Atue de forma estratégica na gestão das centrais de negócios

Unir tantos interesses em um único foco é um grande desafio. Ao reunir pequenos empresários em uma central de compras, seus gestores devem alinhar objetivos e expectativas para manter os bons relacionamentos e o crescimento da rede.

Agir de maneira estratégica é fundamental. Analisar dados, elaborar gráficos, monitorar resultados, são algumas das ações pontuais para quem busca eficiência em suas negociações e a satisfação de todos.

Uma das grandes dificuldades neste modelo de gestão é conhecer e ter o controle de todos os históricos de compras das empresas associadas. Com um software de gestão inteligente é possível agrupar informações de forma rápida e eficaz, sem depender do repasse de dados por parte dos associados.

Mas, de nada valerão os dados se não houver a aplicação de ações no uso dessas informações. A inteligência estratégica é ferramenta fundamental nessa evolução, e dedicar tempo à este assunto pode garantir resultados significativos.

Assim, por exemplo, por meio da captura de dados das Notas Fiscais eletrônicas dos associados, o sistema mostrará ao gestor informações sobre o que cada associado está comprando. Esses dados trazem principalmente as compras individuais que não passam pela central, podendo dessa maneira controlar com perfeição as verbas recebidas dos fornecedores e antecipar possíveis necessidades de compras dos associados.

Além disso, os dados das Notas Fiscais oferecem ao gestor informações relevantes ao negócio que auxiliarão na formação da curva ABC, uma estratégia de avaliação dos fornecedores, permite planejar as compras, e ter conhecimento de qual associado está conseguindo comprar mais e melhor. Poderá ainda extrair custos e rotas dos fretes pagos para compreender melhor o impacto disso em sua logística.

Analisar, ponderar e agir. Com as informações em mãos e acompanhamento, é possível desenvolver ações para a redução de custos, otimização de tempo, e um resultado mais rápido, proporcionando maior precisão, diminuindo a margem de erro, e aumentando os lucros da empresa.

Nessa tarefa, o uso de um sistema de central de compras ainda pode contribuir na elaboração de um relatório estratégico para o acompanhamento das compras, comparando produtos, fornecedores, preços, entrega e outras vertentes para somar uma melhor compra. Tudo desenvolvido de forma automatizada e sem grande emprego de tempo do gestor.

As vantagens em utilizar uma central de compras são inúmeras, mas os pequenos detalhes fazem toda a diferença e a tecnologia está à disposição para melhorar cada vez mais o desenvolvimento de qualquer tipo de negócio, independentemente do tamanho e ramo da empresa.