como a Área Central ajudou a RedLar a alavancar os negócios

Case: como a Área Central ajudou a RedLar a alavancar os negócios

A associação em rede de empresas do mesmo setor (também conhecidas como Centrais de Negócios) é uma estratégia inovadora para que empresas e lojas possam se fortalecer e ganhar mais competitividade no mercado. Para auxiliar na administração dessas redes, os softwares são uma ferramenta essencial e importantíssima. Eles possibilitam a gestão eficiente de compras e contas conjuntas, facilitam a comunicação entre sócios, monitoram e controlam as verbas, garantem a participação dos empresários e concentram informações de toda rede num único local. Isso tudo de uma só vez, de maneira concentrada e estratégica num mesmo sistema. Conheça aqui como a Área Central contribuiu (e segue contribuindo) para a RedLar alcançar sucesso e espaço no mercado!

Cooperação em rede 

As Centrais de Negócios têm a principal caraterística de trabalhar em rede, com cooperação e associativismo. O associativismo é um meio de unir pessoas, grupos e empresas que possuem um interesse em comum, visando o fortalecimento e crescimento de uma causa ou grupo. Para as empresas, a associação em rede é uma solução para enfrentar de forma mais competitiva e eficiente as dificuldades presentes no mercado. A união aumenta a oportunidade para os pequenos empresários, pois permite a divisão de riscos e custos.

Para além das vantagens, a gestão de uma rede também traz desafios importantes. As falhas mais comuns na administração de redes associativas estão, em especial, na base da pirâmide: logística, financeiro e comunicação. Essas são questões simples de gestão, que podem ser também um obstáculo para empresas que atuam sozinhas, mas que ganham uma proporção ainda maior quando apresentam problemas envolvendo mais pessoas e mais dinheiro.

Os sistemas operacionais são ótimas soluções para o gerenciamento das áreas administrativa, logística e financeira, além de conectarem toda a rede com recursos automáticos e trazerem inúmeros outros benefícios aos associados. Descubra como o sistema oferecido pela Área Central fez diferença, na prática, para uma grande e inovadora rede de empresas da área de móveis e decorações: a RedLar

Sobre a RedLar

A Redlar é uma rede de lojas de varejo do Rio Grande do Sul especializada em móveis e ambientes planejados e tem como objetivo oferecer melhor solução em móveis a seus clientes para mobiliar e decorar sua casa com conforto e estilo.

Foi em 2005 que uma Rede de Lojas de Móveis envolvendo as cidades do Vale do Sinos, Paranhana e Caí no Rio Grande Sul se fundiu a outra Rede de Lojas de Móveis em Porto Alegre através da PUC-RS, dando origem a uma única rede: a Redlar. O sucesso já estava pré-definido, já que ambos os grupos compartilhavam do espírito associativista, mas agora teremos a chance de ver como a união com o Sistema da Área Central contribui para firmar esse sucesso no mercado e tornar a RedLar o que ela é hoje.

Reunindo 47 lojas de 24 cidades distintas a rede surgiu com foco em expansão, inovação, negociação e marketing. Todas, áreas de desenvolvimento essenciais aos empresários que apostavam no modelo de negócio como alternativa para o crescimento. Esses lojistas apostaram na união para a troca de experiências, o crescimento das empresas, maior representatividade e visibilidade no segmento e maior divulgação de suas lojas.

O modelo de negócios da Redlar se baseia na gestão participativa do empresário e no processo de decisão compartilhada, proporcionando aos empresários associados muitas vantagens, tais como: análise e acompanhamento do desempenho do ponto de venda, gestão de marketing promocional e institucional, gestão de pessoas e inovação e gestão de compras com a efetuação de negociações conjuntas gerando economia de escala e ampliando as margens de lucro do associado.

A união com a Área Central e porque isso fez diferença

Os resultados, que já eram positivos, ganharam força estratégica com a implantação de novas tecnologias. Foi assim, com a inserção do software Área Central, que a gestão de áreas específicas da rede foi facilitada e reduziu as dificuldades que esse modelo de negócio apresenta.

A implementação da ferramenta aconteceu em Abril de 2015 e, desde então, o software tem sido a principal forma de comunicação entre associados, fornecedores e público; segundo Israel Schaidhauer Dias, diretor executivo da RedLar. Ele comenta que com a facilidade que o sistema trouxe, a rede tem obtido retorno mais ágil dos sócios, bem como as ações de marketing ganharam agilidade devido a Área de Arquivos, área do sistema que permite o compartilhamento simultâneo das campanhas promocionais mensais. “Antes nos comunicávamos em diferentes meios e com a implantação da Área Central e do aplicativo mobile para os gestores, conseguimos canalizar todo o processo em apenas um local”, relata Israel.

Além disso, para o bom funcionamento de uma rede de empresas, os processos rotineiros e internos também precisam ser otimizados. Atualmente a Redlar também possui maior precisão nas compras conjuntas e nos controles de pedidos individuais. A ferramenta da Área Central dispensa o uso de planilhas compiladas em Excel, agilizando o trabalho dos administradores das lojas.

Para medir todos esses resultados com frequência e eficácia, a Área Central desenvolveu para a RedLar um “módulo de check-list” que permite ao consultor a avaliação das lojas com a mensuração da performance e a possibilidade de sugestão de melhorias de forma automatizada, mantendo todos os dados integrados com a plataforma.

Para o diretor executivo da Redlar a plataforma conseguiu agregar melhorias na comunicação, gestão de verbas, catálogo de produtos e tabelas de fornecedores. De acordo com ele, o sistema agiliza o processo e centraliza as informações, mensurando de maneira efetiva as ações propostas nas diferentes áreas de gestão. “A obtenção desses resultados proporciona agilidade no exercício das atividades e otimiza o método de trabalho”.

Hoje a RedLar continua em ascendendo no mercado, cresce com a conquista de novos associados e se firma cada vez mais como marca referência do setor no Estado do Rio Grande Sul e também no Brasil. Confira o que a Rede oferece aos associados:

Case Redlar

SUCESSO CONFIRMADO E EM PLENA EXPANSÃO

A experiência foi tão positiva que recentemente a RedLar se uniu a outras redes de móveis brasileiras (Casa Bem, Toklar, Quero Bahia, Toda Casa e Rede Nordeste) para formarem uma central de negócios ainda maior. A “rede das redes” ganhou o nome de Rede Brasil.  O objetivo, além das compras coletivas, é focar em parcerias de serviços, como adotar os mesmos serviços na área de finanças.

A Rede Brasil conta com uma diretoria, formada por um membro de cada rede que a compõe, além de uma diretoria de compras. Ademir Deitos, presidente da RedLar, diz que “assim identificamos as necessidades de cada rede e fazemos as melhores negociações”. O alinhamento com fornecedores e o planejamento estratégico da Rede Brasil está sendo estruturado, assim como as demais ações, e Deitos afirma que está sendo uma experiência muito positiva, mais uma vez.