Fidelização de clientes: você tem feito isso da forma correta?

Fidelização de clientes: você tem feito isso da forma correta?

Quem tem o próprio negócio entende o valor da fidelização de clientes. Afinal, são eles que investirão mais tempo e dinheiro em sua empresa.

É de conhecimento geral que um cliente fiel à sua empresa, mesmo que invista pequenos valores periodicamente, na maioria das vezes traz mais lucro que aqueles que efetuam uma única grande compra.

A seguir, entenda a importância de investir na fidelização de clientes e veja quais são as melhores formas de fazer isso! Continue a leitura!

Por que apostar na fidelização de clientes?

Talvez você já saiba que fidelizar seus clientes é uma ótima ideia, mas você tem uma real noção de até onde vai a importância disso? Para a maioria dos negócios, clientes fiéis são vitais para a sobrevivência da empresa.

Eles são responsáveis pela geração de receita e dão uma maior estabilidade para o negócio, o que é muito bom para qualquer empresa, principalmente aquelas que estão começando e buscam se estabelecer no mercado.

Além disso, clientes fiéis são essenciais para divulgar seu produto ou serviço. Para conquistá-los, porém, não basta apenas oferecer recompensas e promoções. Embora seja um hábito comum, essas estratégias não são mais suficientes para esse objetivo.

Isso porque, a exigência do consumidor não para no desconto do produto ou serviço. É claro, promoções são úteis e atraem o público, mas a fidelização em si, depende de outros fatores. Para trabalhar a fidelização de clientes é preciso investir em uma relação a longo prazo.

Pense assim: qualquer empresa realiza promoções, não há nada de diferente nisso! 

O que você precisa é fidelizar o cliente pelo que você tem de único, de maneira a surpreendê-lo! Seu propósito, sua personalidade e os pilares da sua empresa são fundamentais nessa missão. Ou seja, quem você é e no que você acredita.

Ao investir em fidelização você também fortalece melhor a sua marca no mercado. Por isso, veja a seguir como transformar essas ideias em ações práticas para começar agora mesmo a fidelizar clientes!

Como fidelizar os consumidores de maneira eficiente?

Como fidelizar os consumidores de maneira eficiente?

Antes de mais nada, a fidelização de clientes passa pela compreensão dos mesmos. Por isso, é necessário levantar algumas perguntas:

  • Quem é o cliente?
  • Qual é o seu perfil comportamental?
  • Qual é o seu perfil social e demográfico?
  • O que ele quer?

A partir disso, é mais fácil mapear as necessidades dos seus consumidores. Considerando esses pontos, o seu produto atende de verdade a uma necessidade do seu público ou está fora de sua realidade?

Muitos insights podem ser obtidos a partir dessa reflexão, como o canal mais adequado para a venda e até mesmo quais estratégias usar na abordagem comercial.

A partir das necessidades dos seus clientes, trace um plano de ação que leve até uma recompensa que faça sentido para eles (o que não necessariamente vai ser um desconto).

Você está oferecendo algo a seus clientes que realmente reflete seus desejos e necessidades? Esse é um passo importante para criarmos uma conexão humana com eles, levando assim à fidelização.

Existem algumas técnicas para a fidelização de clientes que podem contribuir para alavancar o seu negócio. Confira: 

Tenha uma comunicação direta e objetiva

Não complique! Vai fazer um sorteio ou alguma ação de engajamento? Desenvolva regras simples de entender. Facilite a vida do seu cliente na hora de participar dessas ações.

Isso não se restringe a promoções! Uma comunicação clara e simples cria ótimas pontes entre empresas e clientes e é uma maneira eficaz de extrair informações sobre consumidores. 

Use suas ferramentas de comunicação para melhorar operações e satisfazer mais seus clientes.

Reconheça o valor do seu cliente

Seu cliente quer se sentir reconhecido por você. Assim, demonstre que você entende suas necessidades e desejos. Afinal, se você sabe o que ele precisa, logo ele se sentirá valorizado.

Por isso trabalhe seus desejos, antecipe-se e crie ações de engajamento que estejam de acordo com eles. 

Surpreenda seu cliente constantemente

Evite cair na mesmice e aposte em surpresas positivas para os seus clientes. Não apenas em ações pontuais, como feriados espalhados pelo ano. Crie oportunidades inusitadas para manter um ciclo de surpresas consistente.

Seu cliente procura motivos para fidelizar a relação com a sua empresa no lugar de outras: ajude-o nesse caminho. 

Inove na comunicação, no atendimento, no produto e procure novas formas de mostrar que você está ativamente se preocupando em encantá-lo.

Mostre-se disponível a resolver os seus problemas

Mostre-se disponível a resolver os seus problemas

Resolver os problemas do seu cliente deve estar no topo das suas prioridades. Mostre a ele que você tem isso em mente o tempo todo! Em caso de dúvida, reflita novamente sobre suas necessidades e anseios e antecipe-se em relação a eles.

Um bom canal de comunicação aberto para receber críticas e atender às mais diversas questões pode ser um bom aliado nesse momento.

Crie programas de fidelidade

Existem formas diretas para a fidelização de clientes. Programas de fidelidade podem ser criativos, divertidos e eficazes nesse sentido. Seja através de troca de pontos ou brindes especiais, mostre a seu cliente as vantagens da fidelização.

Lembre-se: as vantagens oferecidas dependem do seu cliente e suas próprias necessidades.

Invista na contratação de um profissional de Customer Success

Outra dica de ouro é a utilização do Customer Success quando tratamos de gestão do atendimento ao cliente. Essa metodologia trabalha o conceito de garantir o sucesso do negócio do cliente, proporcionando a melhor experiência que ele pode ter.

O profissional de Customer Success atua na prevenção de problemas, muito diferente do trabalho do suporte, que age após o problema surgir. Como cada cliente tem suas necessidades, é papel deste profissional oferecer os serviços corretos.

Ele administra as expectativas dos clientes, oferece o que melhor atende às suas necessidades e, de quebra, reforça o elo de empatia e confiança. Isso, em si, é muito importante para o processo de fidelização. 

Para entender e conhecer como utilizamos este profissional dentro da Área Central, clique abaixo para assistir o vídeo e confira!

Tenha menos burocracia e mais contato humano

Fidelização não significa burocracia. Pelo contrário: quanto menos burocracia, melhor será a sua relação. 

Tenha em mente que o contato humano é o diferencial aqui. Monitore a satisfação dos clientes, faça pesquisas de percepção, visitas, follow-ups, mas não esqueça do lado humano.

Não esqueça o contato mais próximo. Para os gestores, fica o recado: práticas mais humanizadas levam a um caminho de fidelização!

Estamos falando em necessidades, problemas, soluções e desejos. Todos nós, como seres humanos, compreendemos estas questões. Aí está a importância desse contato humano e emocional.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo e faça o download gratuito do infográfico que elaboramos sobre os fatores de fracasso no varejo! Veja quais são e elabore ações para evitá-los!

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