Centro de Custos: você sabe o quanto sua rede gasta em cada setor

O bom gerenciamento de uma rede requer um profundo conhecimento do quanto é gasto em cada segmento da mesma. A falta dessa informação pode trazer problemas estratégicos, como por exemplo, investir em um setor que não está necessitando, ou não saber onde destinar determinada verba.

É fundamental saber com o que está sendo gasto, e a que área corresponde este gasto. É nessa situação que um centro de custos se torna essencial.

A ideia do centro de custos é segmentar cada setor da empresa, tornando-a uma nova “pequena empresa”, facilitando a visão de onde está sendo gasto o dinheiro.

Centro de Custos na AC

Na última atualização do Área Central foi incluída no Financeiro a opção de Centro de Custos.

É importante salientar a diferença entre o Plano de Contas e o Centro de Custos. Enquanto o Plano de Contas serve para categorizar as receitas e despesas, mostrando com “o que” você está gastando ou ganhando dinheiro, o Centro de Custos tem a função de agrupá-las, mostrando “onde” estas receitas e despesas estão acontecendo.

Aplicabilidade

Um exemplo de aplicação do Centro de Custos é: se a empresa tem uma área de compras, uma de marketing e uma administrativa. Você pode começar definindo cada uma delas como um centro de custo e lançar separadamente cada gasto. Ao final, pode tirar um relatório de DRE específico para saber “quanto a área de marketing está gastando este mês?”.

Um centro de custos pode ser considerado um novo projeto. Como por exemplo, uma nova sede, ou uma nova loja. Assim será possível identificar quanto foi gasto nessa nova sede, ou quanto obteve de receita.

Com uma divisão por centros de custo associada a uma boa categorização no plano de contas, você consegue organizar os seus gastos e recebimentos de uma forma que seja possível gerar um resumo financeiro fácil de entender e analisar as diferentes áreas da sua empresa, agilizando a sua tomada de decisão.

Se você deseja entender melhor a função, ou ainda não tem acesso a ela, entre em contato com a equipe da Área Central clicando aqui.