Entenda o que é o e-procurement e sua importância no negócio

Entenda o que é o e-procurement e sua importância no negócio

A automatização dos processos já se tornou quesito obrigatório para que negócios permaneçam de forma competitiva no mercado.

O principal desafio enfrentado, especialmente pelas redes e centrais de negócios – estas que lidam com grandes volumes de produtos – é a redução dos custos e análise dos dados.

Você sabe qual o papel do e-procurement em tudo isso? Qual sua função na redução dos custos? E não só isso, como ele pode colaborar para melhorias em todas as ações desenvolvidas na área de compras? Vamos juntos descobrir!

O que é?

O e-procurement, também conhecido como fornecimento eletrônico, se refere a compra e a venda de produtos e serviços pela internet. Entretanto, está associado às relações B2B, ou seja, entre as empresas.

Basicamente tem por intuito otimizar e automatizar a área de compras e envolve etapas desde a captação de fornecedores até a compra efetuada em si.

Modelos de e-procurement

O e-procurement é dividido em três tipos e cada qual atende questões específicas. São elas:

Enterprise Resource Planning (ERP)

O ERP integra os dados de todas as áreas que utilizam de recursos em um único software. A partir deste agrupamento em um único espaço, é possível identificar formas de otimizar os recursos e ter maior embasamento para a tomada de decisões assertivas.

E-sourcing

Ele facilita propostas e negociações, pois os fornecedores apresentam nesta plataforma online suas ofertas. E o comprador empresa em busca de produtos e serviços pode fazer uma análise de todas as propostas à procura do que é mais rentável.

Esse tipo de software é caracterizado também como um leilão reverso. E o que ele significa?

Após o cadastro de fornecedores e compradores no sistema, o comprador apresenta seu interesse em determinado produto/serviço. E então, os fornecedores fazem seus lances. Por fim, o comprador analisa qual fornecedor disponibiliza a melhor oferta e finaliza a compra.

E-informing

Este e-procurement tem como foco a troca de informações entre fornecedores e compradores. E ainda, a formação de um banco de dados.

Software de e-procurement

Existem no mercado softwares elaborados apenas para atender a demanda do setor de compras, seja de uma empresa, de uma rede ou central de negócio. Entretanto, também existem plataformas que possuem um módulo específico para lidar com as questões que envolvem o setor de compras, como é o caso da Área Central.

Esse módulo atende todas as necessidades da negociação, desde a pesquisa de preço junto a fornecedores até a compra finalizada.

Há vantagens quando o e-procurement engloba apenas um módulo da plataforma ao invés de um software inteiro para atender a necessidade do setor de compra.

Uma plataforma que possui todas as áreas da rede ou central conectadas, oferece maior volume de dados que podem ser cruzados. Desta forma, se obtém informações estratégicas em todas elas. Além disso, com uma visão panorâmica de todos os setores é possível identificar melhorias a serem feitas, sem precisar analisar cada uma de forma independente.

Outros benefícios do software e-procurement é que ele permite redução dos custos e controle do estoque de maneira mais eficiente. Além disso, poder de decisão mais imediato e otimização dos ciclos de produção. Sem  esquecer da comunicação mais segura, melhores preços e aumento da concorrência entre fornecedores.

Plataforma AC

Entenda o que é o e-procurement e sua importância ao negócioCom o intuito de atender não apenas centrais de negócios, mas também centrais de compras – estas que possuem a cooperação fundamentada e desenvolvida nas relações comerciais, ou seja, envolve todas as etapas da compra de produtos – a Plataforma da Área Central possui seu módulo de e-procurement, específico a esse modelo de organização.

Este módulo abrange as seguintes abas de ações: necessidades de compra, metas e verbas, compras avulsas, classificados, demandas, cotações, pedidos, catálogos, monitor de compras NF-e e a nova análise de compras. Trata-se de um módulo que possibilita inúmeras ações auxiliando em todas as questões de forma automatizada.

O módulo específico de e-procurement colabora de forma expressiva nos resultados das redes e centrais de negócios. Não apenas na barganha de melhores preços com fornecedores, como também, na otimização de todas as ações que surgem após a compra dos produtos.

Pelo fato da rede ou central abarcar diversos empreendedores, o e-procurement favorece transações mais seguras e automatizadas. E também, evita erros e facilita a transparência, esta que é tão essencial ao crescimento seguro delas.

Um software de e-procurement se torna uma excelente ferramenta na busca de novos fornecedores de bens e serviços. E ainda, auxilia também na gestão de relacionamento com os fornecedores. Por isso, vamos conhecer a Plataforma da Área Central? Entre em contato conosco e solicite uma demonstração gratuita!

Leave a Reply