Confira 6 dicas para melhorar a comunicação corporativa

Com informações vindas de todos os lugares, a comunicação eficaz deve estar incluída em seu plano de negócios.

Um plano de negócios serve para que a empresa possua estratégias específicas e focadas a fim de alcançar suas metas. Seus objetivos principais são: a melhor negociação entre os fornecedores, ideia clara daquilo que se procura atingir, quais as metas, e até mesmo como alcançar seu público alvo.

Não podemos esquecer de incluir a comunicação neste plano, sendo este um dos meios para se obter sucesso e item essencial para a sobrevivência do empreendimento. Todavia, deve ocorrer de forma correta, eficiente, sem ruídos ou falhas, caso contrário poderá se tornar um gargalo da organização.

Sabemos que ela está presente em todos os lugares, desde uma conversa com amigos, até reuniões com grandes empresários, podendo ser verbal e/ou não verbal, interna e/ou externa, escrita e/ou por códigos, independentemente de onde você estiver.

A tecnologia, por sua vez, nos proporciona diariamente diversas ferramentas de contato, via e-mail, redes sociais, Skype e Whatsapp, por exemplo, que facilitam e melhoram o relacionamento com clientes e colaboradores.  Desta forma, temos algumas sugestões de como melhorá-lo corporativamente.

  • Registre e reúna toda as informações

Registre e centralize-as, sem exceções. A perda de tempo que um colaborador leva para procurar dados perdidos poderá ser prejudicial ao negócio. Por isso, evite desorganizações, existem diversas ferramentas que podem auxiliar neste processo.

  • Monitore os canais de comunicação

Hoje em dia, a internet se tornou nossa aliada e para um melhor contato com o cliente, as empresas podem usar as redes sociais, que são excelentes canais, porém, todo cuidado nunca é demais. Monitorar tudo o que se posta e envia é essencial. Uma notícia boa ou ruim, ou até mesmo uma reclamação, podem viralizar rapidamente e abalar a reputação de uma empresa. Seja proativo.

  • Linguagem

A comunicação deve ser clara, fácil e objetiva, por isso padronize sua linguagem. Essa é uma forma de preservar a identidade da empresa.

  • Feedback

Saber o que os clientes pensam sobre sua empresa é de grande importância. Para isso, disponibilize um espaço onde clientes e colaboradores possam sugerir e opinar, mas esteja sempre disposto a ouvir e avaliar cada comentário. Este é um meio de se aproximar dos clientes internos e externos, e fortalecer o relacionamento com os mesmos.

  • Crie um manual para seus colaboradores

Um manual ou guia de boas práticas é uma maneira de monitorar e treinar futuros colaboradores, fazendo com que haja um padrão definido, e que este seja aplicado na prática.

  • Fique sempre de olho

Para finalizar, não esqueça de monitorar constantemente a comunicação empresarial. Verifique se está tudo de acordo com o planejado e, se necessário, faça correções. Desta forma, haverá evolução e melhores resultados.

Alinhe a comunicação no seu plano de negócios como forma de melhorar sua relação com o cliente e obter sucesso.