A importância do gerente de loja capacitado para o bom desempenho das vendas!

A importância do gerente de loja capacitado para o bom desempenho das vendas!

Mesmo integrando uma rede associativa e conseguindo bons descontos, alguns cuidados são fundamentais para ter um negócio saudável e que traga lucros. Um bom gerente de loja é um dos principais deles! 

Sem esse tipo de profissional, dificilmente você conseguirá alcançar plenamente os seus objetivos de crescimento.

O gerente de loja carrega uma importância determinante para o sucesso da empresa e, consequentemente, para o desempenho das vendas. 

É ele que está na dianteira, carregando a cultura organizacional e os objetivos da organização junto com seus colaboradores.

A seguir, saiba quais são os principais erros cometidos pelo gerente de loja, descubra os meios de reconhecer uma gerência eficaz e entenda como o gerente pode melhorar o desempenho do seu negócio. Continue a leitura!

Quais os principais erros cometidos pelo gerente de loja?

Um bom gerente consegue motivar a equipe, alinhar as ações aos objetivos propostos e ser um verdadeiro porta-voz da cultura empresarial. 

Por outro lado, um gerente sem a devida capacitação pode comprometer o crescimento do negócio, como bem destaca o blog Infovarejo

Falhas de formação são relativamente comuns, pois algumas empresas investem mais em treinamento de vendedores, deixando o gerente de fora desse ciclo de aprendizado.

Gerentes que não foram devidamente capacitados muitas vezes assumem a função de apenas supervisionar a equipe. Isso significa que eles focam suas energias no controle, no lugar de transmitir conhecimento e de fato gerir o time.

Outro erro comum é não refletir a cultura organizacional da empresa. É justamente o gerente que faz essa articulação entre a cultura empresarial e os colaboradores. 

Um bom gerente assume o papel de guia, orientando os funcionários em suas missões diárias, mas também mantendo uma visão macro e direcionada para o futuro. 

No próximo item, descubra os meios de descobrir se a atuação do gerente de loja é eficaz. 

Como saber se a gerência é eficaz?

Existem algumas perguntas que podem ajudá-lo a entender a verdadeira eficácia da sua gerência. São pontos de atenção criados justamente para avaliar o status da relação do gerente com a empresa. 

Uma forma de compreender a eficácia do papel do gerente é se questionar: seus concorrentes estão cativando melhor os clientes com estratégias inovadoras? Esse é um bom termômetro para medir a capacidade de inovação e estratégia da gerência.

Outro fator importante para estar atento tem relação com erros e acertos. Qual é a relação da equipe com essas situações? Quando acontecem, erros ou acertos geram aprendizado ou são recebidos apenas como gratificação ou punição?

É comum que em um ambiente de muita competitividade de mercado existam sistemas de recompensa ou mesmo punições dependendo dos erros ou acertos cometidos. Essa não é a melhor forma de responder a eles.

Pelo contrário: artifícios assim podem desmotivar a equipe e comprometer os objetivos a longo prazo. 

Vale também questionar como ocorre a ética nos negócios e a relação entre gerência e colaboradores. Existe uma relação de respeito ou há uma verticalização de poder? 

Muito aprendemos também ao analisar as atitudes dos colaboradores. O famoso “corpo mole” para resolver problemas, por exemplo, é resultado de problemas de gestão.

Como se dá o ciclo de aprendizado dentro do time? É através de críticas e constante pressão? Existe uma preocupação em especializar a equipe? 

Muitos gerentes caem no erro de confundir pressão com responsabilidade, o que acaba sendo contra produtivo.

Ao refletir sobre esses pontos, é possível ter uma ideia sobre o comportamento da gerência. Uma vez identificados os problemas, é preciso então entender como evitá-los e melhorar a capacitação do gerente de loja. Confira no item seguinte.

Como o gerente pode melhorar o desempenho da loja?

Como o gerente pode melhorar o desempenho da loja?

O gerente de loja precisa estar consciente das ações que ele deve tomar para influenciar positivamente a equipe e direcioná-la ao sucesso. Entre os principais cuidados que esse profissional deve adotar, destacam-se:

Tenha uma comunicação eficiente

Um bom gerente precisa se comunicar muito bem com o seu time de vendas, afinal, ele é um elo entre os colaboradores e a empresa. É papel dele informar os desafios e metas a serem cumpridas.

Como destaca o Blog do Lojista, durante o treinamento do gerente, é essencial focar no desenvolvimento de habilidades comunicacionais e de repasse de feedback. 

Um feedback pode ser construtivo ou simplesmente derrubar a energia do colaborador. É importante encontrar o melhor tom.

Esse “tom” da comunicação precisa expressar eficiência, mas também motivar a equipe. Um gerente que não trabalha bem a comunicação, dificilmente é respeitado pelo time. Um time desalinhado também dificilmente é bom em vendas.

Tenha clara a função comunicacional do gerente de loja, que precisa ser ouvido, mas também tem que aprender a ouvir.

Desempenhe uma liderança construtiva

Ser um líder não é simplesmente mandar nos outros ou responder a todos os anseios e vontades do seu time. É preciso encontrar um equilíbrio produtivo dentre desse espectro de possibilidades.

Um bom líder capacita, motiva e gerencia sua equipe. É preciso saber trabalhar em diferentes cenários, dos momentos de maior venda, aos períodos de expectativa baixa.

Desenvolva habilidades para treinar e orientar

Muito além de liderar, o gerente precisa também treinar a equipe e ajudá-la a atingir seu crescimento profissional. É através desse desenvolvimento que o colaborador encontra um sentido maior para o seu trabalho.

Estabelecer desafios práticos e que dialoguem com a missão do time é uma forma interessante de treinar e orientar os colaboradores. É um jeito de envolvê-los, fazendo-os superar suas próprias expectativas.

O desenvolvimento de bons treinamentos também depende de saber identificar desafios e dificuldades, como aponta o blog Meetime

O valor do gerente de vendas é expressado através da análise de desafios e propostas de soluções por meio de acompanhamento e orientação.

Saiba interpretar dados

Não basta desenvolver as habilidades comunicacionais e a relação com a equipe sem ter atenção aos dados. 

Dados são ferramentas muito importantes para o acompanhamento do sucesso de uma empresa, inclusive na hora de fazer previsões e tomada de decisões.

Informações coletadas sobre clientes podem orientar planos de curto e longo prazo. Uma análise de indicadores econômicos também serve para entender o cenário de vendas.

Na era da informação, deixar o acompanhamento e análise de dados de lado é simplesmente ficar no passado. O gerente de loja precisa aliar suas habilidades pessoais às informações vitais que os dados conferem a ele.

Você já havia refletido sobre a importância do gerente de loja? Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Agora, se você quer melhorar ainda mais sua gestão, confira o Kit que elaboramos com insights e dicas!

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