Centro de Distribuição

Você sabe quais são os prós e contras de um Centro de Distribuição (CD)?

Se você faz parte de uma rede ou central de negócio ao menos já ouviu falar do Centro de Distribuição, isso se ele já não estiver sendo usado por você. Ele é um espaço, um galpão, onde são armazenadas todas as mercadorias adquiridas pelos associados de uma determinada rede ou central.

A princípio parece muito simples, mas existem alguns pontos que precisam ser analisados quando se vai tomar a decisão de ter um Centro ou não.

Nesse sentido, vamos explicar o que ele é, como funciona, qual sua relevância, mas principalmente quais são seus prós e contras. Continue a leitura e saiba mais!

O que é um Centro de Distribuição?

Ele é uma Central usada por uma associação – neste caso, redes e centrais de negócios – para receber as mercadorias em um único local e para organizar melhor a distribuição dos itens que serão enviados aos lojistas.

Normalmente dentro desse CD são realizadas a gestão de estoque, recebimento, armazenamento, expedição, emissão de documentos e carregamento dos veículos.

O ponto mais relevante é a distribuição eficiente, flexível e dinâmica. Isso quer dizer que ele favorece o atendimento também de uma necessidade mais específica.

Outro benefício que vale a pena mencionar ainda neste tópico é quanto ao tipo de produto comercializado. Se a rede ou central lida com produtos perecíveis, por exemplo, é muito mais fácil e rápido com o CD realizar a compra e distribuição desses itens do que pedir ao fornecedor que distribua em todos os lojistas associados.

Como ele funciona?

Na maioria dos casos o Centro de Distribuição recebe as mercadorias que foram solicitadas e compradas pelos lojistas da rede.

Quando ela chega até esse Centro, é realizada a separação da mercadoria – que em algumas situações pode vir em caixas ou palets – e depois os produtos são fracionados e redistribuídos aos lojistas associados conforme suas solicitações.

Existem também situações em que o CD compra o que acha interessante, armazena e depois disponibiliza para os associados comprarem.

Qual a importância dele para redes e centrais?

O Centro de Distribuição é essencial para redes que buscam baixar os preços dos produtos desonerando o fornecedor de uma entrega pulverizada. Contudo, existem algumas redes que operam sem ter o CD.

Vantagens do CD

  • Redução de preço dos produtos
  • Diminuição dos custos de estoques individuais das lojas
  • Melhora o controle de estoque
  • Centraliza o estoque
  • Colabora para estreitar o relacionamento com parceiros de negócios
  • Controle de processos como separação e expedição são mais simples
  • Endereçamento de mercadorias é mais preciso
  • Facilidade na localização de mercadorias dentro do Centro
  • Agilidade na entrega
  • Maior controle de sazonalidade
  • Com a operação mais enxuta, o atendimento ao cliente melhora
  • Colabora a um planejamento eficiente de investimentos
  • Melhora a imagem da empresa no mercado.

Desvantagens do CD

  • Aumento do custo operacional da rede
  • Requer investimento
  • Alta complexidade de gerenciamento
  • Escolha inadequada da localização do CD pode gerar mais custos.

Ter ou não ter um Centro de Distribuição?

Centro de distribuição

Ele pode ser uma boa maneira de diminuir os preços, mas se mal planejado pode se tornar uma grande dor de cabeça a rede. Isso porque pode levá-la a grandes prejuízos ou até a sua dissolução por conta disso.

Então, o primeiro ponto essencial a ser analisado é a localização. O Centro de Distribuição deve ficar na mão, ou seja, estar próximo de rodovias que favoreçam o tráfego das mercadorias com agilidade.

E não só isso, que fique próximo das lojas dos associados com o intuito que também proporcione maior rapidez quando necessário um produto.

O planejamento e análise financeira da sua rede ou central é essencial para identificar se é possível manter os custos de um CD. Além do investimento na construção ou aluguel de um espaço adequado – que pode vir a se tornar mais de um no futuro – é necessário contar com pessoas capacitadas para realizar a gestão dele.

Engana-se quem acha que um grande espaço e a mercadoria de todos os associados em um só lugar estará garantindo o controle.

Muito pelo contrário, a pessoa responsável precisará ser assertiva no gerenciamento. Isso a fim de que os custos não se tornem maiores e o controle do que entra e sai do CD se mantenha em dia.

E então?

Acima parece que falamos apenas pontos negativos, mas não. Tratam-se de pontos cruciais ao crescimento ou “falência” da rede ou central caso ela não planeje e utilize um CD com consciência.

Ele vai trazer muitos benefícios, como agilidade na entrega e menos custos junto aos fornecedores. Porém, ele vai demandar dedicação, tempo e dinheiro.

Se bem gerenciado, ao longo do tempo trará só pontos positivos e satisfação aos integrantes da rede ou central. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco!

Se desejar, fale com um de nossos especialistas, tire suas dúvidas e entenda melhor sobre os Centros de Distribuição! É só clicar abaixo, é gratuito!

Conversar com um especialista AC sobre o Centro de Distribuição

Leave a Reply