Fornecedores e associados – como gerenciar o fluxo de informações?

Na gestão eficiente de uma rede ou central de negócio o papel do gestor é fundamental. Como sabemos, cabe a ele efetuar negociações com fornecedores, receber mercadorias (em alguns casos), efetivar verbas, dentre outras funções.

Contudo, não basta gerenciar todos esses pontos se não existe um fluxo de informações entre você e os associados. É essencial que todos os integrantes deste modelo associativo estejam a par das ações que são realizadas.

Nesse sentido, iremos apresentar algumas dicas úteis para que você não só efetue todas as suas atividades, como também consiga passar essas informações a todos os membros de maneira eficaz. Continue a leitura!

Fluxo de informações transparente engaja associados

Mais do que realizar o seu papel como um bom gestor, estar atento ao fluxo de informações dentro da sua rede ou central pode trazer muitos ganhos significativos, como ajudar a engajar os membros passivos, por exemplo.

Mesmo que as verbas sejam acordadas contratualmente, variando conforme os acordos comerciais, existem muitas outras questões que precisam ser deixadas claras. 

Isso porque, uma comunicação falha pode não só afetar o engajamento dos associados, como também a confiança que eles depositam no trabalho desenvolvido pela rede ou central como um todo.

Muito já falamos sobre a importância de estimular conexões entre os integrantes através das trocas de experiências

Essa aproximação e compartilhamento de vivências no mundo dos negócios abre brechas para que cada qual se identifiquem uns com os outros e criem uma parceria mais forte para as negociações em conjunto.

E quando o foco é o fluxo de informações, você precisa não só deixar tudo transparente, mas necessita também atuar para que todos esses dados possam fluir entre os integrantes com agilidade.

Nesses casos, o conhecimento do gestor sobre os processos que envolvem todas as partes e um software de gestão podem ser primordiais a fim de que o tempo para os dados circularem sejam menores e exista maior eficiência no fluxo.

comunicação em centrais de negócios

Gestor precisa conhecer bem os extremos

A primeira dica que podemos apresentar para que você consiga realizar um melhor gerenciamento do fluxo de informações diz respeito a conhecer os extremos envolvidos nesses processos.

É fundamental que entenda sobre as ações que cabem a cada uma das partes, que saiba negociar e se profissionalizar de forma constante para gerenciar e executar corretamente todas as atividades que permeiam esse modelo associativo.

Como está sob sua responsabilidade intermediar as ações que acontecem entre os associados e fornecedores, para que as informações sejam claras e concisas, uma plataforma de gestão pode otimizar tempo e trazer maior eficácia quanto ao que você precisa controlar.

Conte com o auxílio de um software de gestão

Acima pontuamos a necessidade de você conhecer a fundo as ações que envolvem os associados e fornecedores para que assim o fluxo de informações possa sempre ser transparente.

Pensando sobre isso, queremos apresentar alguns processos que abrangem ou não todos esses “grupos” e qual o papel do software de gestão em facilitar tudo isso.

A única ação (realizada no exemplo de software) que conta com a participação direta do gestor, associados e fornecedores são os Pedidos. Nela você elabora a lista de produtos e os membros preenchem. Feito isso, você solicita ao fornecedor.

A maioria das questões vai englobar uma “dupla” ou outra – associado e gestor ou gestor e fornecedor – mas também podem envolver o terceiro membro de forma indireta.

Normalmente as ações que incluem o gestor e o associado são as Demandas, Catálogos, Financeiro (controle dos pagamentos, por exemplo), o Monitor de Compras (recebimento das NF-e) e toda a parte de comunicação dentro da rede ou central.

Verbas definidas em contrato?

Esse é um exemplo de ação que você não precisa comunicar aos associados, pois é automatizado através do acesso dele na plataforma e inserida no momento do cadastro, para facilitar nas divisões que ocorrem. Neste ambiente é possível identificar algumas dessas ações tornando o fluxo de informações muito mais rápido e eficaz.

Todas essas questões que pontuamos acima são processos que podem ser automatizados facilitando seu trabalho de gestão.

Isso porque, o que foi acordado no contrato com os associados, quando realizado, chegará até eles através da plataforma. E ainda, o que for negociado com os fornecedores também estará disponível para visualização de todos os integrantes.

Essa disponibilização dos dados seria muito mais complexa e demorada se utilizasse como canal apenas as reuniões físicas e canais distintos para cada membro, o que torna a plataforma de gestão ideal para um fluxo com transparência dentro deste ambiente.

E então?

Você viu que falamos sobre a importância de ter um fluxo de informações transparente na sua rede ou central. E ainda, apresentamos dois aspectos que podem influenciar nesse ponto.

O primeiro ponto é você conhecer e se aprofundar nas ações dos associados e fornecedores e o segundo é quanto a relevância de contar com um software de gestão para trazer maior agilidade e coerência nos dados.

Sabemos que realizar uma gestão adequada não só das informações, mas de todos os pontos que permeiam a sua rede ou central de negócios é um desafio.

Contudo, acreditamos que essa busca frequente por aprimorar seu conhecimento sobre os envolvidos e o uso de uma plataforma de gestão podem alinhar esse aspecto e trazer avanços positivos para este modelo associativo no qual você faz parte. Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo e confira gratuitamente o infográfico que elaboramos com 5 passos para você evitar negociações ruins!

negociações centrais de compras

Leave a Reply