Lojista, você compra bem

Lojista, você sabe comprar bem?

A gestão do negócio em si já demanda muito tempo e dedicação de você lojista. Agora, como andam suas compras? Você conta com fornecedores de grandes marcas?

Eles te oferecem parcelamento facilitado? Ou são difíceis de negociar e os produtos não são os melhores? E ainda, você tem conseguido controlar o estoque com assertividade? O fluxo de entrada e saída está em sintonia? Ou você já está com alguns produtos parados a muito tempo?

Se você se encontra nessa situação, saiba que muitos lojistas passam por isso diariamente. Lidar com a gestão do negócio, principalmente do setor de compras, pode demandar muito mais do que você consegue gerenciar.

Nesse sentido, hoje queremos conversar com você a respeito do que pode estar prejudicando seu crescimento e sua competitividade no mercado.

Vamos apresentar também uma solução que tem conquistado cada vez mais lojistas. Que com certeza tornará todas essas questões muito mais simples e práticas de manter em ordem. Confira!

Lojista e o poder de negociação com fornecedores

A capacidade de lidar com fornecedores de forma eficaz é indispensável para que você consiga gerar lucro ao seu negócio sem deixar de oferecer produtos de qualidade aos seus clientes.

Ao negociar bons produtos com preços competitivos, você consegue manter seu negócio em crescimento, além de fidelizar seus clientes.

Contudo, sabemos que existem algumas restrições impostas pelos fornecedores. Uma delas normalmente está relacionada a venda de um produto acima de uma determinada quantidade.

Nesse sentido, na maioria das situações, o volume de mercadoria ofertado com um preço competitivo se torna inviável devido a sua demanda ser inferior. E então, você acaba por optar por outros produtos similares já que não consegue negociar com fornecedores quantidades maiores.

Colocar à disposição dos consumidores marcas conhecidas e produtos de qualidade é essencial. Com o número de concorrência cada vez maior, não é mais só o preço que conta. Os clientes estão mais exigentes e um produto com valor agregado tem sido mais relevante na escolha do que o preço propriamente dito.

Administração das compras

Administração das compras

Tão importante quanto colocar para venda produtos de qualidade e obter barganha com fornecedores, é ter o controle do estoque e de todas as questões que envolvem as compras.

Você analisa os fornecedores disponíveis no mercado? Quais critérios utiliza na escolha? Existe um controle das compras realizadas e dos pagamentos que precisam ser feitos?

Neste sentido, para que você compre bem é necessário comparar os fornecedores e identificar quais oferecem vantagens. E é importante também estabelecer critérios, como por exemplo, prazo de entrega e valor do frete. Assim, aos poucos, você consegue selecionar quais atenderão melhor suas demandas.

Já ao visualizar as compras anteriores, você consegue detectar quais fornecedores ofereceram mais descontos, podendo utilizar essa informação como argumento nas próximas negociações.

Agora, quantas unidades de um determinado produto você ainda tem em estoque? Qual produto que está vendendo bastante e que necessita ser comprado com maior frequência?

Essa percepção dos produtos comprados e que ainda não foram vendidos evita que aconteça a ruptura de estoque. Onde ocorrem duas situações comuns: você ter mais estoque do que o mercado consome ou você estar com produtos em falta, não suprindo as necessidades dos consumidores.

Então, com todas essas perguntas precisamos te questionar em relação a isso: você consegue administrar todos os processos e etapas que envolvem o setor de compras do seu negócio?

Quanto mais estratégica e controlada for sua gestão das compras, menos prejuízos você terá. É preciso existir um equilíbrio entre o que se vende e o que se compra.

Os dados gerados são utilizados?

Outro aspecto muito importante quanto as suas compras, está relacionado ao “banco” de dados e informações que são geradas ao longo das negociações realizadas.

Isso está conectado ao que mencionamos acima. Você tem um histórico de compras e fornecedores utilizados? Os valores dos produtos, frete e descontos recebidos estão acessíveis? Você tem registrado como foi o atendimento e entrega de determinado fornecedor? Teve algum que ofereceu um desconto maior?

Se você tem um banco de dados, ao analisá-los, você consegue identificar pontos a serem melhorados na gestão ou até mesmo insights que podem tornar suas compras mais assertivas?

Essas informações precisam ser armazenadas e organizadas. Os dados gerados ao longo do tempo podem e vão contribuir para tomadas de decisão mais precisas e vantajosas ao seu negócio. Contudo, é preciso também ter expertise para lidar com todas elas.

Fazendo parte de uma Central de Compras

Fazendo parte de uma central de compras

Você enfrenta os problemas que apresentamos? Se sim, queremos te dizer que o poder de barganha com fornecedores, a gestão das compras e a transformação de dados em informações estratégicas são possíveis se você fizer parte de uma Central de Compras.

O associativismo empresarial tem conquistado cada vez mais lojistas no Brasil. Isso porque, os benefícios de integrar uma central vão muito além de compras com menor custo e produtos de qualidade com preços competitivos.

Lembra que mencionamos a importância de saber administrar as compras e de ter a capacidade de lidar com os dados deste setor? E assim ter ideias para melhorar o processo de compra ou aspectos do negócio em si?

É comum encontrarmos empresários que tem muita vontade e determinação para fazer o negócio crescer. Contudo, a gestão das compras – o que consideramos algo essencial na sobrevivência de um negócio – e até mesmo da empresa acabam sendo um desafio.

Ao dividir problemas, anseios, dificuldades do mercado e realizar a troca de experiências com empreendedores na Central, você não só provavelmente vai identificar outros associados na mesma situação, como também, encontrará quem já tenha passado por isso e tenha buscado uma solução.

Não podemos esquecer de um fator que contribui muito para o sucesso das Centrais de Compras e Redes de Negócios: um software de gestão.

Com o software de gestão da Área Central todas as questões relacionadas as compras podem ser acompanhadas. Nele é possível também confrontar fornecedores e analisar as compras já efetuadas. E ainda, comparar dados que podem fornecer maior embasamento para as decisões da Central.

O software de gestão, aliado as práticas associativistas da Central, podem trazer avanços expressivos para você lojista, tanto em vendas quanto em presença de mercado.

O que de fato é comprar bem?

Comprar bem é conseguir diminuir os custos não só do produto, como também do transporte, por exemplo. É conseguir ter uma visão 360º das informações e assim enxergar novas possibilidades de negociação.

É conseguir comprar a quantidade necessária de produtos, com um preço competitivo e ainda sim atender as expectativas e necessidades dos clientes da loja.

Comprar bem é contar com fornecedores parceiros, que ofereçam vantagens e que atendam sua demanda com qualidade. É também contar com parceiros associados que realizam juntos compras coletivas, que dividem desafios e experiências diárias.

Você viu que realizar as compras sozinho pode acarretar em alguns problemas no futuro. A gestão de um negócio, especialmente do departamento de compras, precisa de muita atenção.

Por isso, a Central de Compras é uma alternativa que vem sendo buscada por lojistas, pelos benefícios que oferece. Com o auxílio dela e de um software, o controle das compras é mais organizado, estruturado. E ainda, permite ao gestor e associados terem vários insights para as próximas decisões.

Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, faça download do nosso e-book onde apresentamos dicas de como obter sucesso através das Centrais de Compras! É gratuito!

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