Gestão financeira eficiente ajuda na expansão das centrais de negócios

Uma central de negócios é o avanço das centrais de compras, ampliando o foco para atuação coletiva que antes era focada apenas no setor de compras. A central de negócios é o elo entre várias empresas em prol do crescimento coletivo, tendo em vista que esta visa benefícios comuns por intermédio de ações coletivas, contando com pequenas e grandes empresas que se unem para obter benefícios democratizados.

Entre diversos objetivos, o mais comum se refere às compras conjuntas de mercadorias. Assim, o valor diminui individualmente, pois os itens são comprados em um grupo e em maior quantidade. São diversos benefícios que cercam o empresário que está envolvido em uma central de negócios, tais como: aumento do mix de produtos, treinamento em conjunto, padronização da fachada, venda conjunta com maior acesso às mídias, dentre outras melhorias que explicamos em outro post.

Com o aumento do volume financeiro em diversos estabelecimentos, se faz indispensável uma gestão financeira eficiente que acarretará em um crescimento conjunto e, até mesmo, em novas filiais. Esse é o ponto principal. É como o coração humano, sem ele não viveríamos, porém é o cérebro quem transmite a de que forma o coração deve bater. Assim funciona a gestão financeira. Necessitamos gestores capazes de selecionar corretamente o caminho a percorrer pela empresa para novas filiais.

O gestor deverá estar constantemente atualizado e adquirindo conhecimento estratégico, não apenas organizando um plano tático orçamental, projetando receitas e despesas, e Balanço Patrimonial anual da empresa, mas também definindo objetivos financeiros e plano de metas. Isso porque com uma boa gestão financeira a empresa tem maiores chances de expandir as centrais de negócios, girando cada vez mais sua marca e aumentando as chances de se tornar o melhor do mercado.

Dicas para uma boa gestão financeira

  • Antes de formular o valor de venda, é necessário estudar e pesquisar o mercado atual para poder gerar lucro; mantenha todos os arquivos da empresa atualizados com o contador; estipule um pró-labore fixo e alinhado com a realidade de sua empresa; tenha tudo registrado, é fundamental ter todos os registros escritos de maneira organizada, assim poderá avaliar os dados e permitir formas de reduzir riscos.
  • Planeje a organização em cada setor até chegar no financeiro, pois o que gira o valor dentro da empresa não é apenas um departamento, e sim todos que o comporta; realize o acompanhamento do planejamento estratégico e utilize sistemas de informação que permitam avaliar, medir, controlar e executar ações de melhoramento dos resultados.

 

 

Conte com o Área Central para alavancar sua empresa e/ou rede!