Gestão de vendas: atinja o sucesso com o auxílio de ferramentas on-line

Efetuar uma gestão de vendas eficiente é algo capaz de agregar benefícios para absolutamente todos os setores de uma mesma empresa, rede ou central de negócios!

Por meio de ferramentas on-line, esse tipo de gerenciamento se tornou ainda mais minucioso e assertivo, garantindo resultados positivos para todos os envolvidos na cadeia comercial.

Descubra, a seguir, o que é gestão de vendas e seus benefícios, como aplicá-la na sua rede ou central e qual a melhor solução na área. Continue a leitura!

O que é gestão de vendas e qual a sua importância nas centrais de negócios?

A gestão de vendas corresponde a todos os processos que visam estabelecer metas, planejar e executar ações relacionadas às conversões de um negócio. Seus indicadores estão diretamente ligados à saúde financeira e ao desempenho das empresas.

Se antes esse tipo de gerenciamento era ligado apenas aos times de vendas, atualmente ele diz respeito a todas as atividades que impactam um negócio financeiramente, como distribuição, marketing, pesquisa, desenvolvimento, etc. 

Muito além de questões de estoque, compras, condições de pagamento, precificação e meios de negociação, ela envolve todos os detalhes organizacionais, desde a gestão de recursos, até a promoção de treinamentos e implementação de novas ações. 

Na gestão de vendas, são consideradas todas as conversões feitas, esperadas e até perdidas, para que os gestores possam ter uma noção exata dos resultados de suas operações, propondo mudanças, correções e processos mais assertivos. 

Muito além de sua importância organizacional, o gerenciamento das transações ainda agrega uma série de benefícios para as empresas, redes e centrais de negócios! Confira os principais deles:

  • Aumento das oportunidades de vendas, graças à otimização de questões como controle de estoque, ações de marketing, departamento comercial, gestão de compras, etc
  • Melhor capacidade de avaliação de desempenho, seja dos profissionais, setores inteiros, determinados produtos, entre outros
  • Capacidade de precificação mais assertiva, já que o processo de vendas se torna mais claro
  • Identificação precisa de novas oportunidades e ameaças
  • Atendimento mais eficiente e personalizado, uma vez que a jornada de compra é mais clara e o público-alvo mais bem identificado.

Englobando indicadores e atividades de diferentes setores, o gerenciamento das vendas deve, resumidamente, ser capaz de aumentar os resultados financeiros dos negócios, por meio de um apoio inteligente para as tomadas de decisões. 

Como promover uma gestão de vendas eficiente?

Os processos implementados na gestão de vendas variam de acordo com as características de cada rede ou central, mas existem alguns passos fundamentais que devem ser seguidos por qualquer negócio que deseja adotar esse tipo de organização:

Conheça sua realidade interna

O primeiro passo para que o gerenciamento das suas vendas seja efetivo é compreender quais são as suas principais demandas, trunfos e desafios. 

Com seus processos organizacionais em mente, reflita sobre quais são as áreas passíveis de melhorias, as atividades realizadas com mais êxito pela sua equipe, quais produtos mais fazem sucesso no mercado, entre outros pontos importantes.

Ao ter uma visão mais completa e realista da sua empresa, logo você perceberá quais são as suas principais necessidades e metas, podendo criar um planejamento com base nelas. 

Estabeleça objetivos e metas

Estabeleça objetivos e metas

Após o diagnóstico inicial, faça uma lista completa de tudo aquilo o que precisa ser realizado pelo seu time de vendas, gestores e demais profissionais para que os resultados das vendas atinjam o ponto esperado.

Suas metas podem incluir desde questões organizacionais, como mudanças no ambiente e nos processos internos, até pontos como novas contratações, objetivos precisos para o aumento de conversões, entre outros.

Crie seu planejamento

Agora que você já conhece a sua situação organizacional e sabe onde quer chegar com a sua gestão, é hora de determinar quais serão as ações e os padrões adotados para que os objetivos sejam atingidos. 

Para que isso seja possível, planeje as suas ações e organize suas equipes em prol daquilo que você espera que seja realizado com elas. 

Nesse sentido, investir em qualificação e treinamentos é importante para que todos estejam preparados para as mudanças. 

Prepare o ambiente interno para as mudanças

Não adianta mudar o comportamento dos gestores e dos colaboradores de uma empresa ou rede em prol da gestão de vendas caso o ambiente interno não esteja alinhado com essas metas. 

Sendo assim, estruture o seu negócio com base naquilo que é previsto no planejamento e, principalmente, prepare-o para que seja capaz de atender as novas demandas esperadas para quando o crescimento previsto das vendas se concretizar.

Conte com boas ferramentas de gestão

Você achou que os conceitos abordados até aqui são muito complicados ou abstratos? Com o apoio de boas ferramentas de gerenciamento eles podem se tornar muito mais simples e intuitivos do que você imagina! 

As novas tecnologias de gestão desempenham um papel fundamental nas redes e centrais de negócios, promovendo um padrão de organização e planejamento que seria impossível de forma manual.

Mais do que coletar informações, esse tipo de software de gestão promove uma fácil e eficiente interpretação sobre a situação organizacional, já que permite que você visualize e analise todos os dados em tempo real.

No próximo item, descubra como o Monitor de Vendas da Área Central se destaca nessa área, fornecendo todo o apoio que os gestores e associados precisam para que cumpram os requisitos abordados até aqui! 

Quais os benefícios do Monitor de Vendas Área Central nesse tipo de gerenciamento? 

Focado em redes e centrais de compras, o Monitor de Vendas presente na Plataforma da Área Central facilita o controle e a gestão dos negócios realizados. 

Uma das facilidades que este módulo proporciona é que ele pode ser configurado para captar as notas de vendas dos associados direto das pastas onde os arquivos estão armazenados, agilizando o acesso e visualização.

Mais que proporcionar uma visão completa sobre as empresas e as redes em que estão inseridas, essa tecnologia torna as suas demandas e metas mais claras, facilitando a obtenção de diagnósticos e a criação de novos planejamentos. 

Muito além de uma importante ferramenta para o auxílio de tomada de decisões, o Monitor de Vendas da Área Central é também um importante caminho para que novas oportunidades de mercado sejam descobertas e exploradas!

Como se não bastasse, seu uso ainda garante pleno alinhamento com as exigências legais da área, já que toda a documentação fica armazenada no sistema por 5 anos ou mais.

Entre seus benefícios mais significativos, está o aumento do poder de negociação, um melhor controle de estoque, a possibilidade de realizar compras mais assertivas e, principalmente, as melhorias significativas no faturamento dos lojistas. 

Você já conhecia os conceitos e as vantagens da gestão de vendas? Quer aderir ao módulo da Área Central para garantir o melhor desempenho possível nos seus negócios? 

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