Case: como a AC ajudou a Rede Ação Magistral através dos dados gerenciais

Case: como a AC ajudou a Rede Ação Magistral através dos dados gerenciais

Como você acha que um software de gestão pode auxiliar uma rede através dos dados gerenciais? No case de hoje vamos apresentar a história da Rede Ação Magistral. Uma rede de farmácias magistrais com 16 anos e mais de 70 associados.

Saiba como a Área Central contribuiu para os bons resultados que a rede conquistou e vem conquistando até hoje.

História da Rede Ação Magistral

Em 2002, um grupo de farmacêuticos proprietários de farmácias magistrais entenderam que o futuro do setor seria o associativismo e a cooperação. Guiados pelos seus ideais e com o auxílio do SEBRAE, criaram e estipularam as bases do que é hoje a Rede Ação Magistral.

Com 16 anos de história, ela reúne mais de 70 associados. Estes, situados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Piauí, Alagoas e Rondônia.

Organizada como uma central de negócios magistrais, desenvolve uma gestão compartilhada, padronizando procedimentos, atitudes e posturas, respeitando a interdependência de seus associados.

No entanto, a união do setor também viabiliza atividades econômicas que geram possibilidades aos sócios para participar do mercado em melhores condições de concorrência. Desta forma, alcançando redução de custos, fortalecimento do setor e apoio de instituições. Aliás, esse tem sido o grande diferencial da rede: trazer competitividade aos associados através da redução de alguns custos.

Esse diferencial pode ser enxergado também na missão, valores e objetivos da rede:

Missão: Promover o segmento magistral através do associativismo, proporcionando diferenciais competitivos aos seus associados através de ações comerciais, técnicas, legais e sociais.

Valores: Espírito associativista; Ética e transparência em todos os processos; Criatividade e inovação; Excelência e competência técnica e gerencial.

Objetivos: Ser reconhecida como uma central de negócios dos farmacêuticos magistrais, referência no segmento, com base em uma estrutura organizacional voltada para resultados que fortaleçam suas relações comerciais. Desenvolver-se a partir de uma gestão compartilhada, padronizando procedimentos, atitudes e posturas, além de gerar negócios que ampliem a lucratividade das empresas sócias. Representar as associadas junto ao mercado e ao segmento magistral, prevendo e antecipando-se a sinais de variações da economia e da legislação. Viabilizando, assim, mudanças e adequações com agilidade.

Parceria entre a Ação Magistral e a Área Central

Case: como a AC ajudou a Rede Ação Magistral através dos dados gerenciaisPara ampliar os resultados, a Ação Magistral utiliza o software de gestão para redes e centrais de negócios da Área Central desde 2015.

Com o sistema online de cotação, a rede faz a negociação de matérias-primas, embalagens, produtos e serviços. Essas informações são disponibilizadas mensalmente aos associados para que possam fazer suas compras de forma mais competitiva. Além disso, compras conjuntas são realizadas permitindo uma redução de 15% a 45% de desconto no custo dos produtos negociados.

Os resultados – estes que vem crescendo ao longo da história da rede – ganharam maior agilidade e transparência nas negociações segundo o membro do conselho consultivo da rede, Gilberto Biegelmeyer. “Ele nos proporcionou mais competitividade para as negociações realizadas, já que permite maior controle das negociações tanto pela Central de Negócios quanto pelos usuários (associados).”

A Rede conta com produtos de marca própria

Além disso, a rede desenvolveu alguns produtos com marca própria cuja venda é administrada dentro do software. Foram criadas as marcas para uso externo e interno.

Foram lançados no mercado os filtros solares NoRed FPS 30, 40, 50 e 60 (prescrito por médicos) e autobronzeador. Já a linha PURIS, atualmente constituída por 25 produtos se constitui de cápsulas oleosas, duras e sachês.

Também a linha de sabonetes vegetais MAG e dermocosmético MAESTRINE. Todos com registros na ANVISA, esses produtos apresentam excelente margem de lucratividade (de 100 a 250%).

Essa agilidade nas negociações tem permitido otimizar os processos de negociação da rede. Segundo Biegelmeyer, outras vantagens são visíveis como a unificação dos valores negociados em tempo real e facilidade na compra de matérias-primas.

Usual e de fácil implantação, o software da Área Central tem proporcionado a rede boas condições de operacionalidade. Assim como os campos customizados tem atendido demandas específicas para o setor farmacêutico.

Plataforma da Área Central

O software da Área Central é uma ferramenta exclusiva para gestão de redes e centrais de negócios. Com isso, seus módulos são voltados para atender necessidades de gestão da rede. E ainda, permite o controle do grande volume de informações.

Entre os principais desafios enfrentados pelas redes e centrais de negócios está a logística, o financeiro e a comunicação. Isso porque essas questões tomam proporções maiores quando envolvem mais pessoas e mais dinheiro.

Ele é uma ótima solução para o gerenciamento dessas áreas. Já que permite que toda a rede se conecte através de recursos automáticos. E ainda, dentre algumas funcionalidades podemos mencionar a interface responsiva, painel de indicadores e vinculação automática de marcadores de produtos.

Quer conhecer a plataforma da Área Central? Agende conosco uma demonstração gratuita!

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