Aumento do faturamento x Número de associados

Aumento do faturamento x Número de associados

O aumento do faturamento é uma das questões mais almejadas pelos empreendedores, principalmente aqueles que fazer parte de uma rede ou central de negócio.

Esse desejo se intensifica quando é compartilhado com os demais associados. Se você faz parte de uma rede ou central sabe do que estou falando.

Levando esse raciocínio adiante, é muito comum pensarmos que quanto maior o número de associados, mais faturamento será conquistado. Porém, nosso intuito é esclarecer a você e quem tiver interesse no assunto, que esse é só um dos fatores que contribuem para o aumento.

Descubra agora alguns fatores que influenciam no faturamento das redes e centrais de negócios!

Número de associados e o faturamento

Já mencionamos acima e não podíamos deixar esse ponto de fora. O número de associados contribui para o faturamento desde que exista um trabalho engajado de todos os membros da rede ou central.

O que queremos dizer?

De nada serve uma rede com 100 associados se só 20 participam das reuniões, realizam compras conjuntas, trabalham o poder de barganha com fornecedores. Percebeu? O número 100 não representa muita coisa no faturamento se efetivamente apenas 20 praticam ações e se empenham dia a dia para o crescimento coletivo.

Se a central contar apenas com 30 associados e estes foram todos muito engajados no papel que cada um desempenha lá dentro, o crescimento será consequência, pois todos estão trabalhando para isso.

Dica: o número de associados se torna relevante para o aumento do faturamento quando todo o grupo se empenha nessa busca.

Para faturar é preciso ter estratégias alinhadas

Aumento do faturamento: estratégia

Desde a concepção, não apenas por causa do faturamento, mas também da saúde como um todo da rede ou central, é fundamental ter todas as estratégias alinhadas.

Devido ao grande volume de dados e valores que envolvem essa associação, é mais do que essencial desenhar e planejar o passo a passo de todas as ações que serão realizadas.

O faturamento pode vir sem metas e objetivos alinhados, porém, como será depois disso? Você, sendo associado, pode e deve entender a importância desta parte. Se a rede na qual você faz parte não possui estratégias desenhadas, essa é uma boa hora de você sugerir a definição delas.

É interessante você perceber também, caso não saiba, que com as estratégias definidas, é possível mensurar com mais facilidade o faturamento da rede ou central.

Através de KPIs e outras métricas, estabelecidos nas estratégias é muito mais fácil medir o avanço ou retrocesso na receita e assim realizar as mudanças necessárias para melhorar o cenário atual.

Dica: Estratégias alinhadas permitem analisar e mensurar o faturamento com mais facilidade. Com esse controle é mais fácil buscar alternativas de crescimento.

Compras assertivas

Aumento do faturamento: compras e negociações assertivas

Falamos das estratégias, de desenhar os passos a serem seguidos lá na frente. Aqui não poderia ser diferente. Planejar é palavra de ouro. Nas compras essa ação é vital.

Ter o controle do estoque e identificar o que realmente é necessário comprar, ou seja, comprar conforme a demanda é uma decisão sábia.

Claro, um estoque é sempre bem-vindo, contudo, não permita que seja em excesso.

Como já falamos no início, normalmente as compras são realizadas em conjunto com mais associados a fim de melhorar os preços e poder de barganha com fornecedores. Porém, é preciso que seja feita uma análise do consumo de cada produto, qual associado demanda mais qual produto e também a questão da sazonalidade.

Esse controle nas compras está mais relacionado a questão de evitar prejuízos, concorda? Porém, influencia mesmo que mais sutilmente, no faturamento, já que não fica muito tempo no estoque e logo é vendido gerando receita.

Dica: cuidar do estoque e realizar compras conjuntas sob demanda evitam prejuízos já que acompanham o fluxo de vendas.

Poder de barganha com fornecedores

Um dos propósitos do associativismo é colaborar para que as empresas consigam ser mais competitivas no mercado.

Para ganhar mais presença em relação aos concorrentes é preciso já começar na frente no início do processo: fornecedores.

O poder de barganha com fornecedores influencia decisivamente no faturamento. Por que? Quanto mais desconto conseguir em um determinado produto, por exemplo, mais é possível ganhar na venda final.

E não significa colocar um preço alto, mas trabalhar da forma certa com o fornecedor. Isso de tal forma que o preço do seu produto se iguale ao concorrente. Ou melhor, fique um pouco abaixo.

Então vai do ponto de vista da rede ou central, a melhor forma de trabalhar os descontos que recebe dos fornecedores. Mas sim, quanto mais conseguir barganhar com seu fornecedor, maiores são as chances de elevar o faturamento.

Dica: ter uma parceria sólida com fornecedores contribui para o crescimento do poder de barganha da rede ou central. E assim, pode-se trabalhar melhor o preço dos produtos, melhorando o faturamento.

Campanhas de propaganda e capacitações em conjunto

Aumento do faturamento: capacitações em conjunto

Pode soar estranho, mas sim campanhas e capacitações em conjunto agregam no aumento do faturamento da rede ou central. Isso porque investimentos em campanhas normalmente oferecem retorno financeiro e visibilidade.

Já as capacitações realizadas aos associados colaboram para o crescimento intelectual de cada um. Quanto mais entendidos das negociações e práticas da rede ou central, mais assertivas serão as ações e estratégias, trazendo bons resultados!

E claro, não podemos esquecer de mencionar outro aspecto interessante. O custo para realizar campanhas e capacitações se torna menor quando dividido entre todos os associados!

Nesse sentido é possível investir em propaganda e treinamentos de qualidade, sem pesar tanto no bolso!

Dica: campanhas e capacitações são viáveis porque normalmente são mais acessíveis financeiramente. E ainda, porque contribuem para os avanços no faturamento por meio de visibilidade e expertise dos associados.

Para aumentar o faturamento é preciso se empenhar

Para que uma rede ou central de negócio funcione e tenha um aumento de faturamento contínuo, é preciso muita dedicação sua e dos demais associados.

Todos esses fatores auxiliam muito na receita. Porém, nenhum deles faz sentido sem o empenho de todos os membros.

A busca por conhecimento e melhorias deve ser constante. Para crescer é preciso acompanhar o mercado.

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