Associativismo empresarial vai muito além da parceria nas compras

Associativismo empresarial vai muito além da parceria nas compras

Quando tratamos sobre associativismo empresarial, muitos acreditam que esse tipo de parceria se limita apenas à realização de compras em conjunto

Por mais comum que seja esse pensamento, ele está equivocado, já que é possível trabalhar e otimizar diversas áreas estratégicas de um negócio em parceria com outros associados e, até mesmo, outras redes e centrais de negócios. 

Confira, a seguir, quais são as demais atividades que podem ser realizadas por empresas de maneira conjunta, agregando benefícios que vão muito além das relações comerciais! 

Principais atividades conjuntas que podem ser realizadas por meio do associativismo empresarial

É fato que a realização de compras conjuntas ou compartilhadas é um dos objetivos centrais de quem atua por meio do associativismo empresarial, já que elas garantem a redução e até o corte de custos, bem como, uma maior competitividade. 

Por mais importante e vantajosa que essa finalidade seja, é preciso ter em mente que ela não é a única possível para as redes e centrais de negócios. Estas que podem usufruir de ainda mais benefícios com os conhecimentos adequados de gestão conjunta. 

Confira quais são as principais atividades que podem ser desenvolvidas pelas empresas deste modelo de negócio e descubra aquela que pode ser aplicada entre os associados e/ou entre redes e centrais. 

Criação de estratégias compartilhadas de marketing

Um dos grandes benefícios do associativismo empresarial é a possibilidade de as marcas unirem forças e influência perante o mercado para que tenham ainda mais destaque entre os consumidores. 

Nesse sentido, as estratégias de marketing podem ser realizadas de maneira conjunta, em que as ações mercadológicas são voltadas para unificar os públicos da rede ou central e engajá-lo entre as empresas participantes. 

Entre as ações que podem ser planejadas e aplicadas coletivamente, estão campanhas publicitárias, promoções que agreguem todos os produtos e serviços das marcas em questão ou mesmo participações em feiras ou encontros do segmento. 

Negociação coletiva de crédito financeiro

Negociação coletiva de crédito financeiro

Quando diversas empresas unem os seus padrões operacionais por meio de redes ou centrais de negócios, elas também podem utilizar o mesmo banco conjuntamente, realizando ali todas as suas movimentações financeiras. 

Por mais que essa prática ainda seja pouco difundida no associativismo empresarial, ela pode ser extremamente vantajosa, já que aumenta o poder de barganha e negociação junto às instituições financeiras. 

Isso garante um melhor atendimento, favorece a realização de aplicações, reduz os custos de tarifas e ainda aumenta os níveis de créditos para eventuais empréstimos ou operações semelhantes.  

Estabelecimento de uma central única de manutenções

As empresas que adotam uma organização baseada no associativismo empresarial geralmente pertencem ao mesmo segmento ou atuam em áreas semelhantes do mercado.

Isso quer dizer que, quando a atividade em questão exige o uso de determinados equipamentos ou maquinário específico, a tecnologia empregada seguirá o mesmo padrão em todos os negócios participantes da central ou rede. 

Considerando que a periodicidade adequada de manutenções preventivas e os corretos padrões de reparos são indispensáveis para o bom desempenho e para a competitividade das empresas, esse aspecto também pode ser trabalhado na área. 

Sendo assim, unindo recursos materiais e humanos, os participantes podem criar uma central única de manutenções para todas as máquinas pertencentes aos negócios associados. 

Isso garante uma redução significativa dos custos e ainda possibilita a otimização dos serviços, já que o local será melhor equipado e os profissionais mais bem preparados.

Realização de treinamentos coletivos

A atualização e o treinamento constante de profissionais é outro ponto que impacta diretamente na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos por determinado negócio. 

Esse tipo de qualificação, porém, depende dos recursos disponíveis para o investimento das empresas, o que faz com que a sua realização muitas vezes não seja constante ou não tenha periodicidade definida.

Por meio do associativismo empresarial, os gestores podem unir forças para garantir atividades contínuas de treinamento aos seus colaboradores, através de um calendário comum para toda a rede ou central em questão.  

Entre os custos que podem ser reduzidos nessa área, está a inscrição em palestras ou programas de treinamento, contratação de palestrantes, realização de consultorias ou até viagens de intercâmbio.

Ganho de maior representatividade política

Além da própria eficiência interna, é fato que o meio político em que os negócios estão inseridos influencia diretamente na sua capacidade de rendimento e suas possibilidades de crescimento. 

Qualquer segmento do mercado precisa ter as suas demandas e necessidades representadas no meio político, para que elas não sejam ignoradas ou mesmo prejudicadas em detrimento de decisões tomadas em prol de outras áreas. 

Quando se unem em redes ou centrais, as empresas aumentam o seu alcance, imagem e, consequentemente, poder de influência sobre determinado espaço geográfico. 

De maneira sempre honesta, sem comprometer as demandas sociais e coletivas, isso pode ser utilizado a favor dos associados no cenário político, junto às decisões de prefeituras, governos estaduais e federal, além de sindicatos e associações de classe! 

Aproveitamento da capacidade ociosa de produção

Aproveitamento da capacidade ociosa de produção

É comum, principalmente nas indústrias, que o uso de determinadas máquinas ou mesmo matérias-primas seja parado durante certos períodos de tempo ou como consequência de alterações na demanda. 

Através do associativismo empresarial, as empresas que se encontram nessa situação podem criar acordos de fornecimento ou mesmo alugar e vender seus equipamentos ou suprimentos para aquelas que precisam deles. 

Dessa maneira, a empresa que os recebe economiza tempo e dinheiro ao não adquirir ou locar maquinários e materiais de terceiros, assim como a fornecedora é capaz de transformar sua produção ociosa em fonte de renda! 

Melhor desenvolvimento tecnológico

Investir em pesquisas, inovações e novos recursos tecnológicos é uma obrigação crescente entre os mais diversos segmentos do mercado, já que é um meio de manter-se competitivo e alinhado às novas demandas e exigências dos consumidores. 

Durante a correria das atividades cotidianas, ou mesmo por falta de recursos extras, muitas empresas acabam não realizando esse tipo de busca, que pode ser significativa para o seu desempenho e competitividade futura. 

Ao organizarem-se em redes ou centrais, os negócios podem superar essa dificuldade e investir com mais tranquilidade nesse tipo de diferencial, realizando pesquisas e avanços conjuntos que terão seus resultados compartilhados entre os associados. 

Você já sabia que o associativismo empresarial vai muito além das compras conjuntas? Quer saber ainda mais sobre as características, vantagens e nuances das redes e centrais de negócios? Então não perca as próximas novidades do nosso blog! 

Se ficou com alguma dúvida no assunto, entre em contato conosco! Se tiver interesse, clique abaixo e faça o download gratuito do nosso infográfico e saiba quais são os fatores de fracasso no varejo!

Download Infográfico 6 fatores de fracasso no varejo

Leave a Reply