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Características de um bom gestor para a Central de Compras

Que a Central de Compras possui muitos benefícios, nós sabemos. Porém, existem muitas questões que precisam ser levadas a sério ao criar ou manter uma. O gestor tem papel crucial, e sendo ele a base que guia, é fundamental que tenha algumas características para conseguir desempenhar a sua função com precisão e qualidade.

O associado da Central também tem suas obrigações, mas é o gestor que desempenha diversas tarefas para que tudo caminhe em harmonia na Central de Compras e dentro do sistema.

Neste texto veremos algumas características que ajudam o gestor a executar suas obrigações dentro da Central com maestria.

MULTILINGUISMO

Ser poliglota não é uma obrigatoriedade, entretanto ajuda em muitas situações. E não é somente falar em Inglês, Espanhol e Mandarim, por exemplo, mas ter entendimento de comércio internacional também.idioma-bem-vindo

Você pode, no momento, negociar apenas com fornecedores brasileiros. Porém, com o crescimento da Central, não desconsidere a possibilidade de mercantilizar com fornecedores internacionais. Assim estará apto à demanda de desenvolvimento da Central, sendo uma das excelentes características que um gestor pode oferecer.

SER PROATIVO

Um bom gestor não se acomoda. Ele está em constante busca e transformação para identificar as melhores oportunidades de negociação com fornecedores, ou ainda, uma ocasião favorável para atrair novos associados para a Central de Compras.

É necessário desempenhar seu papel com eficiência, procurar desafios, solucionar problemas e incentivar os associados a se empenharem cada vez mais em seus trabalhos.

Além de buscar agilidade de si e dos outros dentro da Central, o bom gestor vive em atualizações contínuas. Faz cursos, participa de palestras e eventos que proporcionam mais expertise no seu ofício como gestor.

SABER LIDERAR

Existe aquela questão da diferença entre um líder e um chefe. Uma frase define muito bem: o líder trilha o caminho junto com os colaboradores, o chefe apenas mostra.barco-gestor

Como gestor, você guia, mostra as possibilidades e se faz presente no dia a dia da Central. Vivencia e auxilia os associados em tudo que eles fazem. É ser capaz de persuadir e influenciar os que se encontram sob sua coordenação, e instigá-los a realizar suas funções com vontade e determinação.

SER BOM ESTRATEGISTA

O responsável, pela Central de Compras, funciona como um elo entre o planejamento das estratégias e da ação. Encara o planejamento como algo contínuo e responsável, mostrando sua preocupação com o presente e não apenas com o futuro.

EXPERIÊNCIA EM COMPRAS

Sua prática em outros trabalhos, como gestor de compras, é fundamental. Assim você já sabe quais argumentos são eficazes com fornecedores, as formas de ganhar desconto para compras conjuntas e as táticas adquiridas com a experiência de outras negociações.

A realização de uma compra, principalmente em grandes volumes, requer cautela e entendimento de cada passo que vai ser dado. Com isso, a capacidade do gestor de saber lidar com barreiras e empecilhos durante esse processo, faz com que problemas maiores sejam evitados.

CONFIABILIDADE

O gestor pode e deve liderar os associados, mas é fundamental que ele crie laços de confiança com todos. O que ele faz e o que fala, devem andar de mãos dadas.

Essa confiança, que auxilia nas negociações, na comunicação assertiva entre todos e nos dados fornecidos pelos associados, é conquistada através da capacidade de receber e dar feedbacks, de dialogar sobre os erros cometidos e mostrar o melhor caminho para consertá-los.

Esteja em constante contato, mostre que você desenvolve suas ações como gestor e que busca resultados promissores que beneficiem a totalidade.

INCENTIVAR A COMUNICAÇÃO

A maioria dos problemas corporativos ocorrem devido a falhas na comunicação. É seu papel, como gestor, desenvolver o interesse dos associados para se comunicarem de maneira uníssona.

meios de comunicação-gestorEstimular o uso da Plataforma da Área Central e todos os meios de comunicação que ela oferece (chat, mensagens, fóruns de discussão), tanto para a Central de Compras como para a Rede de Negócios, faz com que o diálogo seja positivo e as negociações mais eficazes.

Alimentar o sistema com todas as informações solicitadas por ele, permite uma visão dos melhores caminhos a seguir nas futuras transações.

Para isso, é necessário que o gestor faça a parte dele e converse bastante com os associados. E ainda, peça opinião, questione, dê a possibilidade de apresentarem seus conceitos sobre o que ele fala e assim chegarem a resultados satisfatórios, através do compartilhamento de ideias.

CONCLUSÃO

Multilinguismo, ser proativo, saber liderar, ser bom estrategista, ter experiência em compras, ser confiável e incentivar a comunicação entre gestor e associados. Estas são apenas algumas particularidades necessárias para um gerente de Centrais de Compras.

Se você já é gestor, provavelmente já tenha a maioria delas. Se ainda não é, mas deseja ser, o caminho é longo, mas as vantagens superam. Ser o responsável requer muitas outras habilidades, mas agora você dispõe de uma base para um caminho de bons rendimentos.

Ficou com alguma dúvida? Tem algo na sua gestão que precisa de um auxílio? Fale conosco!