A Área Central é selecionada para o programa scale-up Endeavor 2020!

A Área Central é selecionada para o Programa Scale-Up Endeavor 2020!

Como resultado do trabalho, dedicação e alto nível de crescimento da Área Central, ela foi selecionada para o Programa Scale-Up Endeavor 2020. 

A Endeavor é uma organização global sem fins lucrativos, presente há quase 20 anos no Brasil. O programa Scale-Up, uma de suas iniciativas, tem como objetivo apoiar os empreendedores de alto impacto e fomentar o crescimento do mercado.

Com os avanços apresentados pela Área Central no último ano, cumprimos os requisitos para participar do programa e agora poderemos aproveitar todas as vantagens e benefícios que a plataforma da Endeavor proporciona.

Entenda no conteúdo a seguir o que é uma scale-up, quais são os requisitos e benefícios do programa, o perfil das empresas que participam, e ainda, quais são as expectativas da Área Central como participante! Continue a leitura!

O que é o programa de aceleração Scale-Up?

O programa Scale-Up Endeavor é uma plataforma de aceleração de scale-ups. Caso ainda não conheça o termo, scale-ups são empresas que conseguem sustentar um alto e rápido crescimento em um longo período, de maneira escalonada. 

O programa da Endeavor proporciona conexões valiosas para empreendedores e negócios, criando uma comunidade de empresas de alto crescimento que compartilham desafios e aprendem juntas. 

Com mais de 400 mentores, entre eles lideranças à frente das maiores empresas do país, o objetivo é colaborar para a evolução dos negócios e o aumento do impacto no mercado.

A plataforma incentiva a troca de informações e experiências entre os empreendedores que se encontram em situações parecidas, ajudando a solucionar problemas, gerar insights e ampliar a competitividade no mercado. 

O impacto deste programa é significativo, conforme dados referentes a 2018, apresentados no site da Endeavor:

  • Mais de 3 mil empregos gerados
  • 235 empresas aceleradas
  • Crescimento médio de 106% das empresas participantes
  • Mais de mil horas de mentorias
  • Mais de 50 workshops em todo o Brasil.

Portanto, participar de uma iniciativa como esta é um grande passo para a Área Central, em direção ao crescimento não apenas da empresa, como também do mercado associativo!

Perfil das empresas que participam do Scale-Up

Como você viu, scale-ups são empresas de alto crescimento, e este é o principal critério de seleção para integrar o programa da Endeavor. 

De maneira mais específica, entre os requisitos estão possuir um crescimento de faturamento de pelo menos 20% ao ano, número de funcionários e ainda, outras métricas relacionadas aos segmentos de atuação das empresas. 

Nesse sentido, é preciso que o negócio já esteja em operação, com um produto validado no mercado e evidências de seu crescimento. 

Conforme informações disponibilizadas na página do programa, o perfil ideal de participantes são “empresas com alto potencial de crescimento, com diferenciais competitivos claros e um modelo de negócios comprovado pelo mercado. As empresas que participam do programa estão no momento certo para escalar e colocar em prática os conselhos dos mentores para crescer mais e de forma mais rápida.”

Além disso, o Programa Scale-Up busca “empreendedores que sonham grande e têm ambição de criar um negócio de alto impacto. Eles já estão à frente de uma empresa e a lideram com ética, gestão e profissionalismo. Conhecem o papel que o empreendedor tem como protagonista na sociedade e, por isso, querem se tornar grandes exemplos no Brasil e no mundo.”

Você pode conferir o regulamento completo do programa clicando aqui.

Agora, entenda quais são os benefícios do Programa Scale-Up e por que esta é uma conquista tão importante para a Área Central!

Quais são os benefícios do programa?

Quais são os benefícios do programa?

Citamos que a plataforma contribui ativamente para o compartilhamento de informações e experiências entre os empreendedores. Contudo, participar do programa ainda garante as seguintes vantagens:

Workshops focados na aceleração e mentorias individuais

A metodologia aplicada pela Endeavor permite que sejam realizadas conexões com os executivos e lideranças à frente das empresas que mais crescem no Brasil, além da troca de informações relevantes entre empresas que estão em estágios semelhantes.

Os workshops apresentam temas transversais aos participantes, buscando diagnosticar as dores do negócio.

Eventos da Endeavor

As empresas selecionadas no programa têm acesso ao Day1 e ao Scale-Up Summit, eventos que trazem inspiração, provocação e conteúdo voltado para os empreendedores de alto crescimento.

Acompanhamento de mentores

Com a metodologia própria e o apoio da rede criada pela Endeavor, é possível identificar quais são os principais desafios de crescimento de cada negócio e então definir um mentor para acompanhar a empresa ao longo do programa.

Expectativas da Área Central como participante

O ecossistema criado pela Endeavor é uma iniciativa extremamente fundamental ao crescimento do nosso país.

Os negócios de alto impacto representam apenas 0,5% das empresas em atividade, contudo, são responsáveis por 70% dos novos empregos no Brasil.

Por isso, fomentar a inovação, evolução e o colaborativismo é uma prática que tende a melhorar o mercado na totalidade. 

Com foco em manter a Área Central uma Scale-Up, ela vem crescendo significativamente ao longo dos anos. Apenas em 2019 cresceu 76%, sendo o 7º ano seguido e o maior ano de evolução.

Isso se tornou possível através da entrada de novos colaboradores, a ampliação do ambiente de trabalho e o apoio de clientes de grande influência no mercado. 

Com o auxílio de um programa como o da Endeavor, nossas expectativas são de conquistar resultados ainda melhores! 

Ao ser questionado sobre como vê esse modelo de aceleração e mentoria para empresas e startups, Jonatan da Costa, CEO da Área Central, afirmou que se trata de uma excelente comunidade de empreendedores de alto crescimento.

Segundo ele, a Área Central terá a oportunidade tanto de ajudar outros negócios com boas práticas adotadas internamente, como também, de conhecer boas práticas de quem já obteve bons resultados. 

Portanto, continue acompanhando a Área Central em 2020, pois iremos colaborar ainda mais com o mercado das redes e centrais de negócios! 

Aproveite e deixe um comentário nos contando o que achou do programa!