada em que estamos vivendo, o mundo está estruturado em redes, e os negócios só vão continuar existindo e prosperando caso compreendam o valor da colaboração, da troca e da conexão”. Esses ideais são justamente os ideais norteadores das Centrais de Negócios e, por isso, elas devem estar atentas a presença no meio on-line.

É um mundo complemente novo e de muitas perspectivas para redes de negócios. E, como esperado, também de adaptação. Para alcançar o sucesso o primordial é possuir iniciativa! “Qualquer caminho que se deseje percorrer, é necessário dar o primeiro passo”, comenta Anderson. É preciso se fazer presente (quem não é visto não é lembrado!) e estar preparado para os erros e acertos, adquirindo sempre mais conhecimento e experiência.

Relacionamento com o público

Marketing DigitalNo marketing digital o mais importante é o relacionamento com o cliente. É preciso dar atenção aos clientes, criar e disponibilizar bons produtos, pensar nas necessidades deles. Anderson costuma afirmar que “Não existe consumidor online, existe consumidor. A forma que ele usa atualmente para buscar informações e tomar decisões de compra é 95% pelos ambientes e canais digitais. A sua estratégia online/digital/negócio precisa ser pensada sempre em torno das necessidades do seu cliente”. O valor do consumidor online é o mesmo de que de qualquer consumidor, pois a única coisa que muda é o meio de comunicação. Muitos empresários erram ao considerar os consumidores online menos importantes e perdem excelentes oportunidades de negócios, além de poderem manchar o nome da empresa.

A forma como as marcas e negócios devem atuar com o público nas redes sociais deve ser assídua, pois é um ambiente de muito interação: monitorar, observar, interagir e inovar. Essas devem ser as palavras na cabeça dos empreendedores. “Sem dúvidas, estar presente e criar diálogo, interação, especialmente para ajudar o seu cliente, são caminhos de oportunidades sem limites”.

Online ou off-line?

Nem um, nem outro. Para Anderson, deveria existir somente on-life! Ele acredita que a comunicação esteja inserida em qualquer um dos meios, portanto, independentemente do canal, o objetivo sempre será o mesmo: consumidor e cliente. Porém, a comunicação digital é de extrema importância na busca de resultados promissores e quando a empresa está preocupada em estabelecer uma boa relação com os consumidores.  A tecnologia deve ser tratada como prioridade: “Tudo precisa ser pensando primeiro no digital e nos smartphones, para depois aplicar e desdobrar nos demais meios”, lembra o empreendedor.

Case: Rede Clip

MKT DigitalA Clip é uma rede composta por 45 lojas no estado do Rio Grande do Sul, presente em 34 cidades gaúchas e que trabalha nos segmentos de casa, escola e escritório.  A Clip aderiu ao marketing digital e investe na divulgação online desde de julho de 2016, quando efetuou o lançamento da marca. A rede possui uma área específica de marketing que desenvolve a comunicação, mas contam também com a assessoria de uma agência de publicidade.

Luiz Henrique Muller de Paula, consultor da Rede Clip, diz que a web é o principal canal para desenvolver estratégias: “O grande objetivo por trás da marca é ampliar as vendas, e a web é um canal que traz um bom custo benefício”.

A internet possibilita a interação intensa com do público com as empresas, sendo que o consumidor pode tanto fazer um feedback positivo, quanto sugerir melhorias em relação ao produto, serviço ou atendimento. E o gestor deve estar atento às sugestões, fazendo também com que o consumidor note que sua opinião está sendo levada em conta para a melhoria do serviço.

Hoje, o mundo digital serve para as pessoas pesquisarem sobre produtos e serviços em sites de e-commerce, compararem preços em websites e procurarem, ainda, por informações em fóruns ou blogs. Os consumidores estão constantemente monitorando as marcas pela internet! Diante do comportamento do consumidor e das tendências de mercado, é preciso estar conectado com o público, e o universo online é o melhor canal para isso.