Descubra como fazer o gerenciamento de dados do jeito certo

Descubra como fazer o gerenciamento de dados do jeito certo

Efetuar um gerenciamento de dados de forma correta é indispensável para as redes e centrais de negócios que procuram aumentar a sua competitividade no mercado.

Dados coletados e analisados com inteligência são a base para otimizar os processos gerenciais. Eles permitem detectar eventuais gargalos, estabelecer meios precisos e ágeis de correção e traçar perspectivas realistas para o futuro dos negócios!

Para que você saiba como realizar um gerenciamento de dados de forma eficiente, listamos tudo o que você precisa saber a seguir. Fique por dentro dos principais pontos para realizar essa etapa de uma maneira fácil, colaborativa e segura neste modelo associativo.

O que é gerenciamento de dados e qual a sua importância?

O gerenciamento de dados diz respeito a todos os dados, físicos ou digitais, que são armazenados, processados, classificados e compartilhados em um negócio.

Nas redes e centrais de negócios, que exigem uma organização precisa e que possuem diversos agentes envolvidos em seus processos, o maior objetivo deste gerenciamento é garantir a integridade das informações. 

Isso quer dizer que tudo aquilo que foi coletado deve ser facilmente consultado pelos tomadores de decisão, de maneira organizada e sem eventuais erros.

Ao ter uma visão precisa das suas atividades, as redes e centrais podem otimizar sua gestão e produtividade. Essa visão permite a aplicação de mudanças e decisões que não seriam possíveis ou seguras sem o apoio concreto dos dados.

Quando bem integrado nas redes e centrais, o gerenciamento de dados ainda permite que ocorra maior integração entre setores operacionais. Isso favorece novos insights e otimiza o tempo para a correção de eventuais inconformidades.

Com uma visão clara sobre sua posição no mercado, suas pretensões de crescimento e o grau de alinhamento de seus objetivos com a sua realidade interna é possível atingir níveis de competitividade inimagináveis.

Quais são os passos mais importantes para implantá-lo do jeito certo?

Por mais complexo que possa parecer, obter um bom gerenciamento de dados é relativamente simples. Isso se tem quando os envolvidos entendem suas principais demandas e sabem como fazer com que elas integrem as atividades cotidianas das redes e centrais.

O principal desafio é criar um fluxo contínuo para que os dados sejam coletados e direcionados às pessoas certas. E ainda, para que possam ser interpretados com facilidade, se tornando disponíveis sempre que necessário.

Para que isso seja possível, alguns cuidados são essenciais, como:

Mantenha os dados sempre organizados

Não basta obter os dados e armazená-los. É preciso que eles estejam bem organizados e sejam interpretados dentro de um padrão e contexto bem definidos. Caso contrário, eles não poderão ser utilizados ao seu favor.

Quando são direcionados aos setores certos e transformados em uma base realista de análise, é possível estabelecer comparações com períodos anteriores. E ainda, ter um melhor embasamento para decisões estratégicas.

Caso isso não aconteça, eventuais problemas acabam sendo registrados de maneira tardia, fazendo com que as intervenções sejam menos efetivas.

Otimize todas as atividades possíveis

Uma boa maneira de tornar seus dados mais diretos, enxutos e menos redundantes é otimizar seus processos internos.

Antes de implementar o gerenciamento de dados, analise todas as suas atividades, revendo a continuidade dos seus processos, eliminando retrabalhos, garantindo padronização em tudo o que é feito e automatizando o que é possível.

Engaje todos os integrantes da rede ou central

O gerenciamento de dados é um trabalho conjunto entre diferentes níveis de gestão de uma rede ou central de negócio. Por isso, garantir o máximo de engajamento e integração entre todos os interessados é essencial.

Mais que integrar as áreas das organizações, para que os dados sejam registrados e consultados de maneira prática, é preciso certificar-se de que os padrões determinados para isso sejam seguidos e respeitados por todos.

Esses padrões normalmente são obtidos quando todos os membros deste modelo associativo contam com conhecimento sobre os dados e processos envolvidos. Nesse sentido, a eficácia neste gerenciamento depende de maneira expressiva da participação ativa de todos os associados.

Ao engajar os membros, deixando claro a importância de cada um neste processo, eventuais erros podem ser evitados. Isso porque, todos contribuem, dentro da gestão aplicada, para a qualidade das informações geradas.

Invista em tecnologias para o gerenciamento

Registros físicos, documentos guardados em papéis e planilhas preenchidas à caneta podem até atender as necessidades dos pequenos negócios. Entretanto, eles são inviáveis no gerenciamento de dados das redes e centrais de negócios.

Com o padrão de dinamismo exigido pelo mercado contemporâneo, é preciso que os dados sejam acessados quando e onde forem necessários. E ainda, que possam sofrer intervenções de maneira integrada e intuitiva e sejam tratados com toda a precisão da tecnologia.

Praticidade, clareza, segurança, coletividade e otimização para a gestão dos negócios são apenas alguns dos benefícios que esse tipo de gerenciamento automatizado proporciona, garantindo maior competitividade e melhor desempenho no mercado.

Como atender a esses requisitos de maneira prática e segura?

A Área Central é uma plataforma corporativa para redes e centrais que atende a milhares de empresas e fornecedores, garantindo mais agilidade, segurança, integração e eficiência aos processos deste modelo associativo.

Com ferramentas que integram as compras, controlam as verbas, ampliam a participação dos associados, proporcionam diferentes meios de comunicação e fornecem informações estratégicas, somos líder de mercado em mais de 20 segmentos.

Nossa plataforma é on-line e visa um gerenciamento centralizado, que não só reduz custos, agiliza processos e favorece a troca de informações, como também padroniza as atividades, preza pela segurança dos dados e garante confiabilidade aos gestores.

Se você quer descobrir como garantir a melhor solução para o gerenciamento de dados da sua central ou rede, entre em contato com a nossa equipe! Acompanhe as novidades do nosso blog e fique por dentro de mais assuntos como este!

Vídeo Área Central é a solução perfeita

Leave a Reply