Estoque: quanto MENOS melhor

Definitivamente um estoque lotado não é sinônimo de segurança. A quantidade de mercadoria acumulada tem impacto direto no fluxo do caixa e quando uma loja ou empresa possui uma grande quantidade de itens armazenados, o dinheiro também fica aglomerado nas prateleiras e as chances de prejuízo são altas. Para não correr esse risco, é necessário uma gestão eficiente de estoques aderindo algumas atitudes simples.

Antes de lotar o almoxarifado de produtos, é necessário lembrar que o estoque atenderá  uma demanda futura que poderá mudar de uma hora pra outra, ou seja, será variável. Para garantir que não haja desperdício ou insuficiência de itens (o qual também gera prejuízo), é importante criar uma parceria com os fornecedores para atender possíveis alterações nos desejos dos clientes.

Manter controle de tudo o que entra e sai das prateleiras também é essencial para que não haja excesso ou falta de mercadorias e, ainda, criar uma estimativa de preço médio para cada produto, calculando assim, quanto custa e a mercadoria acumulada.

Tenho estoque demais. E agora?

Caso uma empresa identifique problemas com itens estocados em excesso, uma forma de não perder dinheiro e fazer com que os produtos saiam das prateleiras é realizando promoções de venda.

Contudo, quem está organizado em uma central de negócios tem a possibilidade de compartilhar as mercadorias com outras empresas da rede. Por estarem concentradas em grupo, as organizações podem ter acesso aos estoques umas das outras, propiciando remanejamento caso uma empresa esteja com falta ou acúmulo de algum item.

Outros benefícios de um estoque adequado

Após deixar o estoque em dia, a organização com certeza irá perceber muitas melhorias na área de gestão. Com menos itens acumulados o almoxarifado fica mais organizado e limpo, consequentemente os produtos irão exigir menos manutenção e manuseio, o que diminui a possibilidade de prejuízos por quebras acidentais.

Além disso, com pouca mercadoria estocada, o risco de perder dinheiro por conta da variação de preços diminui muito. Sem falar que, quanto menos itens acumulados, maior será a renovação do estoque e oportunizará a empresa de oferecer ao cliente o que há de mais novo no mercado.

Entre em contato pelo (47) 3521-0820 e saiba mais sobre como podemos ajudar você.