Gestão de estoque: como ser eficiente na sua empresa?

A gestão de estoque tem como objetivo central contabilizar e informar a quantidade de produtos na loja. Essa área pode diferenciar o prejuízo e o lucro do seu negócio e por isso precisa ser bem executada.

Mesmo que aparentemente seja uma tarefa básica, diversas empresas de médio e pequeno porte têm certas dificuldades em realizar um controle eficaz, algo que traz como consequência alguns furos no estoque.

Pensando nesse ponto, preparamos este conteúdo para falar sobre a gestão de estoque e como implantá-la adequadamente ao seu negócio. Confira!

Quais os malefícios de uma gestão de estoque ineficiente? 

A gestão de estoque é uma parte muito importante da empresa! Pense no seguinte exemplo: você comercializa materiais de construção e precisa encomendar gesso, areia, manta asfáltica e etc.

Uma falta de controle nesse estoque traz consequências, como uma falha na mensuração dos materiais necessários. Essa falha impacta diretamente a produtividade dos funcionários e dificulta as vendas.

A melhor forma de impedir isso é controlar o estoque adequadamente, incluindo ao seu inventário todos os itens em estoque e controlando o giro das mercadorias. 

O objetivo da gestão de estoque é? 

Nas empresas, a gestão de estoque tem como objetivo central obter o pagamento dos fornecedores de maneira compatível à sua demanda em relação aos clientes. 

Tudo isso buscando movimentar o menor capital possível e estabelecendo um bom serviço constantemente aos consumidores. 

Para que funcionem, todas as movimentações do estoque precisam ser sistematizadas. Ou seja, normas devem ser rigidamente seguidas ao se referir à entrada e saída de todos os itens.

Por que a gestão de estoque é importante?

Manter o depósito repleto de mercadorias não é um indicativo de sucesso nas vendas. Aliás, esse é um sinal, que na verdade, diz o contrário, pois produtos parados são sinônimos de investimentos congelados!

Uma das chaves para o sucesso com o seu negócio é o bom gerenciamento do estoque, e seu objetivo é garantir que não haja excessos. Por exemplo, o estoque de uma empresa de vidros que trabalha com vidros temperados.

Se uma empresa manter um total de 40 conjuntos de vidros necessários para a montagem de box para banheiro, considerando que a demanda dos vendedores e instaladores é de 20 montagens por mês, esse produto parado significa prejuízo para a empresa!

Como manter o estoque?

A ideia de que o fluxo de entrada e saída deve ser idêntica em um estoque é defendida por muitos especialistas da área. Esse ponto apenas reforça o que foi dito antes: produtos parados em estoque muito tempo são sinônimos de investimentos congelados!

O ponto é que dependendo da atividade da empresa as demandas costumam oscilar ao longo dos meses, de modo que seja necessário que a empresa sempre tenha uma margem de segurança em seu estoque.

Nesses casos é uma questão de segurança, que para evitar perdas em oportunidades de negócio é considerada a “margem de erro”.

Utilize inventários para controlar tudo

Este primeiro passo é muito importante para a empresa! O inventário serve para que as informações de todos os itens existentes no estoque sejam levantadas. 

Ele deve conter todos os objetos dispostos no estoque, desde itens pequenos e de menor expressão como arruelas, parafusos e buchas, até portas, grades e vidros temperados, no caso de uma empresa de blindagem de carros, por exemplo.

Por meio dele é possível organizar os produtos dispostos, separando-os por localidade, tipo, funcionalidade e etc; mapeando adequadamente a movimentação das mercadorias e entendendo de forma ágil. 

Tenha uma gestão de estoque eficiente 

Ao longo deste conteúdo falamos sobre a gestão de estoque e algumas formas de gerenciar sua empresa de forma eficiente. O que achou do nosso conteúdo?

Essas dicas são para que seu negócio consiga crescer cada vez mais, acompanhando o aumento na demanda de produtos oferecidos sem grandes problemas.

Com isso, as coisas não saem do controle e seu negócio consegue se expandir, aumentando os lucros e mantendo seu negócio no mercado competitivo de maneira organizada. 

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