Capacitação de lideranças: entenda a importância da sua rede investir nela!

Capacitação de lideranças: entenda a importância da sua rede investir nela!

Redes e centrais de negócios demandam extremo conhecimento em gestão para que os associados consigam alcançar os resultados competitivos pretendidos. É isso o que torna a capacitação de lideranças tão importante. 

Não só a estruturação, como também a permanência desse tipo de organização no mercado, exige um alto grau de esforço e dedicação de todos os envolvidos, especialmente daqueles responsáveis pela tomada de decisões estratégicas.  

Contar com gestores capacitados é uma forma de evitar erros, detectar gargalos e de garantir que novos caminhos sejam trilhados de maneira assertiva. 

A seguir, saiba mais sobre a importância da capacitação de lideranças, seus principais benefícios e ainda, veja quais são as principais tendências para a formação de gestores eficientes!

Entenda qual é a importância da capacitação de lideranças em redes e centrais de negócios

O associativismo empresarial brasileiro, representado em centrais de compras, de negócios e em redes de empresas, ainda não é tão desenvolvido quanto alguns modelos tradicionalmente mais bem estruturados, como franquias. 

De acordo com matéria do site Redexpert, as redes e centrais são mais desafiadoras e sofisticadas do que os exemplos clássicos citados acima, já que, muito além da escala de suas atividades, seus desafios envolvem uma visão estratégica coletiva. 

Para que um bloco de empresas possa agir de maneira comum e coordenada, a inovação é imprescindível e precisa ser focada em uma gestão de excelência, que não só determina os padrões de ação, mas também fornece serviços aos associados.  

Muitas empresas associadas acreditam que, para atingir esse objetivo, basta replicar as técnicas de mercado já utilizadas no cotidiano individual dos negócios em uma escala maior, mas esse pensamento está equivocado. 

Ao estabelecer acordos com fornecedores, por exemplo, é preciso pensar de maneira mais ampla e muito mais sofisticada para sanar as necessidades de todos os envolvidos, de maneira que vá além do que já é praticado pelas empresas sozinhas. 

Para que esse tipo de operação tenha sucesso e seja competitivo em relação aos modelos considerados tradicionais, é necessário, portanto, um padrão muito mais elevado para o monitoramento dos produtos e serviços oferecidos pelos associados.

Cumprir esses requisitos demanda uma excelente capacitação de lideranças, já que os processos e as decisões se tornam muito mais complexos e exigem um grau de maturidade maior dos envolvidos. 

“É notório em nosso dia a dia que os gestores mais capacitados tem mais autonomia nas redes e também perante seus associados. Conseguem desempenhar um papel de gestão olhando estrategicamente para o negócio e saindo do operacional, com processos definidos.” Ana Caroline Kempner Abreu – Gerente de Relacionamento da Área Central.

Isso só é possível por meio de processos muito bem definidos, de um constante processo de qualificação e de uma gestão capaz de integrar as demandas de todos os negócios associados. 

Nesse cenário, todos os integrantes da rede ou central devem reconhecer sua importância, tendo suas responsabilidades claras e muito bem definidas.

Download Kit Fundamental de Gestão

Veja quais são os principais benefícios obtidos a partir desse tipo de cuidado

A capacitação de lideranças é, acima de tudo, uma maneira de garantir a segurança, padronização e continuidade de uma rede ou central de negócios. 

Por meio de líderes bem preparados, é possível superar crises e os principais desafios cotidianos do mercado de maneira inovadora, garantindo negócios preparados para qualquer cenário competitivo.  

A capacitação profissional não é novidade no mercado, já que praticamente todos os segmentos reconhecem a sua importância para que as empresas possam prosperar e para que tenham capacidade de crescer. 

Esse tipo de pensamento, porém, geralmente é focado nas operações, no preparo dos colaboradores. Apesar de importante, esse não pode ser o único foco de um negócio. 

O papel dos tomadores de decisão é o ponto de partida de qualquer ação organizacional – e o devido preparo dessas lideranças deve ser considerado prioritário!

