Como o Área Central contribuiu com a rede Hipermac

A Rede HiperMac é uma ação de sucesso do associativismo catarinense entre lojas de materiais de construção. Completando 10 anos, a rede – que já atingiu 21 municípios do estado – conta como o investimento em software de gestão de centrais de negócios mudou e melhorou seus resultados. A ferramenta trouxe novo parâmetro para negociações com fornecedores, sinalizou necessidade dos associados e facilitou a comunicação interna e externa. Veja mais!

A Rede HiperMac

A Rede HiperMac – Projetando Sonhos, Construindo Realidades, surgiu acompanhamento uma tendência nacional e mundial voltada para a sustentabilidade das micros, pequenas e médias empresas. Esse ideal associativista se desenvolveu como consequência do acirramento das disputas de mercado em toda as áreas da economia. Pensando nisso, iniciou-se a elaboração da idéia de uma rede que fomentasse o segmento de materiais de construção e, assim, nasceu a HiperMac.

Histórico

Foi no final de 2005 que iniciaram os primeiros passos para a estruturação da Rede, seguindo e aprimorando uma tendência crescente de associativismo na região do Alto Vale do Itajaí. Em janeiro de 2006, com auxílio do SEBRAE, foi apresentado um diagnóstico com dados agrupados de todas as empresas interessadas e o grupo então decidiu começar o processo de criação da rede. A rede teve seu início oficial em 2007 e é, hoje, uma ação bem-sucedida do associativismo entre lojas de materiais de construção na região do Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina.
Os objetivos da HiperMac, como rede, são: modernizar administrativamente as empresas participantes; ampliar o market share; aumentar o poder de negociação das empresas individualmente e, principalmente, em grupo. Todas as ações da rede para atingir seus propósitoo tem atraído cada vez mais novos lojistas, como veremos a seguir.

Espírito Associativista

Hoje, a Rede Hipermac é composta por 25 lojas distribuídas em 21 municípios, organizada através das comissões de planejamento, marketing, compras, e ainda pelos conselhos ético e fiscal. A marca Hiper Mac é um elo que une empresário e se reflete na mudança da cultura empresarial individual, pois não somente as fachadas foram padronizadas, mas também uniformes, crachás e outros itens, foram implantados. Todas essas ações são positivas para cada empreendedor individualmente, mas também geram um sentimento de união e integralidade.

Além dessas ações, o espírito associativista também se fortaleceu com a definição sobre a compra conjunta e a elaboração de promoções. Cada empresa que forma a rede ganhou novos diferenciais e hoje, juntas, formam uma marca forte e competitiva.

Experiência com o software Área Central
A HiperMac foi a primeira rede do ramo de materiais de construção a incluir e investir em uma ferramenta que sistematizasse e facilitasse a comunicação com o associado. Segundo o presidente da rede, Rafael Andrey Sebold, assim que a rede investiu na implementação do software Área Central, a plataforma os trouxe uma visão diferenciada e ampla do mercado, conseguindo estar sempre à frente de empresas que não possuem esse serviço,.

Melhorias
Muitas melhorias ficaram evidentes depois da implementação do software. Estruturou-se a gestão da rede de forma mais eficiente e todas as informações foram agrupadas no sistema. Uma das principais diferenças sentidas foi a forma de negociar com os fornecedores. O gerenciamento de compras conjuntas com mais facilidade e a percepção das necessidades de cada associado também foram importantes melhorias que a rede indica como resultado do investimento no Área Central.

O que o software faz?
O sistema Área Central auxilia na eficácia da comunicação interna e externa, disponibiliza agenda de compromissos, bate-papo, salas de reuniões, compartilhamento de arquivos, dentre outras ferramentas. O software ainda oferece um programa de participação para associados, que incentiva o grupo a interagir com as atividades e compras.

Parceria de Sucesso

De acordo com o presidente da HiperMac, com o sistema do Área Central os resultados vêm crescendo ao longo dos anos e são muito perceptíveis. O melhor controle dos dados da rede e seu uso para fortalecimento dos negócios permite aos associadoscrescimento financeiro, sendo que atualmente a rede fatura cerca de R$6 milhões por mês.

Esses bons resultados também refletiram na atuação da rede, que recentemente se integrou a a ENARE – Entidade Nacional de Redes Associativas de Materiais de Construção, a Rede das Redes. Todas essas parceriais aumentam a representatividade do grupo e ampliam seus horizontes na busca de novas informações, capacitação e troca de experiência em todo o setor.

O Área Central

A Área Central é uma empresa especializada em soluções para centrais de negócios. Tem como missão oferecer uma gestão tecnológica personalizada e ajudar no desenvolvimento econômico, financeiro e social. Conheça mais do nosso produto e serviços clicando aqui.