Como está a saúde financeira da sua empresa?

O sucesso de uma empresa depende muito de uma boa gestão e, principalmente, de como se apresenta a saúde financeira dos negócios.

Assim como nosso corpo emite sinais quando não está bem, com a saúde da empresa não é diferente. Segundo Bruno Caetano, Diretor do Sebrae-SP e especialista em empreendedorismo, Micro e Pequenas Empresas, a falta de organização, fluxo de caixa sempre no vermelho e não cumprimento de prazos com clientes são sintomas de dar náuseas em qualquer administrador.

Caso esse mal esteja tomando conta do dia a dia de sua empresa, é preciso agir! “Negociar com fornecedores, rever o mix de produtos e estoques, sincronizar prazos de pagamento e recebimento, implantar controles que permitam analisar a situação financeira periodicamente, são algumas das ações de salvamento”, apontou Bruno.

Uma análise da situação financeira, acompanhamento detalhado, e também um bom planejamento farão diferença nos resultados e evolução de um negócio.

Para as pequenas empresas este plano é ainda mais importante, mesmo com menor faturamento. Ter um controle financeiro da empresa pressupõe ter controle de todas as informações que envolvem entrada e saída de dinheiro, e acompanhá-las por um sistema informatizado é a forma mais segura. Este domínio absoluto é obtido quando o gestor usa essas informações para entender o que está acontecendo com a empresa, o que nem sempre acontece quando olha-se apenas para o saldo de caixa sem saber o porque daquele valor.

Com o recurso Financeiro disponível no Área Central o gestor tem diversas opções para acompanhar o seu caixa, como por exemplo: saldo das contas cadastradas, despesas do mês, contas a pagar e a receber (tanto atrasadas quanto do mês corrente), transferências entre contas, lançamentos de crédito e débito, importações, e ainda conta com gráficos que demonstram as despesas e receitas dos últimos 3 meses.

E então, como está a saúde financeira da sua empresa?

Fale com nossos consultores e saiba como o Área Central pode ajudar sua rede a estar sempre no azul.