Estratégias de crescimento

Estratégias de crescimento para implementar na sua rede ou central de negócio

São aplicadas estratégias de crescimento na sua rede ou central de negócio? Muito mais do que estabelecer Indicadores de Desempenho, é essencial que sejam estruturadas estratégias para buscar a evolução dos associados no mercado e junto aos clientes.

Contudo, sabemos que devido ao fato dessa prática ser pouco explorada dentro de redes e centrais, muitas vezes se torna difícil identificar quais estratégias que realmente podem ser assertivas.

Nesse sentido, vamos te apresentar algumas opções que podem ser trabalhadas e que ao serem estruturadas com assertividade irão contribuir para os avanços almejados por todos! Continue a leitura!

O que são as estratégias de crescimento?

São ações que possuem como finalidade aumentar a lucratividade, o número de associados e o engajamento deles. E ainda, conquistar novas parcerias, expandir a rede ou central e dentre outros pontos, torná-la referência no local e segmento de atuação.

Estratégias que podem ser adotadas nas redes e centrais

Como já pontuamos no início do texto, essas sugestões que vamos apresentar podem e vão contribuir para o crescimento da sua rede ou central.

Afirmamos isso pois são práticas que, quando bem alinhadas, trazem muitos benefícios para todos os associados.

Planejamento formal

Planejamento formal

É comum encontrarmos redes e centrais que utilizam planejamentos informais, baseados em experiências, com metas de curto prazo e sem registros. E quando surge algum problema, ele é resolvido sem qualquer estratégia ou possibilidades de ações pré-estabelecidas.

Um bom planejamento é essencial, pois une as expectativas do grupo, permite um maior desenvolvimento e a mensuração dos resultados se torna muito mais fácil.

Troca de experiências

A troca de experiência pode ser considerada uma estratégia de crescimento. Mesmo que atualmente ainda é pouco colocada em prática nas redes e centrais, ela permite uma evolução das ações realizadas não só pelos associados como pela própria rede ou central.

Os associados vivem situações, dificuldades e acertos diariamente em seus negócios que podem agregar no trabalho de outros membros. Esse compartilhamento de vivências pode tornar processos mais simples e gerar soluções para problemas até então não resolvidos.

Contudo, para que essa estratégia ofereça avanços, é necessário que os associados estejam altamente engajados nas ações da rede, pois essa troca se torna mais fácil.

Se esse Networking não ocorre, nossa dica é que o gestor ou a diretoria se mobilize e dê o primeiro passo para implementar essa prática. Isso a fim de que todos possam contribuir entre si com erros e acertos já vivenciados no mercado.

Assim, é possível transformar erros em aprendizado com o intuito de que sejam tomadas melhores decisões no futuro.

Análise de dados

Sua rede ou central sabe o número de compras, vendas, metas, acordos e membros? Existe um controle de todos os processos?

Novas estratégias e projetos são estruturados com informações concretas, resultados visíveis em relatórios e Indicadores de Desempenho reais. As ações não podem e não devem ser tomadas com base em “achismos”.

Por isso, ao implementar a análise de dados as informações se tornarão mais precisas e os próximos passos serão mais equilibrados.

Tempo e investimento

Tempo e investimento

Os grandes obstáculos, desafios enfrentados pelas redes e centrais de negócios são o tempo e o investimento.

Entretanto, é de conhecimento de todos que para evoluir é necessário investir em ferramentas que auxiliem nos processos, otimizem recursos e tornem as ações mais assertivas.

No mercado é possível encontrar diversas opções de plataformas de gestão, porém é primordial que sua rede ou central verifique vários aspectos para identificar realmente o software de gestão ideal.

A Plataforma da Área Central, por exemplo, é especializada e desenvolvida exclusivamente para Redes e Centrais de Negócios. Desta forma ela contribui na captação de dados, no controle de compras e vendas e no engajamento dos associados, dentre outras funcionalidades.

Presença digital

Investir em estratégias no ambiente digital já se tornou parte do cotidiano de muitos negócios brasileiros. Porém, ainda existe uma parcela de empresas que não utilizam ou realização timidamente algumas ações no meio online.

A questão é que, independentemente do segmento do negócio, o marketing digital oferece bons resultados. E mais do que isso, é neste ambiente que se encontram os clientes ideais para sua rede ou central.

Claro, é muito importante se preocupar com as estratégias no PDV e materiais impressos. Isso ainda é relevante e impacta o público que vai na loja física.

Entretanto, mesmo que os membros não consigam ofertar os produtos online, é preciso mostrar que a sua empresa e demais associados estão atuantes e são uma boa opção para consumidores.

Investir em um bom site, atualizá-lo constantemente e identificar quais canais de comunicação são mais assertivos para esse modelo de negócio já é um bom começo.

E estamos dizendo isso não só pensando nos consumidores finais, mas na facilidade que outros empresários, investidores e fornecedores terão para encontrar e saber mais sobre a rede ou central. O que favorece novas parcerias e negociações comerciais.

Qual a importância de utilizar estratégias de crescimento?

Benefícios do crescimento

Redes e centrais de negócios não possuem muita presença, apoio governamental e são negócios primários no Brasil, ou seja, pouco explorados.

Nesse sentido, utilizar métodos e ações que fortaleçam, promovam a expansão e que auxiliem para que a rede ou central se torne presença fixa na mente do público-alvo e referência ao mercado é fundamental.

Isso com o intuito que gestores e associados conquistem mais espaço e contribuam para o mercado se tornar cada vez mais competitivo, trazendo inovação.

Benefícios das estratégias de crescimento

Além de fortalecer a rede ou a central, as estratégias de crescimento aumentam a lucratividade dos associados. E ainda, colaboram para novas oportunidades de negócios e investimentos em inovações.

O que avaliar antes de aplicar uma estratégia na rede ou central?

Você viu que falamos sobre o que são as estratégias de crescimento, quais são as que podem ser aplicadas nas redes e centrais, qual a importância de utilizá-las e seus benefícios.

Um ponto que precisamos frisar é que antes de aplicar qualquer estratégia de crescimento, é importante que você e sua rede ou central entendam o mercado e as tendências mais recentes do segmento.

E ainda, é relevante também identificar e analisar se a rede ou central está organizada e estruturada para dar o próximo passo. Isso porque, caso contrário, será necessário rever as ações já realizadas e estruturá-las para avançar de forma mais centrada.

Se o negócio estiver mal estruturado, dificilmente as estratégias sugeridas trarão resultados satisfatórios.

Percebeu que existem várias estratégias que podem ser implementadas? Indicamos que você e sua rede ou central analise quais realmente podem ser benéficas.

Se precisar tirar alguma dúvida sobre essas estratégias ou se quiser conhecer mais sobre a Plataforma AC, entre em contato gratuitamente com nossos consultores clicando abaixo!

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