Segundo artigo do blog DeBernt, os principais benefícios de assegurar esse foco incluem: 

  • Melhor desempenho, não só dos gestores, mas de todas as equipes gerenciadas por eles
  • Maior capacidade de atuação coletiva
  • Capacidade de mensurar e avaliar resultados com precisão
  • Criação de melhores formas de monitoramento e meios de acompanhamento de desempenho
  • Melhoria significativa na comunicação de todos os envolvidos
  • Aperfeiçoamentos constantes nos processos gerenciais e operacionais. 

De maneira geral, com a constante atualização e capacitação de lideranças, os tomadores de decisão compreendem melhor suas responsabilidades e agregam uma maior capacidade de desenvolver suas equipes e de gerar novos líderes. 

“Quanto mais vou em busca de conhecimento e troca de experiências fico mais segura para liderar minha equipe. Quando participamos de algum treinamento sempre conseguimos validar nossas ações, se estão de acordo as tendências, com o que o mercado está praticando, se serão bem aceitas pelas pessoas e se irão agregar para a equipe.” Ana Caroline Kempner Abreu – Gerente de Relacionamento da Área Central.

Como consequência disso – e de todos os benefícios mencionados até aqui – as redes e centrais de negócio agregam muito mais competitividade e capacidade de crescimento!

Descubra quais são as principais tendências para a formação de bons líderes

Descubra quais são as principais tendências para a formação de bons líderes

Muitos podem ser os caminhos tomados para uma capacitação de lideranças eficiente, mas existem pontos que merecem destaque especial para o segmento de redes e centrais de negócios

Por mais que uma grande gama de opções possa ser mencionada na área, selecionamos três tópicos prioritários, que dizem respeito à capacidade de ação e gerenciamento coletivo entre os negócios que integram esse modelo. Confira: 

Saber gerenciar talentos e delegar funções 

Um bom gestor é aquele que sabe direcionar o profissional certo para determinada função, garantindo que o melhor resultado seja obtido, não importa qual seja. 

Para gerenciar talentos com eficiência, um bom gestor deve reconhecer e moldar comportamentos, identificar diferentes perfis profissionais e quais são os mais adequados para seus objetivos, além de manter as equipes sempre motivadas.  

Mais que extrair o melhor dos colaboradores em suas respectivas áreas, um bom líder é aquele que assegura a responsabilidade e a produtividade de suas equipes – sem abrir mão de sua autonomia! 

Garantir a mensurabilidade dos resultados obtidos

Para garantir que as ações realizadas perante o mercado sejam realmente benéficas para todos os integrantes da rede ou central de negócios, é preciso saber identificar quais são os indicadores que apontam o sucesso daquilo que é realizado. 

Na capacitação de lideranças, os gestores precisam reconhecer e selecionar as métricas mais relevantes para a área em que atuam – pois só assim poderão agir em prol da obtenção dos melhores resultados. 

Caso os líderes não sejam orientados para a busca de números que realmente correspondam à maior eficiência de suas operações, o foco de suas ações será desviado e, consequentemente, a eficiência será comprometida. 

Monitorar constantemente as ações realizadas e suas repercussões 

Conforme mencionamos no item anterior, é preciso manter-se atento aos indicadores. Esse cuidado, porém, não deve ser periódico, mas sim fazer parte das ações cotidianas de toda a rede ou central!

Ao comparar os resultados obtidos com aqueles esperados no dia a dia é a melhor maneira de garantir que as decisões tomadas realmente gerem mudanças, seja para corrigir eventuais erros ou mesmo para otimizar as operações.

E então?

Você viu que falamos sobre a importância da capacitação de lideranças dentro deste modelo associativo, principais benefícios e algumas tendências para a formação de bons líderes.

É essencial que a capacitação seja incentivada dentro da sua rede ou central para que os processos e decisões se tornem cada dia mais assertivos.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se você quer conferir algumas dicas importantes sobre gestão, clique abaixo e faça o download gratuito do Kit de Gestão que elaboramos!

Download Kit Fundamental de Gestão