Área Central

Case rede Construai

Como você acha que um software de gestão pode impactar nos resultados de uma rede? O case de hoje conta um pouco mais sobre a história da Construai, uma rede de materiais de construção do sul de Minas Gerais com mais de 10 anos de mercado. Saiba como a parceria com a Área Central ajudou-os a desenvolver os resultados da rede, e quais as vantagens de contar com um sistema especializado em centrais de negócios.

 História da Construai

A “Associação de Empresas de Comércio de Materiais de Construção de Minas Gerais” – Construai teve início no dia 13 de julho de 2006 e vem se desenvolvendo desde então. Hoje conta com 30 associados e 56 lojas, em 36 cidades diferentes e é uma experiência bem-sucedida de associativismo no sul de Minas Gerais.

Área CentralO objetivo da rede e associados é propiciar aos seus clientes preços baixos, melhores condições de pagamento, variedade e qualidade em produtos, assim como gerar mais empregos, estabilidade ao trabalhador e crescimento para a região. A rede também visa desenvolver soluções conjuntas para o crescimento dos associados , tendo o “desenvolvimento dos associados” como seu negócio. Esses objetivos ficam muitos claros, também, na visão e missão da mesma:

·             Missão: desenvolver e manter a credibilidade da rede perante os associados, fornecedores, clientes e colaboradores, através do associativismo e da padronização da qualidade de produtos e serviços, tornando-se uma empresa de qualidade e confiança.

·             Visão: ser a primeira rede de materiais para construção em Minas Gerais e estar entre as cinquenta maiores empresas do ranking Anamaco no Brasil, com excelência em gestão e lucratividade para seus associados.

Como em toda experiência de associativismo, esse trabalho tem oferecido aos empresários grandes conquistas, como a troca de experiências, ajuda mútua, respeito e credibilidade num mercado consumidor cada vez mais exigente.

O crescimento exponencial da Construai é resultado de ações estratégicas adotadas pela rede para ampliar a competitividade dos lojistas, tornando ao longo dos anos os objetivos da rede verdadeiras metas eficientes.

A parceria Área Central e Construai

Pensando em oferecer boas negociações aos lojistas associados, a rede decidiu adotar um software de gestão para automatizar seus controles. Assim, em 2015, a Construai passou a usar o Área Central como ferramenta para a administração de seus processos internos.

Com a organização dos dados de todas as compras das lojas de forma automatizada, organizada, rápida e precisa, a Construai conseguiu melhorar significativamente seus resultados. O gestor de negócios da rede, Rodolfo Norberto Nogueira, afirma: “A agilidade nas informações foi o maior ganho da rede. Anteriormente estas informações eram solicitadas manualmente e hoje as informações são apenas captadas do certificado digital de cada associado”.

Outros resultados da implementação do software

A utilização de um software focado em centrais de negócios trouxe facilidades também nos setores administrativo e financeiro, onde os módulos específicos de gestão de compras coletivas tornaram possível à rede um melhor controle da gestão bancária e de verbas. “Toda essa organização de informações que o software permite trouxe agilidade aos processos administrativos, justamente por considerar as particularidades do setor”, diz Rodolfo.

O gestor ainda aponta como outro grande resultado a eficiência em negociações com fornecedores. Segundo ele, o controle das compras individuais dos associados, as informações agrupadas e os indicadores se tornaram uma indispensável ferramenta de monitoramento de preços.  “Com os dados é possível monitorar preços, quantidades e principais fornecedores. Todas essas informações melhoraram nossa gestão de compra. Passamos a ter controle total nas compras dos associados e com isso trazer resultados a toda rede”.

É claro que ter as informações facilita muito, mas usá-las de forma estratégica é o que faz a verdadeira diferença na gestão! Já escrevemos aqui sobre “como transformar dados de compras em informações estratégicas” e também “como usar as informações fornecidas pelo sistema”. Confira!

A Área Central

Área Central é uma empresa especializada em soluções para centrais de negócios, tendo como missão oferecer uma gestão tecnológica personalizada e auxiliar no desenvolvimento econômico, financeiro e social.

Case Rede ConstruaiO sistema Área Central auxilia na eficácia da comunicação interna e externa dos gestores, da central e dos fornecedores. Disponibiliza agenda de compromissos, bate-papo, salas de reuniões, compartilhamento de arquivos, dentre outras ferramentas. O software ainda oferece um programa de participação para associados, que incentiva o grupo a interagir com as atividades e compras. Uma das suas principais ferramentas é a gestão de compras compartilhada.

Por que é importante contar com um software de gestão?

As centrais de negócios têm a principal caraterística de trabalhar em rede, com cooperação e associativismo, este que por sua vez é um meio de unir pessoas, grupos e empresas que possuem interesses em comum, visando o fortalecimento e crescimento do grupo, como faz a Construai. Para as empresas a associação em rede é uma solução para enfrentar de forma mais competitiva e eficiente as dificuldades presentes no mercado, inclusive aumentando a oportunidade para os pequenos empresários, pois permite a divisão de riscos e custos.

Para além das vantagens, a gestão de uma rede também traz desafios importantes. As falhas mais comuns na administração de redes associativas estão, em especial, na base da pirâmide: logística, financeiro e comunicação. Essas são questões simples de gestão, mas que podem ser um obstáculo para empresas que atuam sozinhas, tomando uma proporção ainda maior quando apresentam problemas envolvendo mais pessoas e mais dinheiro. Os sistemas operacionais são ótimas soluções para o gerenciamento dessas áreas, além de conectarem toda a rede com recursos automáticos e trazerem inúmeros outros benefícios aos associados. Por isso, a implementação de softwares de gestão especializados em redes traz tantos resultados!

Conheça mais sobre o sistema Área Central e as soluções que ele oferece clicando aqui.