Área Central

Diagnóstico de maturidade de uma Central de Negócios

Você é um empreendedor do meio das Redes e Centrais de Negócios? Se sim, conheça a novidade que a Área Central lançou em parceria com o professor Douglas Wegner. A ferramenta, que teve origem no trabalho de mestrado do professor, permite às Centrais avaliarem seu grau de maturidade e desenvolvimento através de um diagnóstico. E para melhorar, é gratuita, anônima e segura. Leia mais a seguir!

Como surgiu a ideia

O Prof. Dr. Douglas Wegner é Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e fez estágio-doutorado na Universidade de Colônia (Alemanha). Atua como pesquisador e consultor de Redes e Centrais de Negócios há mais de 15 anos, publicando dezenas de estudos publicados sobre o tema.

Durante essa trajetória, ele se viu diante de uma pergunta e um desafio: “Como fazer com que redes alcancem níveis mais altos de desenvolvimento?” E, com o objetivo de resolver essa questão, começou a trabalhar numa ferramenta para tal.

Brasil X Alemanha

Segundo o professor, o Brasil conta com 1.000 Redes de Negócios ativas. Contudo, essas redes possuem 2 grandes problemas: um pequeno número de participantes e atuação limitada (localmente ou regionalmente).

Já na Alemanha, encontramos apenas 320 Redes. Porém, cada uma delas contém centenas ou milhares de associados, atuam em todo país – e até em outros países e em setores muito competitivos (material de construção, móveis, eletrodomésticos e material esportivo).

Observando essa diferença, o professor Douglas percebeu que algumas “falhas” poderiam ser melhoradas na gestão das Redes no Brasil. E assim, criou uma ferramenta para diagnóstico e soluções no desenvolvimento das mesmas.

Ciclo de Vida das Redes e Centrais de Negócios

O modelo criado é baseado em 8 dimensões, que levam em conta a organização como um todo e o relacionamento entre os participantes/associados. A ferramenta, chamada Ciclo de Vida das Redes e Centrais de Negócios, permite conhecer pontos fracos e fortes e, partir da análise deles, elaborar novas estratégias de desenvolvimento.

Área CentralComo qualquer empresa, as redes e centrais de negócios também passam por diversos estágios ao longo do seu desenvolvimento. Ao estudar o padrão de desenvolvimento, foi elaborado um modelo de ciclo de vida formado por diferentes estágios, desde a concepção, passando pela sua consolidação, até sua dissolução. Cada etapa demanda estratégias diferentes, adequadas à situação em que a rede se encontra.

Ao realizar o diagnóstico, sua empresa terá informações sobre governança, gestão, nível de serviço, comprometimento, participação dos associados e liderança. Você terá um retrato da sua rede, compreendendo em que estágio ela se encontra e que estratégias pode adotar para buscar a consolidação.

Como funciona?

Etapa 1: Coleta de dados sobre a sua rede

Cada associado da rede recebe um link para ter acesso ao questionário online. O preenchimento é rápido e anônimo.  Ou seja, não identifica quem está respondendo.

Etapa 2: Processamento das Informações

As respostas enviadas por cada associado serão processadas e, com a participação dos membros, o diagnóstico começará a ganhar forma. O Administrador pode acompanhar o progresso de participação, mas não tem acesso às respostas e nem a identidade de quem respondeu.

Etapa 3: Geração dos Resultados

A partir das respostas enviadas, é identificado o estágio em que a rede se encontra. A rede receberá um relatório detalhado para ajudar a definir novas estratégias. Quanto maior a participação dos associados, mais fiel será o resultado do Diagnóstico do Ciclo de Vida.

É importante lembrar que ao fazer o diagnóstico, suas informações estão seguras e nenhum dado será divulgado.

Tenha acesso a essa ferramenta clicando aqui. A utilização é gratuita e anônima.